Presentación
El Programa de Posgrado en Educación Ambiental tiene por objetivo la formación de docentes-investigadores capaces de contribuir a la producción y promoción de conocimientos y su transformación en el campo de la Educación Ambiental y sus múltiples dimensiones. De esta forma, visa la formación de recursos humanos en Educación Ambiental para todas las áreas del conocimiento. En el contexto actual, prácticamente todas las áreas del conocimiento desarrolladas por la FURG (Universidad Federal de Rio Grande) poseen vínculos con la Educación Ambiental, como consta en lo mencionado. El Programa resulta de la creación de la carrera de maestría, en 1994 y de la carrera de doctorado, en 2006. La propuesta del Programa está basada en una perspectiva interdisciplinaria y cuenta con la integración de docentes vinculados a las distintas carreras o unidades de carreras que componen la nueva estructura organizacional de la institución. Suele suceder que profesores que actúan en distintas carreras de grado terminen realizando, como consecuencia, un acercamiento y estímulo más agudo con relación a los dicentes de diferentes áreas del conocimiento que, en efecto, pasan a involucrarse en actividades desarrolladas en los eventos promocionados y, posteriormente, en la búsqueda por el Programa de Educación Ambiental (maestría y doctorado) como opción de calificación en nivel Posgrado. Ese movimiento de sensibilización ha conformado una tendencia positiva hacia nuestro Programa de Posgrado.
-
06/05/202515h32Notícia
-
02/04/202517h55Notícia
-
01/04/202516h39Notícia
Autoavaliação
Processo de Autoavaliação do PPGEA: Diagnóstico, Instrumentos e Análises iniciais
É inerente ao desenvolvimento de um programa de pós-graduação o processo permanente de acompanhamento e avaliação, que implica a participação, discussão, revisão constante de objetivos e intenções, reestruturação e reorganização de ações. Esse processo precisa estar impregnado de flexibilidade e dinamicidade para alcançar seu real propósito.
Desde esta compreensão e concepção, o PPGEA, entende a autoavaliação como um processo pedagógico dialético formativo, pois engendra e potencializa o desenvolvimento do Programa, inclusive através da explicitação dos problemas e críticas como parte do processo de melhoria constante do programa. Para tal, foi fundamental a criação de estratégias que promovam um diálogo com os envolvidos no processo de formação (docentes, discentes, técnicos e bolsistas), com avaliação e reflexão de nossos objetivos, das estratégias e problemas identificados visando superá-los, como processo de um currículo ou processos educativos vividos no programa. Os resultados dessas ações avaliativas em cada ano e durante o quadriênio (a partir de 2017) são relevantes para a revisão das metas e ações estabelecidas, compreendendo a avaliação como parte de processo permanente e obra/resultados de nossas ações educativas decorrente do diálogo entre professores e alunos, seja nas atividades de sala de aula, nas orientações, nas pesquisas ou nas atividades-meio fundamentais a realização das demais e suporte do próprio funcionamento do PPGEA e de sua melhoria constante.
Além disso, nosso processo de avaliação e autoavaliação se orienta no sentido de possibilitar a experimentação de formas de aprender com o processo, com vistas a ajustar o Programa ao seu contexto ético-político-ambiental, às pessoas que dele participam e aos resultados pretendidos segundo concepções teórico-metodológicas e pressupostos curriculares, suas linhas de pesquisa e a diversidade de áreas e campos de conhecimento e em consequência das próprias perspectivas e utopias dos participantes em diálogo permanente. O mesmo prevê, ainda, o conhecimento das várias dimensões de ensino, pesquisa e gestão; a reflexão sobre objetivos, modos de atuação e resultados obtidos; a sensibilização permanente dos envolvidos no Programa para a construção e consolidação de uma cultura avaliativa; participação de professores, técnicos e estudantes no processo de atualização do Regimento, o qual, em 2011 e em 2020 foi atualizado (está prevista a nova revisão em 2025), após discussão e de acordo com as normas da CAPES, regimento geral da FURG, regimento geral da pós-graduação da FURG e regimento do Instituto de Educação da FURG. Regimento que, conjuntamente ao próprio Projeto Político Pedagógico serão foco de ações, por parte da atual gestão (2025-2029) visando sua socialização aos atuais envolvidos nas atividades do PPGEA, sua atualização e revisão a partir dos tempos contemporâneos, da atual gestão e do que acumulamos na identificação de problemas e partes superadas e que necessitam ajustes com vistas a nossa qualificação. Cabe destacar que existia a previsão desta revisão do Regimento e do Projeto Pedagógico do Curso no quadriênio de 2021-2024, no entanto com a pandemia e as recentes enchentes no RS, esse processo foi adiado para o próximo quadriênio.
As atividades desenvolvidas no PPGEA (projetos, seminários, orientações, estágios, entre outras) são acompanhadas pelo Colegiado do Curso, constituído por professores do corpo permanente e que representam as três linhas de pesquisa do PPGEA, e dois (2) representantes discentes (um/a do mestrado e outro/a do doutorado, além de um suplente para cada representante), que se reúne, ordinariamente, uma vez ao mês.
A Coordenação do Curso, sobretudo, atém-se à logística pedagógico-administrativa para o desenvolvimento do Programa, e os professores, particularmente, preocupam-se com a dimensão didático-pedagógica do Curso, engendrando um processo de conscientização coletiva sobre a responsabilidade de avaliar constantemente os trabalhos desenvolvidos e a qualidade do Programa como um todo.
A importância do processo de autoavaliação reside no fato de que a autoavaliação potencializa a reflexão sobre o contexto e as políticas adotadas, suas fragilidades, potencialidades, desafios e soluções. Além disso, sistematiza os dados que levam à tomada de decisões. É a reflexão sobre os resultados que contribuirá para a construção do planejamento estratégico do programa onde são considerados a correção das políticas adotadas e o que se pretende para o futuro. Desta forma, este instrumento tem por objetivo “Realizar um processo de avaliação, participativo e contínuo, fomentando o autoconhecimento e o aperfeiçoamento do PPGEA com foco para a formação dos recursos humanos na pós-graduação, a produção de conhecimentos científicos e a inserção social”. Ainda, são objetivos específicos: contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa, da produção do conhecimento e da gestão do PPGEA; compreender como o programa está impactando na formação de qualidade dos discentes e egressos; compreender o protagonismo do PPGEA a partir dos impactos sociais, culturais, econômicos, educacionais, científicos e tecnológicos que promove na sociedade; estabelecer o espaço adequado para a percepção das qualidades, dificuldades e desafios enfrentados pelo PPGEA; integrar os resultados obtidos com a avaliação para a elaboração do plano estratégico do PPGEA. Neste sentido, o programa definiu como estratégias: a avaliação global da formação discente e produção do conhecimento do programa; a análise das necessidades do programa e da comunidade acadêmica; e o planejamento estratégico em termos de políticas do programa; políticas institucionais; e, integração com o PDI da FURG: https://pdi.furg.br/.
Organização do processo de autoavaliação
Este processo de autoavaliação está pensado em cinco etapas: preparação; implementação e procedimentos; divulgação dos resultados; planejamento a partir dos resultados; meta-avaliação. A preparação envolve a sensibilização da comunidade para o processo de autoavaliação e a estruturação dos questionários. A implementação e procedimentos envolve a coleta de dados. A divulgação dos resultados, envolve a elaboração do relatório, e deve se dar no âmbito interno do programa através de relatório e reuniões, construindo-se espaços adequados para o debate das potencialidades e fragilidades identificadas e soluções. Os resultados também serão publicizados na página do programa. Com os resultados, a partir da identificação de mudanças e inovações a serem implementadas, será elaborado o planejamento estratégico do programa. Finalmente, na última etapa a Comissão de Autoavaliação deverá avaliar a avaliação, ajustando se necessário, tendo em vista o planejamento estratégico do PPGEA, seus objetivos e suas metas. Diante disso, a autoavaliação teve como pretensão verificar:
- Em relação ao discente: parâmetros de avaliação da qualidade das teses e dissertações, aprendizagem, evasão, inclusão no programa
- Em relação ao docente: qualidade das orientações, política de capacitação, qualidade de ensino e pesquisa;
- Em relação ao corpo técnico: política de capacitação, qualidade de apoio técnico.
- Em relação ao egresso: impacto social, educacional, cultural e financeiro.
- Em relação ao programa de maneira global: formação de qualidade do discente; ações de acompanhamento do egresso; organicidade do programa; compromisso com a inclusão e diversidade; monitoramento do fluxo de formação e taxas de conclusão e aprovação (entrada, saída, evasão); atividades extracurriculares com participação de docentes e discentes; políticas de inovação; internacionalização.
- Em relação à gestão superior (PROPESP): programa de acompanhamento do PPG; Fórum de coordenadores do PPG; Treinamento para coleta de dados (Plataforma Sucupira); Envolvimento da Reitoria e Pró-Reitorias.
O Programa de autoavaliação contempla o permanente acompanhamento do trabalho e desempenho dos envolvidos no PPGEA, e seus resultados são contemplados nas definições da gestão acadêmico-pedagógico-administrativa. Foram instituídas como ações facilitadoras da autoavaliação:
- encontros sistemáticos da Coordenação do Curso, professores e alunos;
- aplicação de instrumento de autoavaliação desenvolvido no âmbito do programa;
- c) realização bianual do Seminário de Autoavaliação;
- d) criação de uma Comissão Permanente de Avaliação do PPGEA;
- e) realização do Seminário de Discussão Curricular, debate promovido ao final do evento Diálogos da Educação Ambiental (anual).
A Comissão Permanente de Avaliação do PPGEA, instituída em 2022 e composta pela coordenação do curso e representantes discentes, tem realizado várias ações mobilizadoras da proposta de autoavaliação interna do programa. Na sequência são apresentadas as principais ações realizadas no quadriênio 2021-2024, e que terão continuidade no quadriênio 2025-2029.
Os encontros sistemáticos entre a Coordenação do Curso, professores e alunos acontecem em momentos pontuais: acolhida aos novos alunos que ingressam no PPGEA, aula inaugural e início dos semestres e também atividades acadêmicas com convidados externos ou da região sobre temas relacionados ao Programa e a realidade socioambiental do país e mundial. Também ocorrem de forma extraordinária sempre que for necessário rediscutir e compreender outros paradigmas que importam diretamente na autoavaliação do PPGEA e consecução de seus objetivos, tais como implementação de uma política de produção científica e distribuição de bolsas.
O instrumento de autoavaliação do programa foi finalizado e aplicado no período de 07 a 14 de setembro de 2022, seguindo a proposta de organizar os resultados desse processo para o meio termo da quadrienal. Quanto à metodologia do instrumento, o processo de autoavaliação ocorreu por consulta à comunidade do PPG por meio de formulários específicos, bem como a partir de dados internos da secretaria e dos relatórios anuais da produção de cada docente. Foram elaborados três formulários, um para docentes, um para discentes, e um para técnicos, no formulário “Google Forms” com questões abertas e fechadas.
A avaliação discente promove o mapeamento da percepção dos estudantes quanto à pesquisa desenvolvida no PPG, disciplinas ofertadas, projetos em andamento, orientação, estrutura administrativa. No questionário consta como possibilidades de respostas: excelente, boa, regular, ruim, péssima e não sei opinar. Ainda, ao final do espaço é possível realizar comentários ou sugestões, críticas ou elogios (pergunta aberta).
A avaliação docente visa compreender a percepção dos docentes quanto ao andamento das atividades do PPG, bem como auxiliar na indicação de fragilidades a serem trabalhadas no âmbito do PPG. No questionário consta como possibilidades de respostas: excelente, boa, regular, ruim, péssima e não sei opinar. Ainda, ao final tem o espaço para comentários, sugestões, críticas ou elogios (pergunta aberta).
A avaliação dos técnicos administrativos visa compreender a percepção do TAE quanto à atuação da coordenação de curso; planejamento administrativo proposto pela FURG referente ao regulamento da pós-graduação na FURG e sua relação com o Regimento do PPGEA; infraestrutura do programa. Também a avaliação auxilia na indicação de fragilidades a serem trabalhadas no âmbito do PPG. No questionário consta como possibilidades de respostas: excelente, boa, regular, ruim, péssima e não sei opinar. Ainda, ao final tem o espaço para comentários (pergunta aberta).
As avaliações internas serão realizadas com base nos números relativos à produção docente e discente, obtidas a partir do controle interno por parte da coordenação, tais como: relação entre o número de candidatos inscritos e o número de candidatos aprovados nos processos seletivos; relação entre o número de discentes e o número de publicações com discentes; percentual de evasão; disciplinas ministradas no programa; número de orientações em andamento; número de orientações concluídas; número de publicações; classificação das publicações (Qualis CAPES).
Em etapa posterior à coleta de dados, o PPGEA organizou o Seminário de Autoavaliação, com periodicidade bianual, a sua primeira edição foi realizada em 21 e 22 de setembro de 2022 para apresentar os resultados da autoavaliação e estabelecer o diálogo com toda a comunidade acadêmica, docentes, discentes, egressos e técnicos. Existia a previsão da realização da segunda edição do seminário no primeiro semestre de 2024 antes da finalização do quadriênio, mas não pode ser realizada devido aos eventos climáticos extremos no RS e foi adiado para 2025.
Primeiros resultados da pesquisa de autoavaliação
Os resultados da pesquisa de autoavaliação foram apresentados no Seminário de Autoavaliação, conforme segue o resumo abaixo e os slides anexos. No que se refere ao item “Proposta do Programa” destaca-se que 74,5% dos respondentes estão de acordo com os objetivos do programa, 14,9% consideram que a proposta pedagógica não está adequada às demandas atuais, 55,3% consideram o perfil do egresso adequado às demandas atuais e 97,9% entendem que o projeto de pesquisa contempla a linha de pesquisa. Sobre o “conjunto de disciplinas” do programa, os respondentes apontaram que 76,6% apontam a qualidade e atualidade dos conteúdos, 59,6% consideram a aplicabilidade na pesquisa, e 80,9% a contribuição para formação. Em relação ao “corpo docente”, os respondentes 74,5% apontaram a integração dos docentes com as linhas de pesquisa, 76,6% consideram adequado o conhecimento e atualização dos docentes, quanto ponto forte na orientação dos docentes a relação interpessoal (89,4%) e ponto mais frágil a didática adotada (83%). Cabe ainda destacar que 29,8% consideram regular o regimento do programa, 76,6% apontam como excelente ou bom o planejamento e gestão do programa, e que 85,1% aprovam o atendimento realizado pela secretaria do curso.
A partir da discussão dos resultados surgiram os seguintes aspectos e sugestões para a análise e discussão da gestão e colegiado do PPGEA: incluir projetos dos alunos nos sites; incluir projetos de extensão dos docentes; promover um seminário para a discussão sobre as linhas de pesquisa; ampliar a percepção das demandas da sociedade para as pesquisas e projetos de extensão; criar uma rotatividade da coordenação entre os docentes permanentes; revisar os critérios de recredenciamento (publicação, comissão, etc).
Além disso, anualmente, é realizada reunião com os docentes, discentes, egressos e técnicos para apresentação do instrumento e resultados da avaliação externa (plataforma Sucupira). A realização anual de Seminário de Discussão Curricular (debate ao final do evento EDEA) potencializa a autoavaliação do PPGEA, pois os docentes e os discentes, em tempo e espaço de discussão conjunta, avaliam o currículo que se concretiza ao longo da formação, problematizando as metodologias utilizadas, as condições de ensino e aprendizagem, num diálogo conjunto, aberto e construtivo. O Seminário de Discussão Curricular configura-se como uma ferramenta importante no processo de autoavaliação tanto de discentes e professores, quanto do próprio Programa, cujos resultados são de grande valia para o seu aperfeiçoamento, contribuindo também para os processos avaliativos da Instituição como um todo. Os egressos do Curso são convidados a participar desse evento, ampliando e qualificando o processo autoavaliativo.
O evento que concentra a discussão de autoavaliação do PPGEA denomina-se “Encontro e Diálogos em Educação Ambiental (EDEA)” que em 2021 contou com a XIII XIII edição, intitulada “Encontro de Diálogos com a Educação Ambiental – EDEA: precisamos falar de cotidianos!”. O evento foi realizado de 25 a 30 de outubro de 2021 e teve 80 trabalhos apresentados. Já em 2022 o evento foi realizado de 22 a 25 de junho e teve como título: “XIV EDEA - movimentos, transformações e contribuições da Educação Ambiental: o EDEA como espaço de reflexões contemporâneas”, com 61 trabalhos apresentados. Em 2023, o evento ocorreu de 8 a 11 de novembro, intitulado “XV EDEA - 30 anos do PPGEA - avanços e desafios de uma Educação Ambiental transformadora”. Por fim, em 2024 o evento foi realizado de 27 a 29 de novembro e teve como título temático: XVI Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental: Resistência dos povos à injustiça ambiental nas veias abertas do Brasil meridional. Neste evento, além da avaliação – de caráter interno aos membros do programa – foram realizadas atividades culturais, apresentação de trabalhos, dentre outras. No site (https://edeappgea.wixsite.com/xvi-edea) e na página do PPGEA são apresentados mais detalhes.
Este Seminário de Avaliação Interna do PPGEA é realizado desde o V EDEA, tendo sequência nos demais EDEAs. Nestes momentos também integra o espaço dialógico as avaliações do programa feitas pela CAPES de modo a pensar continuamente na qualidade do programa a partir de seus pontos fortes e fracos, constituindo-se um relatório elaborado por acadêmicos do curso e discutido com professores/as. No ano seguinte, pois o evento se realiza ao final de cada ano, tais questões são efetivadas/problematizadas/inseridas nas práticas e ações do PPGEA. A partir desse Seminário, foram estabelecidas e realizadas reuniões periódicas de autoavaliação do PPGEA com professores e alunos com o objetivo de implementar uma política de autoavaliação como processo de planejamento ao longo do ano, o que tem resultado em melhorias já verificadas nos anos seguintes.
Nas últimas edições do EDEA se considerou: ampliar o impacto do Programa no contexto nacional; desenvolver ações para que a produção docente e discente tenha relevância nacional; promover ações para fomentar a excelência internacional; produzir pesquisas articuladas com o contexto nacional e internacional; aperfeiçoar a qualidade das dissertações e teses; conhecer, analisar e discutir a coerência, consistência, abrangência e atualização, de forma articulada, entre a área de concentração, as linhas de pesquisa, os projetos em andamento e a proposta curricular. Os itens discutidos foram: Impacto e inserção social e educacional – discutir a relação do PPGEA (o que se pesquisa) com a graduação e a educação básica (suas demandas atuais); o tipo de intervenção (consultorias, extensão, atividades, projetos); estratégias de acompanhamento do egresso na meta de inserção social. Projetos de pesquisa – discutir a importância da aderência e a maneira de melhor expressar a relação dos projetos de pesquisa com as linhas de pesquisa e com a EA; salientar que a natureza do trabalho, objetivos, referencial teórico, metodologia e resultados ou estágio atual da pesquisa devem expressar tal relação; ressaltar ainda que o número de projetos por linha deve constituir-se de forma integrada entre as linhas e docentes. Sobre as disciplinas – discutiu-se a adequação entre as disciplinas e as linhas de pesquisa; salientando que a nomenclatura da disciplina deve evidenciar a articulação com as linhas e os projetos de pesquisa. Teses e dissertações – discutir o reflexo da produção das teses e das dissertações nas linhas de pesquisa; salientar que os resumos precisam demonstrar relativa adequação aos objetivos e definições das linhas de pesquisa. Também a organicidade entre as linhas e as teses e dissertações, bem como, entre as teses e dissertações e os projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito das linhas de pesquisa, devem ser considerados. Os resultados obtidos foram positivos no sentido de promover a discussão e elaborar estratégias para melhorar a qualidade do PPGEA. Trata-se, afinal, de um espaço pedagógico permanente e necessário para o aprimoramento do programa.
Ressaltam-se os seguintes pontos fortes do PPGEA:
- a) A participação do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental no Fórum dos Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação (FORPRED), ANPED Nacional e Regional, Educere, e outros têm trazido subsídios importantes para a adequação do programa aos critérios da área e para melhorar a visibilidade das atividades desenvolvidas, atualização e ampliação das relações dos professores/as no campo;
- b) Realização de intercâmbios de discentes em outros PPGs e no exterior, através da participação dos discentes de doutorado no PSDE (Doutorado Sanduíche no exterior) e nos editais de mobilidade promovidos pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Além disso, destaca-se o vínculo de discentes estrangeiros no programa e a participação da professora visitante da Venezuela.
- c) A inserção social seja junto às redes municipais e estadual, órgãos e instituições públicas, seja na formação e extensão, seja na publicização das atividades e na realização de outras de forma conjunta na região sul é reconhecida e destaque como ponto forte de nosso programa;
- d) A participação dos discentes matriculados como discentes-autores e a produção conjunta entre docentes e discentes;
- e) A existência da Sala Verde e do Museu Oceanográfico como espaço educador de alunos da educação básica e da graduação, ao publicizar e desenvolver atividades de caráter educacional voltadas à temática ambiental e também disponibilizar um acervo bibliográfico ligado a publicações sobre o meio ambiente, dá visibilidade ao programa, ampliando assim outra fonte de informação para além daquela da homepage;
- f) O PPGEA tem características pluridisciplinares e transdisciplinares do currículo, bem como em debate permanente entre professores, os quais alguns advindos de outras áreas do conhecimento que não a educação como formação primeira possibilita um potencial diálogo entre as áreas das ciências humanas como a antropologia, a geografia, a psicologia, o direito, às artes visuais, com outras como a oceanologia, a gestão ambiental, a saúde, a veterinária dentre outras de campos do conhecimento e/ou área diferentes daquela à qual está vinculado o PPGEA (a educação);
- g) A contribuição do quadro de disciplinas ofertadas para as pesquisas desenvolvidas pelos discentes e o fortalecimento das discussões nas linhas de pesquisa, conforme apontado na pesquisa e no Seminário de Autoavaliação;
- h) A organicidade do Programa e sua composição com professores/as com dedicação exclusiva e com atividades na graduação garante o vínculo com a formação inicial seja no campo da formação educacional seja na profissional;
- i) A inserção da FURG no ecossistema costeiro e de ações de outras áreas e campos do conhecimento já consolidados diretamente relacionados a este, bem como a relação com as redes municipais e estaduais e outros órgãos institucionais da região contribuem para que a educação ambiental e a formação que realizamos bem como as pesquisas dialoguem de forma complementar e/ou crítica com tais bases já consolidadas;
- j) A consolidação do Programa também pode ser verificada por meio da sua produção intelectual, que no ano de 2024 completou 44 dissertações e 43 teses no total do quadriênio, ampliando a composição total desde a existência do Programa para 408 dissertações e 160 teses publicadas, e 568 trabalhos ao longo dos seus 30 anos de história;
- k) As duas revistas ligadas ao programa, à qual a Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental – REMEA – foi qualificada como A3 no último triênio; e a revista Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, que foi potencializada para A3 com o apoio de seus gestores em parceria com os desta revista.
No que se refere às fragilidades identificadas no quadriênio e que estão no foco das metas do planejamento estratégico do próximo quadriênio, podemos citar:
- a) Atualização das disciplinas e referenciais bibliográficos do programa, diante do aumento de pesquisas e publicações no campo da Educação Ambiental, principalmente na abordagem de temas contemporâneos como justiça climática e sustentabilidade no processo educativo;
- b) O tempo médio de titulação na conclusão no tempo previsto ou na média, já que no quadriênio 2021-2024 tivemos alterações e prorrogações significativas por causa da pandemia e os eventos extremos no RS.
- c) Número de docentes vinculados às linhas de pesquisas, diante do alto índice de descredenciamento de docentes por aposentadoria e o credenciamento de novos docentes é preciso revisar a distribuição para se tornar mais equânime e identificar as necessidades de temáticas a serem abordadas no PPGEA.
- d) Diminuição dos aprovados no processo de seleção do programa, principalmente no curso de mestrado, devido aos critérios estabelecidos e a dificuldade de incorporar a discussão da Educação Ambiental nos pré-projetos apresentados.
Considerações finais
É importante destacar que a autoavaliação dos programas de pós-graduação da FURG encontra-se articulada aos processos de autoavaliação institucional e avaliação externa. No âmbito institucional, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), com apoio da Diretoria de Avaliação Institucional, coordena os processos de autoavaliação vinculados ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) (Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004). Neste âmbito, os estudantes dos cursos de mestrado e doutorado realizam, anualmente, a avaliação dos docentes considerando os aspectos didáticos das atividades de ensino da pós-graduação e os docentes avaliam as turmas, a infraestrutura e a gestão. Os dados produzidos são avaliados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e pela Comissão Interna de Avaliação e Planejamento (CIAP) das Unidades Acadêmicas onde estão lotados os cursos de pós-graduação, subsidiando os processos de planejamento e de construção do plano de ação anual das Unidades, os quais estão vinculados aos objetivos e estratégias do Plano de Desenvolvimento Institucional da FURG. Essas instâncias também estão articuladas com o Comitê de Pós-Graduação stricto sensu, formado por todos os coordenadores dos cursos de pós-graduação stricto sensu e pela Diretoria de Pós-Graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Neste Comitê, são avaliadas as demandas dos programas, os resultados dos procedimentos de autoavaliação e da avaliação externa e as propostas de criação de cursos novos, além de constituir-se num fórum para troca de experiências, discussão, avaliação crítica e ajuda mútua entre os coordenadores de cursos. A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação também conta com um Comitê Assessor, formado por docentes experientes em pós-graduação, para avaliação e revisão dos relatórios Sucupira e para a avaliação de propostas de cursos novos. Ainda, a DIPOSG realiza reuniões anuais com os PPGs, com foco nos programas notas 3 e 4, para os quais as reuniões envolvem todo o corpo docente.
Além destes procedimentos, foi aprovada em agosto de 2024 a Instrução Normativa PROPESP Nº 1/2024 que trata especificamente do acompanhamento dos planejamentos estratégicos e procedimentos de autoavaliação dos PPGs. Desde 2023 é realizada pelas coordenações via sistemas.furg.br o preenchimento de um relatório com informações relativas à autoavaliação anual do PPG, que permite à Diretoria de Pós-Graduação (DIPOSG/PROPESP) e à Diretoria de Avaliação Institucional (DAI/PROPLAD) o acompanhamento. Ademais, proporciona aos PPGs a manutenção de um histórico das atividades de avaliação interna dos seus cursos, que poderão dar subsídio à construção do relatório quadrienal da CAPES. Ainda, para auxiliar nos procedimentos de avaliação e planejamento de cada PPG, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, em acordo com todos os PPGs, contratou via recursos PROAP a Plataforma Stela Experta-PG, que permite às coordenações o acompanhamento das variáveis quantitativas do seu PPG, além de proporcionar uma análise comparativa com outros PPGs, possibilitando a organização de um Planejamento Estratégico orientado.
-
01/04/202516h35Notícia
Planejamento estratégico
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PPGEA – 2025 – 2029
Conforme o Projeto Pedagógico do Curso, o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, desde a sua criação em 05/09/1994, vem desenvolvendo ações de pesquisa, ensino e extensão comprometidas com a produção e divulgação do conhecimento e com a formação de educadores ambientais, tecendo uma rede de informações gerais e específicas as quais, de variadas maneiras, têm atingido a população. As dissertações defendidas e as teses (em 2008 foi defendida a primeira tese em Educação Ambiental) tratam de temáticas pertinentes ao ambiente regional com fortes repercussões no contexto global.
Ainda de acordo com o projeto do curso, o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental possui apenas uma área de concentração: Educação Ambiental. A abordagem dos conteúdos nas disciplinas, leituras dirigidas e práticas de pesquisa que compõem o curso de mestrado e, o curso de doutorado, converge para a ênfase na reflexão e ação sobre o meio social e natural, desencadeando atividades que extrapolam as discussões em sala de aula, atingindo grupos sociais de diferentes expressões culturais e escolas da região. Assume, assim, um caráter interdisciplinar, quando professores e estudantes transitam nas diversas disciplinas, inerentes ou não ao elenco proposto para o curso, buscando a colaboração que cada um possa fornecer a respostas ou propostas alternativas para as questões identificadas na comunidade ou para os estudos empreendidos. Há o trabalho interdisciplinar na composição das 03(três) Linhas de Pesquisa do curso, em que professores de diferentes projetos trabalham de forma a atingir os objetivos das Linhas.
A proposta do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental –PPGEA da FURG consiste na formação, a partir das mais diversas áreas do conhecimento, de EDUCADORES AMBIENTAIS, isto é, profissionais que estejam preparados para “ Aprofundar a compreensão crítica da atual crise socioambiental no Brasil e no mundo, visando superar a visão fragmentada desta realidade, construindo processos interdisciplinares, críticos e dialógicos”. Tais profissionais estarão capacitados para exercer atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão em/de instituições educacionais e em organismos sociais e empresariais que demandem conhecimentos relacionados à Educação Ambiental, devendo ter domínio de temas que englobem, dentre outras, as ciências humanas, as sociais e aplicadas e as ciências naturais.
Para além das dimensões que permeiam o PPGEA na FURG, ainda quatro dimensões orientaram o conjunto de ações no PPGEA no quadriênio 2025-2029: Interação do coletivo; Pluralidade de saberes; Mobilização diante dos desafios.
■ Integração do coletivo – Promover a integração e constituição do coletivo através da organização e promoção de espaços de convívio, diálogo, parcerias institucionais e interinstitucionais, mediação de conflitos internos, atenção às necessidades e prioridades para a garantia da qualidade das relações no Programa.
■ Pluralidade de Saberes – Respeito à pluralidade de vertentes e concepções em Educação Ambiental, estimulando a realização de diálogos dentro e entre as linhas de pesquisa do Programa. Fortalecimento e ampliação de ações e pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do programa. Disseminação dos saberes produzidos no PPGEA e construídos em articulação com a Educação Básica, outros parceiros sociais e a comunidade em geral.
■ Mobilização diante dos desafios – Mobilizar os integrantes do programa em desenvolver estratégias de valorização, promoção e comunicação das ações em Educação Ambiental como forma de resistência contra políticas, ideias e posturas conservadoras e opressoras diante dos direitos humanos e democráticos.
Nesse sentido, o planejamento do Programa, em sintonia com os valores definidos pela pós-graduação na FURG, volta-se à “Promover o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, e do ensino de pós-graduação, articulando-o com os demais níveis e modalidades da educação, em sintonia com as políticas definidas pelos Conselhos Superiores, visando à produção e divulgação do conhecimento e ao aprimoramento das condições da formação técnica, humanística e cidadã dos estudantes”. Sendo assim, pensamos o planejamento com vistas ao desenvolvimento futuro do programa de forma a contemplar os desafios nacionais e/ou internacionais da área na respectiva produção do conhecimento, bem como, seus propósitos na melhor formação de seus alunos e suas metas quanto à inserção social dos alunos egressos. A meta de agregar novos doutores em Educação e/ou com significativa produção na área da Educação tem sido uma preocupação constante, conforme consta dos últimos relatórios DATACAPES, e nas ações relatadas e relacionadas à internacionalização e aos convênios internacionais e nacionais. Alinhado com os objetivos do PDI institucional, apresentamos na sequência os objetivos estratégicos da gestão do PPGEA para o quadriênio 2025-2029:
- Dimensão Ensino e Aprendizagem
Curto prazo:
- Realizar ações de ensino integradas com outros Programas de Pós-Graduação, em especial o PPGEdu.
-Oferecer atividades formativas nas diversas áreas de conhecimento, estabelecendo a interdisciplinaridade como parte das ações de ensino em Educação Ambiental.
- Incentivar a realização de disciplinas em horários alternativos, como no vespertino, noturno, sábado ou em períodos concentrados.
- Promover oficinas e cursos de formação para os egressos da graduação, como forma de ampliar as possibilidades de aprovação no processo seletivo do mestrado.
Médio prazo:
- Planejar estrategicamente a renovação do corpo docente do programa.
- Promover espaços de formação continuada para os docentes e de diálogos entre as linhas de pesquisa do Programa.
- Revisar as disciplinas ofertadas, visando contemplar estudos específicos e temas contemporâneos relacionados à Educação Ambiental.
Longo prazo:
-Zelar pela aderência, coerência e consistência interna das ações dos docentes do programa.
- Estimular o fomento de práticas de integração entre o programa e a graduação.
- Estimular práticas e ambientes inovadores de ensino.
- Dimensão Produção Científica
Curto prazo:
- Estabelecer medidas e instrumentos de apoio à publicação de artigos científicos.
- Estimular a produção coletiva e solidária, através de dossiês e coletâneas.
Médio prazo:
- Ampliar a quantidade e qualidade da produção científica docente e discente.
- Promover a Integração dos egressos nas ações do PPGEA como possibilidade de permanência do vínculo, incentivo a continuidade da produção científica e acompanhamento solicitado pela CAPES.
Longo prazo:
- Aumentar o número de parcerias, nacionais e internacionais, com atendimento de demandas de pesquisa, ensino e extensão.
- Ampliar os esforços para a captação de recursos externos para bolsas, atividades de pesquisa e funcionamento do PPG.
- Dimensão Inovação e transferência de conhecimento
Curto prazo:
-- Apoiar e fortalecer as revistas do PPGEA, através da orientação dos editores sobre as normativas da CAPES.
- Promover espaços para debate e diálogos permanentes com pesquisadores de outras unidades da universidade e com a comunidade em geral sobre a Educação Ambiental, como as rodas de conversa e participação em eventos regionais, nacionais e internacionais.
- Promover espaços de disseminação e popularização do conhecimento, com a utilização de novas tecnologias (Instagram, Youtube, Rádio Web, Rádio Universitária, Webconferência, etc.).
- Promover a difusão das pesquisas nos meios de comunicação.
- Realizar a organização do EDEA (evento do programa) em parceria com discentes e docentes, através da mobilização interna e fortalecimento anual do evento.
Médio prazo:
- Captar recursos externos para bolsas, atividades de pesquisa e funcionamento do PPG.
- Participar ativamente do Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em Educação – FORPRED e ampliar a participação docente e discente na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, bem como do FORPRED regional (Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul) e da ANPED Sul.
- Ampliar o número de projetos de pesquisa envolvendo o beneficiamento e agregação de valores de produtos locais e regionais.
- Oferecer serviços de apoio à inovação, empreendedorismo e propriedade intelectual, dentro do campo de conhecimento do programa.
Longo prazo:
- Aumentar o número de parcerias nacionais e internacionais com atendimento de demandas de pesquisa, ensino e extensão.
- Promover a integração do PPG, através da realização de atividades interdisciplinares e inovadoras
- Dimensão Impacto e relevância econômica e social
Curto prazo:
- Aumentar o número de parcerias com atendimento de demandas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços.
- Contribuir com o desenvolvimento/nucleação de atividades de pesquisa e Pós-Graduação no Estado do RS.
Médio prazo:
- Estimular a participação dos docentes em comissões ou comitês científicos associados à Pós-Graduação.
-Continuar ocupando espaços políticos decisivos no que concerne ao Programa Nacional de Educação Ambiental, GT 22 da Anped Nacional e GT 17 da Anped Regional, que tratam exclusivamente das Pesquisas em EA, Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, FBOMGS, RBJA (Rede Brasileira de Justiça Ambiental) e manter e reforçar como processo de internacionalização a participação efetiva nas redes de Educação Ambiental.
- Estimular a integração das atividades desenvolvidas no programa com as demandas da sociedade.
- Incentivar e ampliar a formação de professores na rede básica de ensino.
Longo prazo:
- Fortalecer o reconhecimento do programa na região e no país, como único PPG de Educação Ambiental.
- Ampliar o número de projetos de pesquisa financiados que apresentem relevância socioambiental.
- Aumentar a visibilidade e a relevância científico-acadêmica do PPG.
- Dimensão Internacionalização
Curto prazo:
- Oportunizar e fortalecer a mobilidade acadêmica via Programa GCUB de Mobilidade para atração de discentes estrangeiros e via Editais de Mobilidade FURg para envio de discentes ao exterior, assim como através de acordos de colaboração já existentes e que venham a ser implementados de ações individuais de pesquisadores/as.
- Efetivar a participação de professores visitantes estrangeiros e pesquisadores, com experiência internacional, em atividades virtuais, presenciais e também, em estágios pós-doutorais no PPGEA e/ou em articulação com outros cursos de Pós-Graduação da Universidade.
- Atualizar e firmar novos acordos de colaboração internacional para desenvolvimento de pesquisa, intercâmbios e atividades conjuntas.
- Estimular a oferta de disciplinas com a participação de professores de língua espanhola, francesa e inglesa.
- Incentivar à participação dos docentes em editais de pesquisa e dos discentes em programas de intercâmbio.
Médio prazo:
- Promover um currículo interdisciplinar, flexível e atualizado em relação às demandas de internacionalização e da sociedade, através da modalidade virtual, sem descurar a modalidade presencial.
- Realizar a inserção do PPGEA na efetivação e potencialização da FURG como membro da AUGM (Associação de Universidades do Grupo Montevidéu) através da questão ambiental, da educação ambiental e das mudanças climáticas e seus impactos na região do Mercosul.
- Construir um ambiente de acolhimento, e com infraestrutura, para integração internacional a partir do construído no quadriênio anterior.
- Elaborar projetos de captação de recursos para bolsas na potencialização das atividades de qualificação, publicização e funcionamento do PPG.
Longo prazo:
- Consolidar e ampliar as parcerias com pesquisadores e instituições internacionais.
- Aumentar a visibilidade e a relevância científico-acadêmica do programa.
- Dimensão Gestão e Infraestrutura
Curto prazo:
- Incentivar que o ingresso de docentes considere as necessidades do PPG, a partir de processo prévio de inserção e de conexão de suas áreas específicas de conhecimento com a questão ambiental e a educação ambiental.
- Buscar, institucionalmente, a capacitação da coordenação, da secretaria e do colegiado na e para a gestão do programa.
- Ampliar os momentos de escuta e diálogo entre a coordenação e os demais integrantes dos PPGEA, através de canais de comunicação (e-mail e whatsapp), bem como da realização de um cronograma de permanência presencial da coordenação junto ao Programa para atendimento individual, mediação de conflitos e representação em diferentes momentos formativos.
- Realizar a acolhida semestral dos docentes e discentes, através de aula inaugural, orientações sobre o programa e confraternização para o pertencimento ao PPGEA.
- Dinamizar, aperfeiçoar e atualizar o processo de descredenciamento e recadastramento anual de docentes, a partir dos critérios de qualidade estabelecidos pela CAPES.
Médio prazo:
- Buscar recursos financeiros, através de diferentes meios, para ampliar aqueles disponibilizados para custeio das atividades e eventos do programa já garantidos pela universidade e entidades oficiais.
- Elaborar projetos de captação de recursos em editais para a qualificação do PPGEA e da gestão do programa, na promoção de eventos (EDEA e de grupos de pesquisa conjuntos).
- Organizar espaços físicos de convivência, através da readequação dos espaços de permanência.
- Fomentar, ainda mais, a utilização da Sala Verde Judith Cortesão, estimulando a inserção social com a comunidade escolar do município, especialmente em relação à educação básica.
- Aprimorar de maneira contínua o processo de autoavaliação do PPG, considerando os parâmetros da avaliação institucional, da avaliação externa e dos problemas e dificuldades identificadas coletivamente.
- Induzir a qualificação dos docentes permanentes dos PPG assim como realizar permanentes autoavaliações participativas.
- Promover processos de avaliação contínuos, especialmente por meio da discussão curricular, em que os docentes e discentes vinculados ao programa, discutam sobre a contribuição das suas atividades no PPGEA para a formação do educador ambiental (egresso);
Longo prazo:
- Consolidar a cultura do planejamento, da avaliação e da autoavaliação.
- Fortalecer as ações de extensão universitária, através do apoio às propostas articuladas com a Educação Básica, interlocução com Movimentos Sociais e outros setores sociais.
Finalmente, destacamos que o acompanhamento e a regulação do planejamento estratégico estão vinculados aos processos de autoavaliação institucional, avaliação externa (CAPES) do PPG, e ao processo de autoavaliação do Programa.
-
01/04/202516h31Notícia
Planejamento estratégico
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PPGEA – 2025 – 2029
Conforme o Projeto Pedagógico do Curso, o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, desde a sua criação em 05/09/1994, vem desenvolvendo ações de pesquisa, ensino e extensão comprometidas com a produção e divulgação do conhecimento e com a formação de educadores ambientais, tecendo uma rede de informações gerais e específicas as quais, de variadas maneiras, têm atingido a população. As dissertações defendidas e as teses (em 2008 foi defendida a primeira tese em Educação Ambiental) tratam de temáticas pertinentes ao ambiente regional com fortes repercussões no contexto global.
Ainda de acordo com o projeto do curso, o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental possui apenas uma área de concentração: Educação Ambiental. A abordagem dos conteúdos nas disciplinas, leituras dirigidas e práticas de pesquisa que compõem o curso de mestrado e, o curso de doutorado, converge para a ênfase na reflexão e ação sobre o meio social e natural, desencadeando atividades que extrapolam as discussões em sala de aula, atingindo grupos sociais de diferentes expressões culturais e escolas da região. Assume, assim, um caráter interdisciplinar, quando professores e estudantes transitam nas diversas disciplinas, inerentes ou não ao elenco proposto para o curso, buscando a colaboração que cada um possa fornecer a respostas ou propostas alternativas para as questões identificadas na comunidade ou para os estudos empreendidos. Há o trabalho interdisciplinar na composição das 03(três) Linhas de Pesquisa do curso, em que professores de diferentes projetos trabalham de forma a atingir os objetivos das Linhas.
A proposta do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental –PPGEA da FURG consiste na formação, a partir das mais diversas áreas do conhecimento, de EDUCADORES AMBIENTAIS, isto é, profissionais que estejam preparados para “ Aprofundar a compreensão crítica da atual crise socioambiental no Brasil e no mundo, visando superar a visão fragmentada desta realidade, construindo processos interdisciplinares, críticos e dialógicos”. Tais profissionais estarão capacitados para exercer atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão em/de instituições educacionais e em organismos sociais e empresariais que demandem conhecimentos relacionados à Educação Ambiental, devendo ter domínio de temas que englobem, dentre outras, as ciências humanas, as sociais e aplicadas e as ciências naturais.
Para além das dimensões que permeiam o PPGEA na FURG, ainda quatro dimensões orientaram o conjunto de ações no PPGEA no quadriênio 2025-2029: Interação do coletivo; Pluralidade de saberes; Mobilização diante dos desafios.
■ Integração do coletivo – Promover a integração e constituição do coletivo através da organização e promoção de espaços de convívio, diálogo, parcerias institucionais e interinstitucionais, mediação de conflitos internos, atenção às necessidades e prioridades para a garantia da qualidade das relações no Programa.
■ Pluralidade de Saberes – Respeito à pluralidade de vertentes e concepções em Educação Ambiental, estimulando a realização de diálogos dentro e entre as linhas de pesquisa do Programa. Fortalecimento e ampliação de ações e pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do programa. Disseminação dos saberes produzidos no PPGEA e construídos em articulação com a Educação Básica, outros parceiros sociais e a comunidade em geral.
■ Mobilização diante dos desafios – Mobilizar os integrantes do programa em desenvolver estratégias de valorização, promoção e comunicação das ações em Educação Ambiental como forma de resistência contra políticas, ideias e posturas conservadoras e opressoras diante dos direitos humanos e democráticos.
Nesse sentido, o planejamento do Programa, em sintonia com os valores definidos pela pós-graduação na FURG, volta-se à “Promover o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, e do ensino de pós-graduação, articulando-o com os demais níveis e modalidades da educação, em sintonia com as políticas definidas pelos Conselhos Superiores, visando à produção e divulgação do conhecimento e ao aprimoramento das condições da formação técnica, humanística e cidadã dos estudantes”. Sendo assim, pensamos o planejamento com vistas ao desenvolvimento futuro do programa de forma a contemplar os desafios nacionais e/ou internacionais da área na respectiva produção do conhecimento, bem como, seus propósitos na melhor formação de seus alunos e suas metas quanto à inserção social dos alunos egressos. A meta de agregar novos doutores em Educação e/ou com significativa produção na área da Educação tem sido uma preocupação constante, conforme consta dos últimos relatórios DATACAPES, e nas ações relatadas e relacionadas à internacionalização e aos convênios internacionais e nacionais. Alinhado com os objetivos do PDI institucional, apresentamos na sequência os objetivos estratégicos da gestão do PPGEA para o quadriênio 2025-2029:
- Dimensão Ensino e Aprendizagem
Curto prazo:
- Realizar ações de ensino integradas com outros Programas de Pós-Graduação, em especial o PPGEdu.
-Oferecer atividades formativas nas diversas áreas de conhecimento, estabelecendo a interdisciplinaridade como parte das ações de ensino em Educação Ambiental.
- Incentivar a realização de disciplinas em horários alternativos, como no vespertino, noturno, sábado ou em períodos concentrados.
- Promover oficinas e cursos de formação para os egressos da graduação, como forma de ampliar as possibilidades de aprovação no processo seletivo do mestrado.
Médio prazo:
- Planejar estrategicamente a renovação do corpo docente do programa.
- Promover espaços de formação continuada para os docentes e de diálogos entre as linhas de pesquisa do Programa.
- Revisar as disciplinas ofertadas, visando contemplar estudos específicos e temas contemporâneos relacionados à Educação Ambiental.
Longo prazo:
-Zelar pela aderência, coerência e consistência interna das ações dos docentes do programa.
- Estimular o fomento de práticas de integração entre o programa e a graduação.
- Estimular práticas e ambientes inovadores de ensino.
- Dimensão Produção Científica
Curto prazo:
- Estabelecer medidas e instrumentos de apoio à publicação de artigos científicos.
- Estimular a produção coletiva e solidária, através de dossiês e coletâneas.
Médio prazo:
- Ampliar a quantidade e qualidade da produção científica docente e discente.
- Promover a Integração dos egressos nas ações do PPGEA como possibilidade de permanência do vínculo, incentivo a continuidade da produção científica e acompanhamento solicitado pela CAPES.
Longo prazo:
- Aumentar o número de parcerias, nacionais e internacionais, com atendimento de demandas de pesquisa, ensino e extensão.
- Ampliar os esforços para a captação de recursos externos para bolsas, atividades de pesquisa e funcionamento do PPG.
- Dimensão Inovação e transferência de conhecimento
Curto prazo:
-- Apoiar e fortalecer as revistas do PPGEA, através da orientação dos editores sobre as normativas da CAPES.
- Promover espaços para debate e diálogos permanentes com pesquisadores de outras unidades da universidade e com a comunidade em geral sobre a Educação Ambiental, como as rodas de conversa e participação em eventos regionais, nacionais e internacionais.
- Promover espaços de disseminação e popularização do conhecimento, com a utilização de novas tecnologias (Instagram, Youtube, Rádio Web, Rádio Universitária, Webconferência, etc.).
- Promover a difusão das pesquisas nos meios de comunicação.
- Realizar a organização do EDEA (evento do programa) em parceria com discentes e docentes, através da mobilização interna e fortalecimento anual do evento.
Médio prazo:
- Captar recursos externos para bolsas, atividades de pesquisa e funcionamento do PPG.
- Participar ativamente do Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em Educação – FORPRED e ampliar a participação docente e discente na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, bem como do FORPRED regional (Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul) e da ANPED Sul.
- Ampliar o número de projetos de pesquisa envolvendo o beneficiamento e agregação de valores de produtos locais e regionais.
- Oferecer serviços de apoio à inovação, empreendedorismo e propriedade intelectual, dentro do campo de conhecimento do programa.
Longo prazo:
- Aumentar o número de parcerias nacionais e internacionais com atendimento de demandas de pesquisa, ensino e extensão.
- Promover a integração do PPG, através da realização de atividades interdisciplinares e inovadoras
- Dimensão Impacto e relevância econômica e social
Curto prazo:
- Aumentar o número de parcerias com atendimento de demandas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços.
- Contribuir com o desenvolvimento/nucleação de atividades de pesquisa e Pós-Graduação no Estado do RS.
Médio prazo:
- Estimular a participação dos docentes em comissões ou comitês científicos associados à Pós-Graduação.
-Continuar ocupando espaços políticos decisivos no que concerne ao Programa Nacional de Educação Ambiental, GT 22 da Anped Nacional e GT 17 da Anped Regional, que tratam exclusivamente das Pesquisas em EA, Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, FBOMGS, RBJA (Rede Brasileira de Justiça Ambiental) e manter e reforçar como processo de internacionalização a participação efetiva nas redes de Educação Ambiental.
- Estimular a integração das atividades desenvolvidas no programa com as demandas da sociedade.
- Incentivar e ampliar a formação de professores na rede básica de ensino.
Longo prazo:
- Fortalecer o reconhecimento do programa na região e no país, como único PPG de Educação Ambiental.
- Ampliar o número de projetos de pesquisa financiados que apresentem relevância socioambiental.
- Aumentar a visibilidade e a relevância científico-acadêmica do PPG.
- Dimensão Internacionalização
Curto prazo:
- Oportunizar e fortalecer a mobilidade acadêmica via Programa GCUB de Mobilidade para atração de discentes estrangeiros e via Editais de Mobilidade FURg para envio de discentes ao exterior, assim como através de acordos de colaboração já existentes e que venham a ser implementados de ações individuais de pesquisadores/as.
- Efetivar a participação de professores visitantes estrangeiros e pesquisadores, com experiência internacional, em atividades virtuais, presenciais e também, em estágios pós-doutorais no PPGEA e/ou em articulação com outros cursos de Pós-Graduação da Universidade.
- Atualizar e firmar novos acordos de colaboração internacional para desenvolvimento de pesquisa, intercâmbios e atividades conjuntas.
- Estimular a oferta de disciplinas com a participação de professores de língua espanhola, francesa e inglesa.
- Incentivar à participação dos docentes em editais de pesquisa e dos discentes em programas de intercâmbio.
Médio prazo:
- Promover um currículo interdisciplinar, flexível e atualizado em relação às demandas de internacionalização e da sociedade, através da modalidade virtual, sem descurar a modalidade presencial.
- Realizar a inserção do PPGEA na efetivação e potencialização da FURG como membro da AUGM (Associação de Universidades do Grupo Montevidéu) através da questão ambiental, da educação ambiental e das mudanças climáticas e seus impactos na região do Mercosul.
- Construir um ambiente de acolhimento, e com infraestrutura, para integração internacional a partir do construído no quadriênio anterior.
- Elaborar projetos de captação de recursos para bolsas na potencialização das atividades de qualificação, publicização e funcionamento do PPG.
Longo prazo:
- Consolidar e ampliar as parcerias com pesquisadores e instituições internacionais.
- Aumentar a visibilidade e a relevância científico-acadêmica do programa.
- Dimensão Gestão e Infraestrutura
Curto prazo:
- Incentivar que o ingresso de docentes considere as necessidades do PPG, a partir de processo prévio de inserção e de conexão de suas áreas específicas de conhecimento com a questão ambiental e a educação ambiental.
- Buscar, institucionalmente, a capacitação da coordenação, da secretaria e do colegiado na e para a gestão do programa.
- Ampliar os momentos de escuta e diálogo entre a coordenação e os demais integrantes dos PPGEA, através de canais de comunicação (e-mail e whatsapp), bem como da realização de um cronograma de permanência presencial da coordenação junto ao Programa para atendimento individual, mediação de conflitos e representação em diferentes momentos formativos.
- Realizar a acolhida semestral dos docentes e discentes, através de aula inaugural, orientações sobre o programa e confraternização para o pertencimento ao PPGEA.
- Dinamizar, aperfeiçoar e atualizar o processo de descredenciamento e recadastramento anual de docentes, a partir dos critérios de qualidade estabelecidos pela CAPES.
Médio prazo:
- Buscar recursos financeiros, através de diferentes meios, para ampliar aqueles disponibilizados para custeio das atividades e eventos do programa já garantidos pela universidade e entidades oficiais.
- Elaborar projetos de captação de recursos em editais para a qualificação do PPGEA e da gestão do programa, na promoção de eventos (EDEA e de grupos de pesquisa conjuntos).
- Organizar espaços físicos de convivência, através da readequação dos espaços de permanência.
- Fomentar, ainda mais, a utilização da Sala Verde Judith Cortesão, estimulando a inserção social com a comunidade escolar do município, especialmente em relação à educação básica.
- Aprimorar de maneira contínua o processo de autoavaliação do PPG, considerando os parâmetros da avaliação institucional, da avaliação externa e dos problemas e dificuldades identificadas coletivamente.
- Induzir a qualificação dos docentes permanentes dos PPG assim como realizar permanentes autoavaliações participativas.
- Promover processos de avaliação contínuos, especialmente por meio da discussão curricular, em que os docentes e discentes vinculados ao programa, discutam sobre a contribuição das suas atividades no PPGEA para a formação do educador ambiental (egresso);
Longo prazo:
- Consolidar a cultura do planejamento, da avaliação e da autoavaliação.
- Fortalecer as ações de extensão universitária, através do apoio às propostas articuladas com a Educação Básica, interlocução com Movimentos Sociais e outros setores sociais.
Finalmente, destacamos que o acompanhamento e a regulação do planejamento estratégico estão vinculados aos processos de autoavaliação institucional, avaliação externa (CAPES) do PPG, e ao processo de autoavaliação do Programa.
-
17/09/202415h57Notícia
Educação Ambiental em Debate no Paralelo 30
Educação Ambiental
em Debate no Paralelo 30
Neste ano de 2024, por iniciativa dos coordenador/a do programa PARALELO 30, Rafael e Deka, com apoio imprescindível do sindicato dos técnicos da nossa Universidade, criamos o programa EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DEBATE, abaixo os programas realizados até o momento.Paralelo30 | A educação ambiental em espaços institucionais formais,
dia 17 de setembro de 2024.Paralelo30 | Juventude e a Educação Ambiental,
3 de setembro de 2024.Paralelo30 | Injustiça Ambiental e Racial na prática,
dia 13 agosto de 2024.Paralelo30 | Educação Ambiental em debate: 31 anos do PPGEA e XVI EDEA,
dia 30 de jul. de 2024.Paralelo30 | Emergência climática no RS: A importância da educação ambiental, dia 25 de junho de 2024.
Paralelo30 | Catástrofe climática no RS: causas, impactos e políticas necessárias,
9 de mai. de 2024. -
12/08/202417h19Notícia
-
16/07/202416h24Notícia
Calendário de Defesas
BANCAS DE DEFESA 2025
Mestranda: Mauren Lisiane Acosta Amaral
Orientadora e coorientadora: Profa. Dra. Simone Grohs Freire, Prof. Dra . Paula Corrêa Henning
Título da dissertação intitulada “EDUCAÇÕES AMBIENTAIS E O RACISMO NA LITERATURA INFANTIL: DA OBJETIFICAÇÃO DA MULHER NEGRA EM MONTEIRO LOBATO À RESISTÊNCIA EM |KIUSAM DE OLIVEIRA"
dia 24/07/2025
Horário: 15:00 horas.
Defesa na modalidade online
Doutoranda: Paula Lima Canabarro
Orientadora: Profª. Drª. : Lucia de Fátima Socoowski de Anello
Título da tese: REABILITAÇÃO DE ANIMAIS MARINHOS: UMA ATIVIDADE COM POTENCIAL PARA A DISCUSSÃO CRÍTICA DA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
Data da defesa: 02/04/2025
Horário: 14:00 horas.
-
Doutorando: Leandro Costa Fávaro
Orientador: Prof. Dr. Luis Fernando Minasi
Título da tese: A constituição dos saberes ambientais no processo de formação cidadã de estudantes do Ensino Médio: Uma Experiência Crítica em um Colégio situado no Sul de Minas Gerais
- Data da defesa: 15/04/2025
- Horário: 08:00h
- Link: https://meet.google.com/vzj-jqty-ttj?authuser=0
-
Mestranda: Milena Gonçalves Loureiro
Orientadora: Profa. Dra. Daiani Modernel Xavier
Título da dissertação: Educação Ambiental crítica no cuidado: o significado de saúde para usuários de práticas integrativas e complementares em saúde na atenção básica
- Data da defesa: 28/04/2025
- Horário: 14h30min
- Link: https://us02web.zoom.us/j/86704704595?pwd=sddkdLSqR0joIOG272n2WVWP5HZBlC.1
Mestranda: Carolina Manara Silveira
Orientador: Prof. Dr. Gianpaolo Knoller Adomilli
Título da Dissertação: “Educação Ambiental e Epistemologias Ecológicas: caminhos para uma aprendizagem conectada à vida”
Data da defesa: 29/04/2025
Horário: 19h30min.
Link: https://meet.google.com/dmt-vqvy-bbw
-
Mestranda: Paula Ferreira dos Reis
Orientadora: Profa. Dra. Alana das Neves Pedruzzi
Título da dissertação: Descolonizando a educação ambiental: o terreiro como aporte teórico para a construção de uma educação ambiental antirracista
- Data da defesa: 29/04/2025
- Horário: 15h
- Link: : https://meet.google.com/tzj-xcao-jvx
-
Mestrando: Alisson Ferreira Justamant
Orientadora: Profa. Dra. Lúcia de Fátima Socoowski de Anello
Título da dissertação: Capoeira e resistência: contribuições decoloniais para uma educação ambiental crítica, popular e antiracista
- Data da defesa: 14/05/2025
- Horário: 14h
- Link: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19:WRLBDbHDbet7792taoGYyx3ixqr7aIUMjAFegcz9DxQ1@thread.tacv2/1712878525146?context=%7B%22Tid%22:%22052af0ce-b4ac-4490-8afc-4410a409442e%22,%22Oid%22:%221c7ba2de-c0c6-426e-8049-dad06ac7dcd0%22%7D
BANCAS ATÉ 2021
Defesa de Tese: "Educação Ambiental das Infâncias: conversa(ação) sistêmica com os tutores de desenvolvimento humano” discente Eliane Lima Piske
Banca Examinadora: Prof.ª Dr.ª Maria Angela Mattar Yunes (PPGEA/FURG), Prof.ª Dr.ª Narjara Mendes Garcia (PPGEA/FURG), Prof. Dr. José Vicentede Freitas (PPGEA/FURG), Prof.ª Dr.ª Leidy Gabriela Ariza Ariza (UPN), Prof. Dr. Valdo Hermes de Lima Barcelos (UFSM), Prof.ª Dr.ª Angela AdrianeS. Bersch (FURG), Prof.ª Dr.ª Simone Avila Batista da Silveira (FURG) e Prof.ª Dr.ª Zélia de Fátima Seibt do Couto (FURG).
Data: 19/08/2021 Horário: 16 horas.
Endereço: http://meet.google.com/auj-yfny-xhq
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Defesa de Tese: "A Emancipação, Trabalho e Solidariedade como elementos centrais da Educação Ambiental Crítica com Pescadores Artesanais” discente Marcia Borges Umpierre
Banca Examinadora: Prof.ª Dr.ª Lúcia de Fátima Socoowski de Anello (PPGEA/FURG), Prof.ª Dr.ª Tatiana Walter (UFRRJ), Prof. Dr. Sérgio Botton Barcellos (UFRRJ), Prof. Dr. Renato da Silva Della Vechia (UCPEL), Prof. Dr. Carlos Frederico Bernardo Loureiro (UFRJ), Prof.ª Dr.ª Maria Odete da Rosa Pereira (FURG) e Prof.ª Dr.ª Monica Armond Serrão (IBAMA).
Data: 20/07/2021 Horário: 14 horas.
Endereço: https://join.skype.com/suSxtyG5I9Ck
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Defesa de Dissertação: "Educação Ambiental com professores: diálogos emergentes acerca da práxis pedagógica na educação básica do Brasil e da Colômbia” discente Fernanda Seidel Vorpagel
Banca Examinadora: Profa. Dra. Aline Machado Dorneles (FURG), Profa. Dra. Cláudia da Silva Cousin (PPGEA/FURG), Profa. Dra. Elisabeth Brandão Schmidt (FURG), Profa. Dra. Leidy Gabriela Ariza Ariza (UPN) e Profa. Dra. Rosangela Inês Mattos Uhmann (UFFS).
Data: 17 de junho de 2021, Horário: Às 16 horas (Brasil) e 14 horas (Colômbia).
Endereço: meet.google.com/mti-xvga-fkt
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Defesa de Tese: "Metaprincípio ético ambiental: constituição à luz de uma educação ambiental desde el Sur sobre um viver ético (eudaimônico) ambiental que emerge do cuidado do Outro” discente Vanessa dos Santos Moura
Banca Examinadora: Prof. Dr. José Vicente de Freitas (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Luiz Fernando Minasi (PPGEA/FURG), Profª. Drª.Simone Grohs Freire (PPGEA/FURG), Profª Drª. Sandra Regina Lestingue (UFPI) e Profª Drª. Marilena Loureiro da Silva (UFPA)
Data: 20 de maio de 2021, às 08hs 30min
Endereço: Meet: xpm-dzee-daf (google.com)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Defesa de Dissertação: "Maria da Graça da Silva Amaral: trajetória de uma educadora Popular Ambiental negra na constituição do Movimento Negro da cidade de Rio Grande”, discente Bilina Amaral Peres
Banca Examinadora: Prof.ª Dr.ª Simone Grohs Freire (PPGEA/FURG), Narjara Mendes Garcia (PPGEA/FURG) e Greici Maia Behling (UFPEL)
Data: 23 de abril de 2021, às 14hs horas
Endereço: https://meet.google.com/npb-tbeh-rvq
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Defesa de Tese: "A construção de um Currículo Ontológico a partir dos Princípios da Educação Ambiental, da Pedagogia Montessori e da Arte”, discente Márcia Pereira da Silva
Banca Examinadora: Prof. Dr. Humberto Calloni.(PPGEA/FURG), Profª. Drª.Simone Grohs Freire (PPGEA/FURG), Profª Drª. Luciana Netto Dolci (PPGEA/FURG), Profª Drª. Yára Christina Cesário Pereira (UNIVALI), Prof. Dr. Gomercindo Ghiggi (UFPEL) e Prof. Dr. Sergio Luís Boeira (UFSC)
Data: 14 de abril de 2021, às 14hs horas
Endereço: https://meet.google.com/ytd-nqjm-sez
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Defesa de Dissertação: “A relação da Educação Ambiental e o processo de formação das lideranças comunitárias na pesca artesanal” discente Felipe da Silva Justo
Banca Examinadora: Prof.ª Dr.ª Lúcia de Fátima Socoowski de Anello (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Dione Kitzmann (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Maria Odete da Rosa Pereira (FURG) e Profª. Drª. Danieli Veleda Moura (USP)
Data: 05 de abril de 2021, às 09hs horas
Endereço: https://join.skype.com/q7H0BL1EJCDy
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Defesa de Tese: "Racionalidade Ambiental na Educação Profissional de Institutos Federais de Educação, Ciência Tecnologia: Princípios Ontológicos de Educação Ambiental" discente Márcia Cristina Souza Madeira Malta Pinto.
Banca Examinadora: Profª. Drª. Elisabeth Brandão Schimdt (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Simone Grohs Freire (PPGEA/FURG), Profª Drª. Luciana Netto Dolci (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Patrícia Calixto (IFSUL), Profª. Drª. Fátima Elizabeti Marcomin (Unisul)
Data: 31 de março de 2021, às 14hs horas
Endereço: meet.google.com/bpt-kryf-hpj
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Defesa de Tese: "Cúpula geodésica: um lugar potencializador da Educação Estético-Ambiental", discente DANIELLE MÜLLER DE ANDRADE.
Banca Examinadora: Profª. Drª. Elisabeth Brandão Schimdt (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Narjara Mendes Garcia (PPGEA/FURG), Profª Drª. Maria do Carmo Galiazzi (FURG), Profª. Drª. Diana Paula Salomão de Freitas (UNIPAMPA), Profª. Drª. Fátima Elizabeti Marcomin (Unisul), Prof. Dr. Pablo René Estévez Rodriguez Drª. Carla Valeria Leonini Crivellaro (UNIPAMPA)
Data: 25 de fevereiro de 2021, às 14hs horas
Endereço: https://meet.google.com/gkw-mwdp-nwk
__________________________________________________________________________________________________________________
Defesa da Tese: "O Ensino da Engenharia Civil na perspectiva Dialética da Educação Ambiental: Proposta de emancipação crítica dos sentidos humanos na prática do Engenheirar”,discente Jorge Luiz Oleinik Nunes.
Banca Examinadora: Prof. Dr. Luis Fernando Minasi (PPGEA/FURG), Prof. Dr. André Luis de Castro Freitas (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Luciana Netto Dolci (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Fernando Rafael Cunha (FURG), Profª. Drª. Silvana Maria Gritti (UNIPAMPA), Profª. Drª. Neiva Afonso Oliveira (UFPEL)
Data/Hora/Local: 22 de outubro de 2020, às 08:30h, Webconferência
(https://meet.google.com/qyt-eyfx-gzf )
____________________________________________________________________________________________
Defesa da Dissertação: "O OLHAR SOBRE A TEMPORALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SISTÊMICA: A CRIANÇA COMO SER INTEGRAL” discente Pâmela Saraiva Miranda.
Banca Examinadora: Profa. Dra. Narjara Mendes Garcia (PPGEA/FURG), Prof. Dr. José Vicente de Freitas (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Rodrigo Saballa de Carvalho (UFRGS) e Drª. Cinthia Votto Fernandes
Data/Hora/Local: 20 de outubro de 2020, às 10:30h, Webconferência
(endereço: https://meet.google.com/icr-qnrb-jsd)
_______________________________________________________________________________________________
Defesa da Dissertação: "A Educação Ambiental Crítica e a Justiça Autocompositiva: um estudo de caso do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - Rio Grande/RS." discente Zaionara Goreti Rodrigues de Lima.
Banca Examinadora: Profa. Dra. Vanessa Hernandez Caporlingua (PPGEA/FURG), Profa. Dra. Simone Grohs Freire (PPGEA/FURG) e Profa. Dra. Greici Maia Behling (UFPEL)
Data/Hora/Local: 25 de setembro de 2020, às 14:00h, Webconferência (endereço: https://meet.google.com/gqt-ebuo-rgs)
______________________________________________________________________________________________
Defesa da Dissertação: “Educação Ambiental Popular e o PAIETS: compreensões sobre o horizonte formativo de um programa de extensão." discente Roberta Pereira de Ávila
Banca Examinadora: Profª.Drª. Simone Freire (PPGEA/FURG), Profª.Drª. Lisiane Costa Claro (UFT) e Prof. Dr. André Luís Castro de Freitas (PPGEA/FURG)
Data/Hora/Local: 15 de setembro de 2020, às 09:00h, Webconferência.
______________________________________________________________________________________________
Defesa da Tese: “As Ações Afirmativas no contexto da FURG mediante a perspectiva da Educação Ambiental e do Pensamento Complexo" discente Daniele Barros Jardim
Banca Examinadora: Prof. Dr. Humberto Calloni (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Narjara Mendes Garcia (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Georgina Helena Lima Nunes (UFPEL), Profª. Drª. Caroline Terra de Oliveira (UFPEL) e Prof. Dr. Alfredo Guillermo Martin Gentini (FURG)
Data/Hora/Local: 25 de agosto de 2020, às 16:00h, Webconferência.
_______________________________________________________________________________________
Defesa da Tese: “Título da Tese: Observatorios Socio-Ambientales desde las Escuelas Rurales de Uruguay: una herramienta para la Educación y la Justicia Ambiental" discente Solana Ximena González Pensado
Banca Examinadora: Prof. Dr. Carlos Roberto da Silva Machado (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Narjara Mendes Garcia (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Dione Iara Silveira Kitzman (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Carlos Santos (UDELAR) e Prof. Dr. José Passarini (UDELAR)
Data/Hora/Local: 1 de agosto de 2020, às 14:00h, Webconferência.
________________________________________________________________________________________________
Defesa de Dissertação: (DES)CONEXIONES DE LA POLÍTICA CIENTÍFICA Y TECNOLÓGICA EN LA EDUCACIÓN AMBIENTAL: UN ESTUDIO DE LA INTERFAZ COLOMBIA Y BRASIL, discente William Leonardo Gomez Lotero Banca Examinadora: Prof. Dr. André Luís Castro de Freitas (PPGEA/FURG) , Profª.Drª. Vanessa Hernandez Caporlingua (PPGEA/FURG) e Profª.Drª. Leidy Gabriela Ariza Ariza (UPN).
Data/Hora/Local: 16 de julho de 2020, às 16:00h, Webconferência.
_____________________________________________________________________________________Defesa de Dissertação: “Mídias Cinemáticas e Educação Ambiental: possibilidades na formação dos professores” discente Rossandra Rodrigues Votto Feijó
Banca Examinadora: Profª.Drª. Cláudia da Silva Cousin (PPGEA/FURG), Profª.Drª. Narjara Mendes Garcia (PPGEA/FURG) e Profª.Drª. Cleiva Aguiar de Lima (IFRS)
Data/Hora/Local: 10 de julho de 2020, às 14:00h, Webconferência.
_______________________________________________________________________________________________
Defesa da Dissertação: “Leitura de mundo dramatizada por meio da educação estético-ambiental" discente Juliana Duarte Simões
Banca Examinadora: Profª.Drª. Luciana Netto Dolci (PPGEA/FURG) , Profª. Drª. Narjara Mendes Garcia (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Claudio Tarouco de Azevedo (UFPEL), Profª. Drª. Mirela Ribeiro Meira (UFPEL)
Data/Hora/Local: 23 de junho de 2020, às 15:00h, Webconferência.
________________________________________________________________________________________________
Defesa da Dissertação: “Educação estético-ambiental: a literatura de Cordel como prática docente." discente Josineide Ribeiro da Silva
Banca Examinadora: Profª.Drª. Luciana Netto Dolci (PPGEA/FURG) , Profª. Drª. Simone Grohs Freire (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Elena Mª Billig Mello (UNIPAMPA)
Data/Hora/Local: 22 de junho de 2020, às 16:30h, Webconferência.
_________________________________________________________________________________________________
Defesa da Tese: “Educação Ambiental Escolar Inclusiva como Processo da Bioecologia do Desenvolvimento Humano”discente Priscila Wally Virissimo Chagas
Banca Examinadora: Profª. Drª. Narjara Mendes Garcia (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Elisabeth Schmidt (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Rita Silvana Santana dos Santos (UNB), Profª. Drª. Maria Laura Brenner de Moraes (UFPEL) e Profª. Drª.Angela Adriane Schimidt Bersh (FURG)
Data/Hora/Local: 18 de junho de 2020, às 14:00h, Webconferência.
________________________________________________________________________________________________
Defesa de Dissertação: “Anarquismo e Educação Ambiental: contribuições a partir de Piotr Kropotkin, Murray Bookchin e da Pedagogia Libertária.” discente Leonardo Leite da Cunha
Banca Examinadora: Carlos Roberto da Silva Machado (PPGEA/FURG), Sérgio Botton Barcellos (PPGEA/FURG), Rodrigo Barchi (Universidade de Ibirapuera) e o Dr. Leonardo Dorneles Gonçalves
Data/Hora/Local: 01 de junho de 2020, às 15:00h, Webconferência.
_______________________________________________________________________________________________
Defesa da Tese:“O discurso esverdeante como valor de verdade no campo da educação ambiental”, discente Isabel Ribeiro Marques.
Banca Examinadora: Profª Drª. Paula Henning (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Elisabeth Brandão Scmidt (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Bárbara Hees Garré (IFRS), Profª Drª. Maria Cecilia Lorea Leite (UFPEL) e Profª Drª. Virginia Tavares Vieira (UNIPLAC)
Data/Hora/Local: 04 de maio de 2020, às 14h, webconferência.
_________________________________________________________________________________________________
Defesa da Tese:“As contribuições da Educação Ambiental crítica na gestão ambiental pública: voz e vez na práxis de mulheres agentes de transformação socioambiental inseridas no licenciamento ambiental de petróleo e gás na bacia de Campos de Goytacazes/RJ” discente Thais Gonçalves Saggiomo.
Banca Examinadora: Profª. Drª. Lúcia de Fátima Socoowski de Anello (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Sérgio Botton Barcellos (UFRRJ) , Profª. Drª. Dione Iara Silveira Kitzman (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Carlos Frederico Bernardo Loureiro(UFRJ), Prof. Dr. César Augusto Soares da Costa(UCPEL), Profª. Drª. Maria Odete da Rosa Pereira (FURG)
Data/Hora/Local: 13 de abril de 2020, às 09h, Sala 4205. Pavilhao 4 – Campus Carreiros - FURG.
________________________________________________________________________________________________
Defesa da Tese: “Mulheres com voz e vez: a educação ambiental crítica e transformadora no projeto de educação ambiental pelo foco" discente Clara da Rosa Pereira
Banca Examinadora: Profª. Drª. Lucia de Fátima Socoowski de Anello (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Dione Iara Silveira Kitzmann (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Luceni Medeiros Hellebrandt (UFSC), Profª. Drª. Luiane Soares Motta (UFSC) e Profª. Drª. Danieli Veleda Moura (FURG)
Data/Hora/Local: 08 de abril de 2020, às 09:00h, Sala 4110 - FURG Carreiros.
_________________________________________________________________________________________________
Defesa da Tese:“A educação ambiental na constituição dos policias federais para a (re)construção de suas relações socioambientais” discente Janaina Agostini Braido.
Banca Examinadora: Profª.Drª. Vanessa Hernandez Caporlingua (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Simone Grohs Freire (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Michele Tamoko Sato (UFMT), Prof.Dr. Sandro Lucio Dezan (UNICEUB) e Profª. Drª. Carla Valeria Leonini Crivellaro (UNIPAMPA).
Data/Hora/Local: 03 de abril de 2020, às 14h, Sala 15 SEAD – Campus Carreiros - FURG.
_______________________________________________________________________________________________
Defesa da Dissertação: “Educação ambiental no Licenciamento Ambiental em Empresas do Ramo Logístico do Distrito Industrial de Rio Grande/RS" discente Fernanda Zamberlam
Banca Examinadora: Profª. Drª. Dione Iara Silveira Kitzmann (PPGEA/FURG) , Profª. Drª. Lucia de Fátima Socoowski de Anello (PPGEA/FURG) e Profª. Drª. Luciara Bilhalva Correa (UFPEL)
Data/Hora/Local: 02 de abril de 2020, às 14:30h, Sala 4106 - FURG Carreiros.
_______________________________________________________________________________________________
Defesa de Dissertação: “ESSE LUGAR AQUI É UMA ILHA, É A MARAMBAIA (...), EU TOMO BANHO DE PRAIA, PLANTO SEMENTE, UM MONTE DE FRUTA": AS INFÂNCIAS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA DE ILHA" discente Gabrielle Lopes das Neves
Banca Examinadora: Narjara Mendes Garcia (PPGEA/FURG), Cláudia Cousin (PPGEA/FURG), Jader Janer Moreira Lopes (UFJF) e Carla Valeria Leonini Crivellaro (UNIPAMPA)
Data/Hora/Local: 31 de março de 2020, às 13:30h, Webconferência.
__________________________________________________________________________________
Defesa da Dissertação:“A práxis da educação ambiental nas obras públicas do município do Rio Grande - RS", discente Patricia Votto Gomes
Banca Examinadora: Profª. Drª. Dione Iara Silveira Kitzmann (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Lucia de Fátima Socoowski (FURG), Profª. Drª. Luciara Bilhalva Correa (UFPEL)
Data/Hora/Local: 31 de março de 2020, às 14:00h, Sala 4106 – Prédio 4 - FURG Carreiros.
__________________________________________________________________________________
Defesa da Dissertação:“El hilo de Adriadna: por una Educación Ambiental con perspectiva de Género que visibilice a la juventud de comunidades rurales La Primavera y El Líbano em el noreste de Perú", discente Yeissy Sarmiento Guevara
Banca Examinadora: Profª.Drª. Vanessa Hernandez Caporlingua (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Simone Grohs Freire (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Greici Maia Behling (UFPEL)
Data/Hora/Local: 30 de março de 2020, às 15:30h, Sala 4113 – Prédio 4 - FURG Carreiros.
_________________________________________________________________________________
Defesa da Dissertação:“Os rios da fronteira: conflitos e discursos como contribuição à educação ambiental”, discente Horácio Rodrigo Souza Rodrigues.
Banca Examinadora: Dr. Carlos Roberto da Silva Machado (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Dione Iara Silveira Kitzmann (PPGEA/FURG),Dr. Caio Floriano dos Santos (FURG) e Profª. Drª. Luciane Carvalho Oleques (IFFAR)
Data/Hora/Local: 30 de março de 2020, às 9:30h, Sala 4211 – Prédio 4 - FURG Carreiros.
______________________________________________________________________________________________
Defesa da Dissertação: “LOS OBJETIVOS DE BELGRADO EN LA LEGISLACIÓN DE LA EDUCACIÓN AMBIENTAL EN LA REPÚBLICA DE PANAMÁ: CONFLICTO AMBIENTAL EM RECURRENCIA DEL CRECIMIENTO POBLACIONAL DE LA COMUNIDAD DE GARDI SUGDUB, COMARCA DE GUNAYALA, PANAMÁ." discente Lenín Alfonso Morales .
Banca Examinadora: Profª.Drª. Vanessa Hernandez Caporlingua (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Simone Grohs Freire (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Greici Maia Behling (UFPEL)
Data/Hora/Local: 30 de março de 2020, às 14:00h Sala 4105 – Prédio 4 Campus Carreiros- FURG.
_______________________________________________________________________________________________
Defesa da Dissertação: “Um estudo de caso sobre educação ambiental e movimento ambientalista: o movimento Fora Celulose! no Município de Rio Grande no final dos anos 1980"discente Gabriel Ferreira da Silva
Banca Examinadora: Prof. Dr. José Vicente de Freitas (PPGEA/FURG) , Profª. Drª. Dione Iara Silveira Kitzmann (PPGEA/FURG), Prof. Dr.Paulo Roberto Armanini Tagliani (UFSCAR), Profª. Drª. Sandra Regina Lestingue (UFPI)
Data/Hora/Local: 26 de março de 2020, às 14:00h, Sala 15 SEAD - FURG Carreiros.
_______________________________________________________________________________________________
Defesa da Tese:"Microintervenções ecosóficas: sensibilização ambiental e os processos criativos autogestionados na formação em Educação Ambiental”, discente Raquel Avila Amaral .
Banca Examinadora: Dr. Humberto Calloni (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Narjara Mendes Garcia (PPGEA/FURG), Dr. Valdo Hermes de Lima Barcelos (UFSM), Profª. Drª. Liamara Denise Ubessi (UFPEL), Dr. Cláudio Tarouco de Azevedo (FURG)
Data/Hora/Local: 26 de março de 2020, às 14h, Sala 4106 – Pavilhão 4 Campus Carreiros - FURG.
___________________________________________________________________________________________
Defesa da Dissertação:“Os catadores e o seu papel na cadeia produtiva da reciclagem: uma reflexão a partir do materialismo histórico e dialético", discente Camilla Helena Guimarães da Silva.
Banca Examinadora: Dr. André Luis Castro de Freitas (PPGEA/FURG) Profª. Drª. Cláudia da Silva Cousin (PPGEA/FURG) Dr. Carlos Roberto da Silva Machado (PPGEA/FURG) Profª. Drª. Cleoni Maria Barboza Fernandes (IFSUL)
Data/Hora/Local: 26 de março de 2020,às 13:30h Sala 4105 – Prédio 4 Campus Carreiros- FURG.
____________________________________________________________________________________________
Defesa da Dissertação:“Problematizações sobre alimentação em projetos de educação ambiental em escolas públicas municipais do Rio Grande, RS ", discente Gessana Damasceno Gomes.
Banca Examinadora: Profª. Drª. Elisabeth Brandão Schmidt (PPGEA/FURG), Profª. Drª.Narjara Mendes Garcia (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Cláudio Tarouco de Azevedo (UFPel)
Data/Hora/Local: 18 de março de 2020,às 14:00h, Sala 4105 – Prédio 4 Campus Carreiros- FURG.
____________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
Defesa de Tese:“A educação ambiental crítica transformadora na formação de educadores pertencentes aos movimentos sociais: contribuições da turma de pedagogia do convênio UERGS - FETRAF-SUL/CUT”, discente Ionara Cristina Albani
Banca Examinarodra: Profª. Drª. Claudia da Silva Cousin (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Maria do Carmo Galiazzi (FURG),Profª. Drª. Elizabeth Fontoura Dorneles (UNICRUZ), Profª. Drª. Macarena Esteban Ibañez (UPO) e o Prof. Dr. Ivo Dickmann (UNOCHAPECÓ) e Prof. Dr. José Vicente de Freitas (PPGEA/FURG)
Data/Hora/Local: 19 de março de 2020, 13:30h, sala 15, SEAD, Campus Carreiros.
________________________________________________________________________________________
Defesa de Tese:“Educação ambiental na implantação de tecnologia social em saneamento sustentável”, discente Samuel Autran Dourado e Souza
Banca Examinarodra: Profª. Drª. Dione Iara Silveira Kitzmann (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Lúcia de Fátima Socoowski (PPGEA/FURG),Profª. Drª. Carélia Rayen Hidalgo López (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Tamara Simone Van Kaick (UTFPR), Profª. Drª. Cristhiane Oliveira da Graça Amâncio (UFRRJ) e o Prof. Dr. Washington Luiz dos Santos Ferreira (FURG).
Data/Hora/Local: 19 de março de 2020, 9:00h, sala 15, SEAD, Campus Carreiros.
_______________________________________________________________________________________
Defesa da Tese: “A Educação Ambiental no IFRS: Estratégias ecosóficas para construir os dispositivos de ingresso, permanência e êxito dos estudantes indígenas”, discente Darci Emiliano.
Banca Examinadora: Prof. Dr. Humberto Calloni (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Gianpaolo Knoller Adomilli (PPGEA/FURG), Prof. Dr Rogério Réus Gonçalves da Rosa (UFPEL), Prof. Dr. Alfredo Guillermo Martin (FURG), Prof. Dr. Celso Henz (UFSM), Prof. Dr. Celso Henz (UFSM), Prof. Dr. Marcio Rodrigo Vale Caetano (FURG)
Data/Hora/Local: 17 de março de 2020, 14:00h, sala 15, SEAD, Campus Carreiros.
_______________________________________________________________________________________
Defesa de Tese: “Proposta Metodológica para a Ambientalização Curricular - PMAC: integrando a educação ambiental nos currículos da educação superior”, discente Junior Cesar Mota
Banca Examinarodra: Profª. Drª. Dione Iara Silveira Kitzmann (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Claudia da Silva Cousin (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Elisabeth Brandão Schmidt (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Ivo Dickmann (UNOCHAPECÓ), Prof. Dr. Antonio Fernando Silveira Guerra (PPGE).
Data/Hora/Local: 16 de março de 2020, 09:00h, sala 15, SEAD, Campus Carreiros.
________________________________________________________________________________________
Defesa de Tese: “Ambientalização das relações entre escola e universidade nos estágios curriculares supervisionados: compreensões para a formação de professores a partir da Educação Ambiental”, discente Danielle Monteiro Behrend
Banca Examinarodra: Profª. Drª. Claudia da Silva Cousin (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Maria do Carmo Galiazzi (FURG), Profª. Drª. Elisabeth Brandão Schmidt (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Vania Alves Martins Chaigar (FURG), Prof. Dr. Ivo Dickmann(UNOCHAPECÓ), Profª. Drª. Maria das Graças C. S. M. G. Pinto (UFPEL).
Data/Hora/Local: 20 de fevereiro de 2020, 08h30min, sala 4103, Pavilhão 4, Campus Carreiros.
________________________________________________________________________________________
Defesa de Tese: “ Hermenêutica Filosófica: a concepção de linguagem como contribuição aos fundamentos da Educação Ambiental", discente RODRIGO EDER ZAMBAM
Banca Examinarodra: Profª. Drª. Maria do Carmo Galiazzi (FURG), Prof. Dr.Humberto Calloni (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Vilmar Alves Pereira (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Rogério José Schuck (UNIVATES), Prof. Dr. Gomercindo Ghiggi (UFPEL).
Data/Hora/Local: 24 de janeiro de 2020, 14h00min, sala 15 da SEAD, Campus Carreiros.
_________________________________________________________________________________________
Defesa de Tese: "Fábulas e ficções de natureza: arte e educação ambiental a partir da 9ª Bienal do Mercosul/ Porto Alegre e da 32ª Bienal de São Paulo", discente Caroline Leal Quintana.
Banca Examinadora:Profª. Drª. Paula Corrêa Henning (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Elisabeth Brandão Schmidt (PPGEA/FURG), Drª. Virgínia Vieira (FURG), Prof. Dr. José Vicente de Freitas (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Luciana Gruppelli Loponte (UFRGS) e Profª Drª. Shaula Maíra Vicentini de Sampaio (UFF).
Data/Hora/Local: 09 de dezembro de 2019, 08h30min, CEAMECIM, Campus Carreiros.
______________________________________________________________________________________
Defesa de Tese: “ Educação Ambiental na formação empreendedora sustentável: estudo de caso de uma instituição de ensino superior no Rio Grande do Sul”, discente Cristiane Gularte Quintana.
Banca Examinadora:Profª. Drª. Dione Iara Silveira Kitzmann (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Lucia de Fátima Socoowski de Anello (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Gabrielito Rauter Menezes (UFPEL), Prof. Dr. Ernani Ott (UNISINOS) e Prof. Dr. Aléssio Almada da Costa (FURG)
Data/Hora/Local: 31 de outubro de 2019, 14h00min, sala 15 da SEAD, Campus Carreiros.
______________________________________________________________________________________
Defesa de Tese: “ Raízes na praia: subsídios da experiência tradicional para a educação ambiental”, discente Maicon Dourado Bravo.
Banca Examinadora: Prof. Dr. José Vicente de Freitas (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Carlos Roberto da Silva Machado (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Miguel da Guia Albuquerque (IFRS), Prof. Dr. César Augusto Soares da Costa (UCPEL), Profª. Drª. Fabiane Tejada da Silveira (UFPEL) e Profª. Drª. Dione Iara Silveira Kitzmann (PPGEA/FURG).
Data/Hora/Local: 10 de outubro de 2019, 08h30min, sala 4217, Prédio 04, Campus Carreiros.
_________________________________________________________________________________________
Defesa de Tese: “Projeto Sala Verde como instrumento de política pública para a democratização e o acesso à informação socioambiental: limites e perspectivas”, discente Cibele Vasconcelos Dziekaniak.
Banca Examinadora: Prof. Dr. José Vicente de Freitas (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Humberto Calloni (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Vitor Hugo Borba Manzke (IFSul), Prof. Dr. Heitor Medeiros de Queiroz (UCDB), Prof. Dr. Claudio Renato Moraes da Silva (FURG).
Data/Hora/Local: 30 de setembro de 2019, 14h, sala Webconferência da SEAD, Campus Carreiros.
______________________________________________________________________________________
Defesa de Dissertação: “O Grande Louva-a-deus. A escrita Adinkra e o enfrentamento de (in) visibilidades e (dês) pertencimentos nas tramas de uma Educação Ambiental”, discente Sandra Lee dos Santos Ribeiro.
Banca Examinadora: Prof. Dr. Gianpaolo Knoller Adomilli (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Teresa de JesusPaz Martins Lenzi (FURG), Prof. Dr. Vilmar Alves Pereira (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Leticia Cao Ponso (FURG), Profª. Drª. Cassiane de Freitas Paixão (FURG) e Profª. Drª. Michele Sato (UFMT)
Data/Hora/Local: 27 de setembro de 2019, 15h, Auditorio do ILA, Campus Carreiros.
______________________________________________________________________________________
Defesa de Dissertação: "Um Estudo Bioecológico sobre a Criança com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil e a Intervenção dos Professores em Contextos Socioambientais Distintos”, discente Carla Coutinho Moser.
Banca Examinadora: Profª. Drª. Narjara Mendes Garcia (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Cláudia da Silva Cousin (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Ângela Adriane Schmidt Bersch (FURG) e a Profª. Drª. Rachel Freitas Pereira (UNIPAMPA).
Data/Hora/Local: 27 de junho de 2019, 13:30h, sala 4115, Prédio 4, Campus Carreiros.
______________________________________________________________________________________
Defesa de Tese: "A Formação de Professores no Marco do Projeto Cirandar: Miradas e Escutas desde a Educação Ambiental”, discente Alexandre Cougo de Cougo.
Banca Examinadora: Profª. Drª. Cleuza Maria Sobral Dias (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Daniel Hugo Suárez (UBA), Profª. Drª. Elisabeth Brandão Schmidt (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Maria do Carmo Galiazzi (FURG), Profª. Drª. Carmen Diolinda da Silva Sanches Sampaio (UNIRIO) e a Profª. Drª. Elena Maria Billig Mello (UNIPAMPA).
Data/Hora/Local: 29 de abril de 2019, 14h, sala 15 - SEAD, Campus Carreiros.
______________________________________________________________________________________
Defesa de Dissertação: "A Educação Ambiental na Atuação da Promotoria Especializada do Ministério Público Estadual do Rio Grande - RS: Um Estudo de Caso a partir de Termos de Ajustamento de Conduta Referentes à Poluição Atmosférica”, discente Fernanda Bratz.
Banca Examinadora: Profª. Drª. Vanessa Hernandez Caporlingua (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Simone Grohs Freire (PPGEA/FURG) e a Profª. Drª. Fátima Elizabeti Marcomin (UNISUL).
Data/Hora/Local: 29 de abril de 2019, 14h, sala de videoconferência, NTI, Campus Carreiros.
_______________________________________________________________________________________
Defesa de Dissertação: "O Processo Formativo em Economia Popular Solidária das Lideranças dos Empreendimentos Atendidos pelo Nudese-FURG: Contribuições à Educação Ambiental Crítica”, discente Lúcia Regina Nobre.
Banca Examinadora: Profª. Drª. Lúcia de Fátima Socoowski de Anello (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Dione Iara Silveira Kitzmann (PPGEA/FURG) e o Prof. Dr. Carlos Frederico Bernardo Loureiro (UFRJ).
Data/Hora/Local: 04 de abril de 2019, 14h30, sala de videoconferência, SEAD, Campus Carreiros.
__________________________________________________________________________________________
Defesa de Tese: "O Agir do Movimento Ecológico como Fonte de Educação Ambiental Crítica e Transformadora. Características Originais da EA: A Contribuição do CEA”, discente Antônio Carlos Porciuncula Soler.
Banca Examinadora: Prof. Dr. Carlos Roberto da Silva Machado (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Lúcia de Fátima Socoowski de Anello (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Mara Rejane Vieira Osório (UFPEL), Prof. Dr. Althen Teixeira Filho (UFPEL) e o Prof. Dr. Francisco Quintanilha Veras Neto (UFSC).
Data/Hora/Local: 29 de março de 2019, 14h30, NTI, Campus Carreiros.
________________________________________________________________________________________
Defesa de Tese: "Ontologias Ambientais nas Relações entre a Natureza e o Sagrado no Enfrentamento as Questões Climáticas.”, discente Jacqueline Rogério Carrilho Eichenberger.
Banca Examinadora: Prof. Dr. Vilmar Alves Pereira (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Pablo Angel Meira Cartea (USC), Prof. Dr. Humberto Calloni (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Gianpaolo Adomilli (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Eldon Mull (UPF) e o Prof. Dr. Rogério José Schuck (UNIVATES).
Data/Hora/Local: 29 de março de 2019, 9h,CEAMECIM, Campus Carreiros.
________________________________________________________________________________________
Defesa de Tese: "Sobre Presenças e Ausências na Educação Ambiental Crítica”, discente Alana das Neves Pedruzzi.
Banca Examinadora: Profª. Drª. Elisabeth Brandão Schmidt (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Paula Corrêa Henning (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Simone Grohs Freire (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Ivo Dickmann (UNOCHAPECÓ) e o Prof. Dr. Cláudio Tarouco de Azevedo (UFPEL).
Data/Hora/Local: 29 de março de 2019, 14h, Sala 4110, Prédio 4, Campus Carreiros.
_________________________________________________________________________________________
Defesa de Dissertação: "Letramento Ambiental no Contexto Formativo do Projeto Cirandar: Entre Cartas, Diários e Relatos que Registram a Experiência Docente”, discente Andressa Queiroz Souza.
Banca Examinadora: Profª. Drª. Elisabeth Brandão Schmidt (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Narjara Mendes Garcia (PPGEA/FURG) e o Prof. Dr. Ivo Dickmann (UNOCHAPECÓ).
Data/Hora/Local: 28 de março de 2019, 14hs, sala 4110, Prédio 4, Campus Carreiros.
________________________________________________________________________________________
Defesa de Tese: "Educação Ambiental: Um Complexo Orientador da Práxis Humana”, discente Tamires Lopes Podewils.
Banca Examinadora: Prof. Dr. Luis Fernando Minasi (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Cláudia da Silva Cousin (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Elisabeth Brandão Schmidt (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Vânia Alves Martins Chaigar (FURG), Prof. Dr. Ivo Dickmann (UNOCHAPECÓ) e a Profª. Drª. Neiva Afonso Oliveira (UFPEL).
Data/Hora/Local: 28 de março de 2019, 8h30, Sala 4110, Prédio 4, Campus Carreiros.
_________________________________________________________________________________________
Defesa de Dissertação: "Mulheres, Pampa e Natureza: Um Olhar Para a Educação Ambiental”, discente Juliana Corrêa Pereira Schlee.
Banca Examinadora: Profª. Drª. Paula Corrêa Henning (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Paula Regina Costa Ribeiro (FURG) , Profª. Drª. Elisabeth Brandão Schmidt (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Virgínia Tavares Vieira (FURG), Profª. Drª. Ana Maria Colling (UFGD) e a Profª. Drª. Angela Dillman Nunes Bicca ( IFSUL).
Data/Hora/Local: 26 de março de 2019, 9hs, sala de videoconferência, CEAMECIM, Campus Carreiros.
________________________________________________________________________________________
Defesa de Dissertação: "A Educação Ambiental e o Uso Sustentável de Mauritia Flexuosa "Buriti" na Comunidade de Parinari na Amazônia Peruana”, discente Anthony Franco Rojas Flores.
Banca Examinadora: Profª. Drª. Dione Iara Silveira Kitzmann (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Lúcia de Fátima Socoowski de Anello (PPGEA/FURG) e o Prof. Dr. Flávio Antônio Mães dos Santos (UNICAMP).
Data/Hora/Local: 11 de março de 2019, 9hs, sala 15, SEAD, Campus Carreiros.
__________________________________________________________________________________________
Defesa de Dissertação: "Educação Ambiental em Unidades de Conservação: Uma Experiência de Gestão”, discente Gisleine Cruz Portugal.
Banca Examinadora: Profª. Drª. Dione Iara Silveira Kitzmann (PPGEA/FURG), Prof. Dr. José Vicente de Freitas (PPGEA/FURG) e a Profª. Drª. Sandra Regina Lestinge (UFPI).
Data/Hora/Local: 15 de fevereiro de 2019, 9hs, sala 15, SEAD, Campus Carreiros.
____________________________________________________________________________________________
Defesa de Dissertação: "Mar à Vista da Educomunicação Socioambiental: Apropriações Socioambientais da Zona Costeira no Circuito Tela Verde (edição de estreia)”, discente Rachel Aline Hidalgo Munhoz.
Banca Examinadora: Prof. Dr. José Vicente de Freitas (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Humberto Calloni (PPGEA/FURG), o Prof. Dr. Rafael Nogueira Costa (UFRJ) e o Prof. Dr. Claudemir Edson Viana (ECA/USP).
Data/Hora/Local: 30 de janeiro de 2019, 9hs, sala 4110, Campus Carreiros.
____________________________________________________________________________________________
Defesa de Dissertação: "Formação de Educadores(as) Ambientais no Contexto do Licenciamento Ambiental do Município do Rio Grande”, discente Alex Nunes Molina.
Banca Examinadora: Prof. Dr. Luis Fernando Minasi (FURG), Prof. Dr. José Vicente de Freitas (PPGEA/FURG) e a Profª. Drª. Silvana Maria Gritti (UNIPAMPA).
Data/Hora/Local: 19 de dezembro de 2018, 8hs, sala 4110, Campus Carreiros.
____________________________________________________________________________________________
Defesa de Tese: "A Constituição de Educadores Ambientais no campo das Ciências do Mar: Estudo de caso do curso de Oceanologia da FURG”, discente Luiz Carlos Krug
Banca Examinadora: Prof. Dr. Luís Fernando Minasi (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Cleuza Maria Sobral Dias (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Elisabeth Brandão Schmidt (PPGEA/FURG), a Profª. Drª. Lilian Medeiros de Mello (UFPR), o Prof. Dr. Antônio Fernando Silveira Guerra (UNIVALI), a Profª. Drª. Silvana Maria Gritti (UNIPAMPA) e a Profª. Drª. Carla Valeria Leonini Crivellaro (UNIPAMPA).
Data/Hora/Local: 10 de outubro de 2018, 14hs, Anfiteatro - SEAD, FURG.
_______________________________________________________________________________________
Defesa de Dissertação: "Cada pessoa é uma história em construção: a participação social no contexto da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente”, discente Ana Lúcia Ruiz Goulart
Banca Examinadora: Prof. Dr. José Vicente de Freitas (FURG), Profª. Drª. Dione Iara Silveira Ktzmann (PPGEA/FURG), a Profª. Drª. Rita Silvana Santana dos Santos (UNB) e a Profª. Drª. Sandra Regina Lestinge (UFPI).
Data/Hora/Local: 18 de setembro de 2018, 15hs, sala 4111, Campus Carreiros.
_______________________________________________________________________________________
Defesa de Tese: "Princípios da Educação Ambiental na auriculoterapia: A resolutividade da dor de usuários da Atenção Primária à Saúde”, discente Carliuza Oriente Luna
Banca Examinadora: Profª. Drª. Marta Regina Cezar Vaz (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Narjara Mendes Garcia (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Valdecir Zavarese da Costa (UFSM), Profª. Drª. Maria Denise Shimith (UFSM) e a Profª. Drª. Daiani Modernel Xavier (FURG).
Data/Hora/Local: 31 de agosto de 2018, 14hs, Área acadêmica do Hospital Universitário, FURG.
_______________________________________________________________________________________
Defesa de Dissertação: "Educação Ambiental e Educação em Tempo Integral: Limites e desafios na escola pública, um estudo de caso”, discente Denise Bastos das Neves
Banca Examinadora: Prof. Dr. Luis Fernando Minasi (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Claudia Cousin (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Narjara Mendes Garcia (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Cleuza Maria Sobral Dias (FURG) e a Profª. Drª. Silvana Maria Gritti (UNIPAMPA).
Data/Hora/Local: 06 de agosto de 2018, 14hs, APROFURG, Campus Carreiros.
Defesa de Tese: "A rede de tutela da fauna silvestre e a Educação Ambiental crítica e transformadora: Uma interlocução para a desobjetificação dos animais”, discente Greici Maia Behling
Banca Examinadora: Profª. Drª. Vanessa Hernandez Carpolingua (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Simone Freire (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Francisco Quintanilha Veras Neto (FURG), Prof. Dr. Carlos Frederico Bernardo Loureiro (UFRJ), Profª. Drª. Carla Forte Maiolino Molento (UFPR) e a Profª. Drª. Maria do Carmo Galiazzi (FURG).
Data/Hora/Local: 17 de agosto de 2018, 14hs, Sala 15 Webconferência SEaD, Campus Carreiros.
Defesa de Tese: "Revolução Estética e Educação Ambiental: Uma proposta de oposição ao fetichismo, à alienação e à ideologia capitalista”, discente Wagner Valente dos Passos
Banca Examinadora: Prof. Dr.Carlos Roberto da Silva Machado (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Luciana Netto Dolci (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Michèle Sato (UFMT), Prof. Dr. Pablo René Estévez Rodríguez (UCLV), Prof. Dr. Marcelo Roberto Gobatto (FURG), Prof. Dr. Fernando Rafael Cunha (FURG), Prof. Dr. Alfredo Guillermo Martin Gentini (FURG)
Data/Hora/Local: 20 de julho de 2018, 14hs, Sala de Webconferência SEaD, Campus Carreiros.
Defesa de Dissertação: "A prática dos professores de Língua Portuguesa orientada pelos PCN: Educação Ambiental por meio dos Gêneros Textuais”, discente Joelma Madruga Furtado
Banca Examinadora: Prof. Dr. Luis Fernando Minasi (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Narjara Mendes Garcia (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Luciana Netto Dolci (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Rosely Diniz da Silva Machado (FURG) e a Profª. Drª. Silvana Maria Gritti (UNIPAMPA)
Data/Hora/Local: 28 de junho de 2018, 8h30min, Sala 1101, Pav. 1 - Campus Carreiros.
Defesa de Tese: "Possibilidades da Educação Ambiental crítica para o controle social dos atos ambientais do estado a partir da participação nos processos decisório administrativos ambientais no município de Pelotas/RS”, discente Mateus Lopes da Silva
Banca Examinadora: Profª. Drª. Vanessa Hernandez Caporlingua (PPGEA/FURG), Prof. Dr. José Vicente de Freitas (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Carlos Roberto da Silva Machado (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Jeferson Dytz Marin (UCS) e a Profª. Drª. Luciara Bilhalva Corrêa (UFPEL).
Data/Hora/Local: 16 de maio de 2018, 14hs, Sala de Webconferência do NTI, Campus Carreiros.
Defesa de Dissertação: "Educação Ambiental no processo de gestão dos resíduos de serviço de saúde: Hospital universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr – HU FURG”, discente Cilene de Oliveira Ortiz
Banca Examinadora: Profª. Drª. Dione Iara Silveira Kitzmann (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Lúcia de Fátima Socoowski de Anello (PPGEA/FURG) e a Profª. Drª. Luciara Bilhalva Corrêa (UFPEL).
Data/Hora/Local: 14 de maio de 2018, 9h30min, Sala 4115, Pav. 4 - Campus Carreiros.
Defesa de Dissertação: "A Educação Ambiental na sustentabilidade do Agronegócio: O caso da Bunge no extremo sul do Brasil", discente João Paulo Laranjo Velho
Banca Examinadora: Prof. Dr. Carlos Roberto da Silva Machado (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Ségio Botton Barcellos (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Caio Floriano dos Santos (FURG) e a Profª. Drª. Leticia Lourdes Chiglino Mendizabal (CURE).
Data/Hora/Local: 19 de abril de 2018, 9h, Sala 4115, Pav. 4 - Campus Carreiros.
Defesa de Tese: "A vida, a arte e a Educação Ambiental nos travessamentos de uma Natureza Pampeana", discente Renata Lobato Schlee.
Banca Examinadora: Profª. Drª. Paula Corrêa Henning (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Paula Regina Costa Ribeiro (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Virgínia Tavares Vieira (FURG), Prof. Dr. Cleber Gibon Ratto (UNILASALLE) e a Profª. Drª. Roselaine Albernaz (IFSUL/PELOTAS).
Data/Hora/Local: 6 de abril de 2018, 15h, Sala 4115, Pav. 4 - Campus Carreiros.
Defesa de Tese: "O gênero nas malhas discursiva do desenvolvimento sustentável: Emergências, Bio/Ecopolíticas e dispositivos em ação", discente Dárcia Amaro Ávila.
Banca Examinadora: Profª. Drª. Paula Regina Costa Ribeiro (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Paula Corrêa Henning (PPGEA/FURG), Prof. Dr. José Vicente de Freitas (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Teresa Vilaça (UMINHO), Profª. Drª. Michèle Sato (UFMT) e a Profª. Drª. Shaula Sampaio (UFF).
Data/Hora/Local: 3 de abril de 2018, 8h30min, Sala 1 CEAMECIM, Campus Carreiros.
Defesa de Tese: "Horizontes compreensivos da Educação Ambiental do Campo: Contribuição às outridades do Campo", discente Lisiane Costa Claro.
Banca Examinadora: Prof. Dr. Vilmar Alves Pereira (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Gianpaolo Knoller Adomilli (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Simone Grohs Freire (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Michèle Sato (UFMT) e a Profª. Drª. Patrícia Weiduschadt (UFPEL).
Data/Hora/Local: 2 de abril de 2018, 8h30min, Sala 4115, Pav. 4, Campus Carreiros.
Defesa de Dissertação: "RPG e Educação Ambiental: A complexidade dos jogos e suas contribuições para o ensino formal de Educação Ambiental", discente Alexandre Silva da Silva
Banca Examinadora: Prof. Dr. Humberto Calloni (PPGEA/FURG), Prof. Dr. André Luis de Castro Freitas (PPGEA/FURG) e o Prof. Dr. Alfredo Guillermo Martin.
Data/Hora/Local: 29 de março de 2018, 14h, Sala 4110, Pav. 4, Campus Carreiros.
Defesa de Dissertação: "Olhares sobre os processos do Trabalho Técnico Social, junto aos moradores reassentados nos conjuntos residenciais Getúlio Vargas I e II na perspectiva da Educação Ambiental Transformadora", discente Anderson Pires de Souza
Banca Examinadora: Profª. Drª. Lúcia de Fátima Socoowski de Anello (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Dione Iara Silveira Kitzmann (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Maria Odete da Rosa Pereira (FURG) e a Drª. Danieli Veleda Moura.
Data/Hora/Local: 29 de março de 2018, 14h30min, Sala 4115, Pav. 4, Campus Carreiros.
Defesa de Dissertação: "Educação Estético-Ambiental na formação de professores: Transformações e percepções possíveis a partir da linguagem teatral", discente Pauline Apolinário Czarneski Rezende
Banca Examinadora: Profª. Drª. Narjara Mendes Garcia (PPGEA/FURG) Profª. Drª. Luciana Netto Dolci (PPGEA/FURG) e a Profª. Drª. Diana Paula Salomão de Freitas (UNIPAMPA)
Data/Hora/Local: 28 de março de 2018, 14h, Sala 4110, Pav. 4, Campus Carreiros.
Defesa de Tese: "Cativeiros de animais para exibição e a Educação Ambiental: Implicações éticas contemporâneas", discente Karine Ferreira Sanchez
Banca Examinadora: Prof. Dr. Humberto Calloni (PPGEA/FURG), Prof. Drª. Elisabeth Brandão Schmidt (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Giovanni Nachtigall Maurício (UFPEL), Profª. Drª. Fernanda Luiza Fontoura de Medeiros (UNILASALLE), Profª. Drª. Cristina Maria Loyola Zardo (FURG) e o Prof. Dr. Alfredo Guillermo Martin Gentini.
Data/Hora/Local: 27 de março de 2018, 14h, Sala 4115, Pav. 4, Campus Carreiros.
Defesa de Dissertação: "Educação Ambiental nas famílias: Interfaces entre as práticas parentais e os saberes ambientais", discente Mariana Costa Neuwald
Banca Examinadora: Profª. Drª. Narjara Mendes Garcia (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Luciana Netto Dolci (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Lirene Finkler (UNILASALLE) e a Profª. Drª. Maria Angela Mattar Yunes (UNIVERSO).
Data/Hora/Local: 27 de março de 2018, 19h, Sala 15 Webconferência SEaD, Campus Carreiros.
Defesa de Dissertação: "Reconhecimento e possibilidades para os Fundamentos Éticos da Educação Ambiental: Um estudo da obra de Enrique Leff", discente João Fernando Ferrari Nogueira.
Banca Examinadora: Prof. Dr. Vilmar Alves Pereira (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Humberto Calloni (PPGEA/FURG) e a Profª. Drª. Adriana Massaê Kataoka (UNICENTRO-PR).
Data/Hora/Local: 26 de março de 2018, 9h, Sala 4110, Pav. 4, Campus Carreiros.
Defesa de Dissertação: "O (Não) cumprimento dos Termos de Ajustamento de Conduta e a contribuição da Educação Ambiental em Áreas de Preservação Permanente no município de Palmeira das Missões - RS", discente Jeferson Rosa Soares.
Banca Examinadora: Profª. Drª. Dione Iara Silveira Kitzmann (PPGEA/FURG) Profª. Drª. Lúcia de Fátima Socoowski de Anello (PPGEA/FURG) e a Profª. Drª. Irene Carniatto (UNIOESTE).
Data/Hora/Local: 16 de março de 2018, 10h, Sala de Webconferência do NTI, Campus Carreiros.
Defesa de Dissertação: "A Educação Ambiental e sua produção científica: Tensionamentos, relações de força e produção de verdades", discente Lorena Santos da Silva.
Banca Examinadora: Profª. Drª. Paula Corrêa Henning (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Paula Regina Costa Ribeiro (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Bárbara Hees Garré (IFSUL/PELOTAS) e o Prof. Dr. Jarbas Santos Vieira (UFPEL).
Data/Hora/Local: 9 de março de 2018, 14h, Sala 4110, Pav. 04 Campus Carreiros.
Defesa de Dissertação: "A Educação Ambiental e suas estratégias de governamento no jogo eletrônico Minecraft", discente Elisângela Barbosa Madruga.
Banca Examinadora: Profª. Drª. Paula Corrêa Henning (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Vilmar Alves Pereira (PPGEA/FURG) e a Profª. Drª. Ana Clara Corrêa Henning (UFPEL).
Data/Hora/Local: 7 de março de 2018, 14h, Sala 4115, Pav. 04 Campus Carreiros.
Defesa de Tese: "Educação Ambiental e o ensino de Administração: Desafios e Perspectivas - Um estudo de caso no curso de Administração da FURG", discente Suzana de Oliveira Malta.
Banca Examinadora: Prof. Dr Humberto Calloni (FURG), Profª. Drª. Elisabeth Brandão Schmidt (FURG), Profª. Drª. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG), Profª. Drª. Luciana Florentino Novo (UFPEL), Prof. Dr. Gomercindo Ghiggi (UFPEL).
Data/Hora/Local: 30 de novembro de 2017, 14h, Sala 4110, Pav. 04 Campus Carreiros.
Defesa de Tese: "Inovações e recorrências na matriz discursiva do Tratado de Educação Ambiental para Sociedade Sustentáveis e Responsabilidade Global (entre a Eco 92 e a Rio+20)", discente Ieda Maria Duval de Freitas.
Banca Examinadora: Prof. Dr. José Vicente de Freitas (FURG), Prof. Dr. Gianpaolo Knoller Adomilli (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Gisele Vasconcelos Dziekaniak (FURG), Prof. Dr. Valdo Hermes de Lima Barcelos (UFSM) e Profª Luciara Bilhalva Corrêa (UFPEL).
Data/Hora/Local: 28 de setembro de 2017, 8h30min, Sala 4115, Pav. 4 Campus Carreiros.
Defesa de Tese: "La Educación Estético-Ambiental en la formación de educadores(as)", discente Lurima Estevez Alvarez
Banca Examinadora: Profª. Drª. Elisabeth Brandão Schmidt (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Pablo René Estévez Rodríguez (UCLV), Profª. Drª. Narjara Mendes Garcia (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Elena Maria Billig Mello (UNIPAMPA), Profª. Drª. Diana Paula Salomão de Freitas (UNIPAMPA) e a Profª. Drª. Cleiva Aguiar de Lima (IFRS).
Data/Hora/Local: 25 de agosto de 2017, 15h, Sala de videoconfêrencia do CEAMECIM, Campus Carreiros.
Defesa de Tese: "Formação continuada, Educação Ambiental e Educação Integral em uma escola de tempo integral do Rio Grand/RS", discente Juliane de Oliveira Alves
Banca Examinadora: Profª. Drª. Susana Inês Molon (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Elisabeth Brandão Schmidt (PPGEA/FURG), Profª Drª Gabriela Medeiros Nogueira (FURG), Profª. Drª. Elí Terezinha Henn Fabris (UNISINOS) e pela Profª. Drª. Maria Luisa Xavier (UFRGS)
Data/Hora/Local: 30 de junho de 2017, 14h, Sala de webconfêrencia SEAD, Campus Carreiros
Defesa de Dissertação: "A Educação Ambiental para os Resíduos da Contrução Civil no Município do Rio Grande/RS", discente Daniele Kalil Juliano
Banca Examinadora: Profª. Drª. Vanessa Hernandez Caporlingua (PPGEA/FURG), Prof. Dr. José Vicente de Freitas (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Jefferson Rodrigues dos Santos (IFRS - Rio Grande).
Data/Hora/Local: 25 de abril de 2017, 15h, Sala 4110, Pav. 04 Campus Carreiros
Defesa de Tese: "Sobre a condição e a existência humana: Contribuições aos fundamentos da educação ambiental", discente Filipi Vieira Amorim
Banca Examinadora: Prof. Dr. Humberto Calloni (PPGEA/FURG), Profª Drª Maria do Carmo Galiazzi (FURG), Prof. Dr. Vilmar Alves Pereira (PPGEA/FURG) pelo Prof. Dr. Gomercindo Ghiggi (UFPEL) e pela Profª. Drª. Michèle Sato (UFMT)
Data/Hora/Local: 18 de abril de 2017, 14h, Sala de webconfêrencia SEAD, Campus Carreiros
Defesa de Tese: "Ideologia e Produção do Conhecimento Científico no Campo da Educação Ambiental: Uma Análise da Perspectiva Crítica nos Trabalhos Publicados na Revista Pesquisa em Educação Ambiental (REPEA) de 2010 a 2015" discente Ricardo Gauterio Cruz
Banca examinadora: Prof. Dr. Luis Fernando Minasi (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Carlos Roberto da Silva Machado (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Vilmar Alvez Pereira (PPGEA/FURG), Profª. Drª. Liliana Soares Ferreira (UFSM), Prof. Dr. Robinson dos Santos (UFPEL), Prof. Dr. Avelino da Rosa Oliveira (UFPEL),
Data/Hora/Local: 07 de abril de 2017, 8h30min, Sala 4110, Pav. 04 - Campus Carreiros
Defesa de Tese: "Educação Ambiental e os Lugares das Infâncias: O que dizem as crianças que vivenciam o acolhimento institucional", discente Raquel Cunha Cruz
Banca examinadora: Profª. Drª. Simone dos Santos Paludo (PPGEA/FURG), Prof. Dr. Rogério Costa Wurdig (UFPEL) pela Profª. Drª. Claudia da Silva Cousin (PPGEA/FURG), pela Profª. Drª Eliane da Silva Meirelles Leite (FURG) e Josiane Lieberknecht Watthier Abaid (UNIFRA)
Data/Hora/Local: 03 de abril de 2017, 9h, NTI - Campus Carreiros
-
-
04/06/202010h00Notícia
-
01/11/201809h57Notícia
-
24/07/201812h35Notícia
Ciclo Lectivo
Calendario
1er semestre / 2020
→ 17 al 19/02 - Matrícula de alumnos regulares (online)
→ 27/02 a 02/03 - Matrícula para alumnos especiales (online)
→ 03/03 - Divulgación de estudiantes especiales seleccionados
→ 04 y 05/03 - Matrículas para alumnos especiales
→ 09/03 - INICIO DEL PRIMER PERIODO DE LETRAS
→ 16/03 - Reunión semestral con profesores y alumnos de PPGEA
→ MAYO - Inscripción a la selección de Maestros y Doctorados 2020
Horarios de Clase
→ Se encuentran los horarios de las disciplinas referentes a 2020 aqui.
-
03/10/201713h31Notícia
Ediciones
Ingresso Regular
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
Alunos Especiais
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
Estágio Pós-doutoral
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
Docentes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
Bolsas de Estudo
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
-
03/10/201713h29Notícia
Infraestructura
Laboratórios
Biblioteca
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
-
03/10/201713h28Notícia
-
03/10/201713h26Notícia
Estructura Curricular
Disciplinas
- → Abordaje ecológico del desarrollo humano (M/D)
-
→ La educación como propuesta pedagógica (M/D)
- → Abordaje socio-histórico y la educación ambiental (M/D)
- → Ambiente y desarrollo a partir del abordaje del educador ambiental (M/D)
- → Análisis textual discursivo (M/D)
- → Arte y ecología (M/D)
- → Las relaciones de pertenencia en la constitución de educadores ambientales (M/D)
- → Las tres ecologías de Félix Guattari I (M/D)
- → Las tres ecologías de Félix Guattari II (M/D)
- → Comprender la legislación ambiental para una Educación Ambiental Transformadora (M/D)
- → Currículo, cultura, formación docente y educación ambiental (M/D)
- → Diálogos en educación ambiental I (M/D)
- → Diálogos en educación ambiental II (M/D)
- → Educación ambiental y complejidad (M/D)
- → Educación ambiental y el materialismo histórico (M/D)
- → Educación ambiental ecomunitarista (M/D)
- → Educación ambiental marina (M)
- → Educación ambiental en la enseñanza formal (M/D)
- → Educación ambiental, culturas y estudios posestructuralistas (M/D)
- → Pasantía docente II (D)
- → Pasantía docente I (D)
- → Pasantía docente (M)
- → Estudios avanzados (D)
- → Estudios individuales (M/D) - OBLIGATORIA
- → Ética (M/D)
- → Filosofía de la educación ambiental (M/D)
- → Fundamentos de las ecologías de sistemas (M/D)
- → Hermenéutica de la educación ambiental (M/D)
- → Metodología de la investigación en educación (M/D)
- → Políticas públicas de la educación ambienta (M/D)
- → Principios de la educación ambiental (M/D)
- → Seminario de tesina (M) -OBLIGATORIA
- → Seminario de tesis doctoral (D) -OBLIGATORIA
- → Sociología y la dialéctica del medio ambiente (M/D)
- → Sociología y medio ambiente (M/D)
- → TE: la complejidad de Edgar Morin I (M/D)
- → TE: arte y educación estético-ambiental (M/D)
- → TE: dialogando con Michel Foucault (M/D)
- → TE: educación ambiental crítica (M/D)
- → TE: educación ambiental en las instancias del ciberespacio I (M/D)
- → E: educación ambiental en las instancias do ciberespacio II (M/D)
- → TE: educación ambiental: marcos de fundamentación y modelos teóricos contemporáneos (M/D)
- → TE: niñez, globalización y participación del grupo social de los niños (M/D)
- → TE: Karl Marx y la naturaleza I (M/D)
- → TE: Karl Marx y la naturaleza I (M/D)
- → TE: lecturas de Paulo Freire I (M/D)
- → TE: lecturas de Paulo Freire II (M/D)
- → TE: leyendo Mészáros más allá del capital (M/D)
- → TE: metodología de investigación en educación II (M/D)
- → TE: sociedad, medio ambiente y territorialidad (M/D)
-
03/10/201713h26Notícia
Investigación
Linhas de Pesquisa
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
Grupos de Pesquisa
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
Projetos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
-
03/10/201713h25Notícia
Presentación
LOS PRIMEROS TIEMPOS DEL PPGEA
La Maestría en Educación Ambiental – MEA – nació de la percepción de la importancia de la educación ambiental para hacer frente a la actual crisis socioambiental brasileña y mundial, facilitada por la filosofía que la FURG ya había definido para si en los años 70, y por la experiencia acumulada en la enseñanza de posgrado lato sensu por el entonces Departamento de Educación y Ciencias del Comportamiento – DECC (actual Instituto de Educación – IE). De esta manera fue que, en 1993, se articuló un grupo pluridisciplinario de docentes (adjudicados en el DECC, en los Departamentos de Oceanografía y de Física) quienes, después de hablar con el entonces Rector, resolvieron dar inicio al proceso de organización de la MEA, creando una Comisión, de la cual el Prof. Dr. Sirio Velasquez fue electo coordinador. Una vez armada, la propuesta fue encaminada a los Consejos Superiores de la FURG y, pos aprobada por aquellos, fue enviada al MEC (Ministerio de la Educación). Se organizó, entonces, la primera selección de alumnos, constituida por un examen en escrito, análisis de pre-proyecto de tesina y entrevista. El examen escrito, basado en bibliografía previamente indicada, constaba de tres preguntas relativas a las tres áreas siguientes: Fundamentos Filosóficos de la Educación Ambiental, Fundamentos de la Ecología y Teoría Pedagógica. En ese proceso, cinco alumnos fueron seleccionados. La respuesta recibida desde el MEC recomendaba la abertura de una carrera de especialización, teniendo en vista la falta de experiencia de Brasil en el área de la Educación Ambiental. La comisión organizadora del MEA decidió mantener la Carrera en el nivel Maestría. Esta fue transformada en Comisión de Carrera y el apoyo efectivo del Rectorado se tradujo en fornecer un aula para uso exclusivo del MEA. La clase inaugural del MEA tuvo lugar el 5 de septiembre de 1994, con una palestra dictada por el Prof. Dr. Sirio Velasquez.
HISTÓRICO DE COORDINACIONES DEL PPGEA
Coordinadora: Simone Grohs Freire
Coordinadora Adjunta: Luciana Netto Dolci
Secretaria: Carina Gaspar Arejano Ballester
Pasante: Darlan Goulart
HORARIO DE ATENCIÓN DE LA SECRETARIA DEL PPGEA:
Lunes _________ Tarde: de las 13:00 a las 17:30
Martes ___________ Mañana y Tarde: de las 08h a las 12h / de las 13:30 a las 17:30
Miércoles __________ Mañana y Tarde: de las 08h a las 12h / de las 13:30 a las 17:30
Jueves __________ Tarde: de las 13:00 a las 17:30
Viernes ___________ Mañana y Tarde: de las 08h a las 12h / de las 13:30 a las 17:30