Presentación

El Programa de Posgrado en Educación Ambiental tiene por objetivo la formación de docentes-investigadores capaces de contribuir a la producción y promoción de conocimientos y su transformación en el campo de la Educación Ambiental y sus múltiples dimensiones. De esta forma, visa la formación de recursos humanos en Educación Ambiental para todas las áreas del conocimiento. En el contexto actual, prácticamente todas las áreas del conocimiento desarrolladas por la FURG (Universidad Federal de Rio Grande) poseen vínculos con la Educación Ambiental, como consta en lo mencionado. El Programa resulta de la creación de la carrera de maestría, en 1994 y de la carrera de doctorado, en 2006. La propuesta del Programa está basada en una perspectiva interdisciplinaria y cuenta con la integración de docentes vinculados a las distintas carreras o unidades de carreras que componen la nueva estructura organizacional de la institución. Suele suceder que profesores que actúan en distintas carreras de grado terminen realizando, como consecuencia, un acercamiento y estímulo más agudo con relación a los dicentes de diferentes áreas del conocimiento que, en efecto, pasan a involucrarse en actividades desarrolladas en los eventos promocionados y, posteriormente, en la búsqueda por el Programa de Educación Ambiental (maestría y doctorado) como opción de calificación en nivel Posgrado. Ese movimiento de sensibilización ha conformado una tendencia positiva hacia nuestro Programa de Posgrado.

Planejamento estratégico

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PPGEA – 2025 – 2029

 

Conforme o Projeto Pedagógico do Curso, o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, desde a sua criação em 05/09/1994, vem desenvolvendo ações de pesquisa, ensino e extensão comprometidas com a produção e divulgação do conhecimento e com a formação de educadores ambientais, tecendo uma rede de informações gerais e específicas as quais, de variadas maneiras, têm atingido a população. As dissertações defendidas e as teses (em 2008 foi defendida a primeira tese em Educação Ambiental) tratam de temáticas pertinentes ao ambiente regional com fortes repercussões no contexto global.

Ainda de acordo com o projeto do curso, o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental possui apenas uma área de concentração: Educação Ambiental. A abordagem dos conteúdos nas disciplinas, leituras dirigidas e práticas de pesquisa que compõem o curso de mestrado e, o curso de doutorado, converge para a ênfase na reflexão e ação sobre o meio social e natural, desencadeando atividades que extrapolam as discussões em sala de aula, atingindo grupos sociais de diferentes expressões culturais e escolas da região. Assume, assim, um caráter interdisciplinar, quando professores e estudantes transitam nas diversas disciplinas, inerentes ou não ao elenco proposto para o curso, buscando a colaboração que cada um possa fornecer a respostas ou propostas alternativas para as questões identificadas na comunidade ou para os estudos empreendidos. Há o trabalho interdisciplinar na composição das 03(três) Linhas de Pesquisa do curso, em que professores de diferentes projetos trabalham de forma a atingir os objetivos das Linhas.

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental –PPGEA da FURG consiste na formação, a partir das mais diversas áreas do conhecimento, de EDUCADORES AMBIENTAIS, isto é, profissionais que estejam preparados para “  Aprofundar a compreensão crítica da atual crise socioambiental no Brasil e no mundo, visando superar a visão fragmentada desta realidade, construindo processos interdisciplinares, críticos e dialógicos”. Tais profissionais estarão capacitados para exercer atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão em/de instituições educacionais e em organismos sociais e empresariais que demandem conhecimentos relacionados à Educação Ambiental, devendo ter domínio de temas que englobem, dentre outras, as ciências humanas, as sociais e aplicadas e as ciências naturais. 

Para além das dimensões que permeiam o PPGEA na FURG, ainda quatro dimensões orientaram o conjunto de ações no PPGEA no quadriênio 2025-2029: Interação do coletivo; Pluralidade de saberes; Mobilização diante dos desafios.

■       Integração do coletivo – Promover a integração e constituição do coletivo através da organização e promoção de espaços de convívio, diálogo, parcerias institucionais e interinstitucionais, mediação de conflitos internos, atenção às necessidades e prioridades para a garantia da qualidade das relações no Programa.

■       Pluralidade de Saberes – Respeito à pluralidade de vertentes e concepções em Educação Ambiental, estimulando a realização de diálogos dentro e entre as linhas de pesquisa do Programa. Fortalecimento e ampliação de ações e pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do programa. Disseminação dos saberes produzidos no PPGEA e construídos em articulação com a Educação Básica, outros parceiros sociais e a comunidade em geral.

■        Mobilização diante dos desafios – Mobilizar os integrantes do programa em desenvolver estratégias de valorização, promoção e comunicação das ações em Educação Ambiental como forma de resistência contra políticas, ideias e posturas conservadoras e opressoras diante dos direitos humanos e democráticos.

Nesse sentido, o planejamento do Programa, em sintonia com os valores definidos pela pós-graduação na FURG, volta-se à “Promover o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, e do ensino de pós-graduação, articulando-o com os demais níveis e modalidades da educação, em sintonia com as políticas definidas pelos Conselhos Superiores, visando à produção e divulgação do conhecimento e ao aprimoramento das condições da formação técnica, humanística e cidadã dos estudantes”. Sendo assim, pensamos o planejamento com vistas ao desenvolvimento futuro do programa de forma a contemplar os desafios nacionais e/ou internacionais da área na respectiva produção do conhecimento, bem como, seus propósitos na melhor formação de seus alunos e suas metas quanto à inserção social dos alunos egressos. A meta de agregar novos doutores em Educação e/ou com significativa produção na área da Educação tem sido uma preocupação constante, conforme consta dos últimos relatórios DATACAPES, e nas ações relatadas e relacionadas à internacionalização e aos convênios internacionais e nacionais. Alinhado com os objetivos do PDI institucional, apresentamos na sequência os objetivos estratégicos da gestão do PPGEA para o quadriênio 2025-2029:

 

  1. Dimensão Ensino e Aprendizagem

Curto prazo:

- Realizar ações de ensino integradas com outros Programas de Pós-Graduação, em especial o PPGEdu.

-Oferecer atividades formativas nas diversas áreas de conhecimento, estabelecendo a interdisciplinaridade como parte das ações de ensino em Educação Ambiental.

- Incentivar a realização de disciplinas em horários alternativos, como no vespertino, noturno, sábado ou em períodos concentrados.

- Promover oficinas e cursos de formação para os egressos da graduação, como forma de ampliar as possibilidades de aprovação no processo seletivo do mestrado.

Médio prazo:

- Planejar estrategicamente a renovação do corpo docente do programa.

- Promover espaços de formação continuada para os docentes e de diálogos entre as linhas de pesquisa do Programa.

- Revisar as disciplinas ofertadas, visando contemplar estudos específicos e temas contemporâneos relacionados à Educação Ambiental.

Longo prazo:

-Zelar pela aderência, coerência e consistência interna das ações dos docentes do programa.

- Estimular o fomento de práticas de integração entre o programa e a graduação.

- Estimular práticas e ambientes inovadores de ensino.

 

  1. Dimensão Produção Científica

Curto prazo:

- Estabelecer medidas e instrumentos de apoio à publicação de artigos científicos.

- Estimular a produção coletiva e solidária, através de dossiês e coletâneas.

Médio prazo:

- Ampliar a quantidade e qualidade da produção científica docente e discente.

- Promover a Integração dos egressos nas ações do PPGEA como possibilidade de permanência do vínculo, incentivo a continuidade da produção científica e acompanhamento solicitado pela CAPES.

Longo prazo:

- Aumentar o número de parcerias, nacionais e internacionais, com atendimento de demandas de pesquisa, ensino e extensão.

- Ampliar os esforços para a captação de recursos externos para bolsas, atividades de pesquisa e funcionamento do PPG.

 

  1. Dimensão Inovação e transferência de conhecimento

Curto prazo:

-- Apoiar e fortalecer as revistas do PPGEA, através da orientação dos editores sobre as normativas da CAPES.

- Promover espaços para debate e diálogos permanentes com pesquisadores de outras unidades da universidade e com a comunidade em geral sobre a Educação Ambiental, como as rodas de conversa e participação em eventos regionais, nacionais e internacionais.

- Promover espaços de disseminação e popularização do conhecimento, com a utilização de novas tecnologias (Instagram, Youtube, Rádio Web, Rádio Universitária, Webconferência, etc.).

- Promover a difusão das pesquisas nos meios de comunicação.

- Realizar a organização do EDEA (evento do programa) em parceria com discentes e docentes, através da mobilização interna e fortalecimento anual do evento.

Médio prazo:

- Captar recursos externos para bolsas, atividades de pesquisa e funcionamento do PPG.

- Participar ativamente do Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em Educação – FORPRED e ampliar a participação docente e discente na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, bem como do FORPRED regional (Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul) e da ANPED Sul.

- Ampliar o número de projetos de pesquisa envolvendo o beneficiamento e agregação de valores de produtos locais e regionais.

- Oferecer serviços de apoio à inovação, empreendedorismo e propriedade intelectual, dentro do campo de conhecimento do programa.

Longo prazo:

- Aumentar o número de parcerias nacionais e internacionais com atendimento de demandas de pesquisa, ensino e extensão.

- Promover a integração do PPG, através da realização de atividades interdisciplinares e inovadoras

 

  1. Dimensão Impacto e relevância econômica e social

Curto prazo:

- Aumentar o número de parcerias com atendimento de demandas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços.

- Contribuir com o desenvolvimento/nucleação de atividades de pesquisa e Pós-Graduação no Estado do RS.

Médio prazo:

- Estimular a participação dos docentes em comissões ou comitês científicos associados à Pós-Graduação.

-Continuar ocupando espaços políticos decisivos no que concerne ao Programa Nacional de Educação Ambiental, GT 22 da Anped Nacional e GT 17 da Anped Regional, que tratam exclusivamente das Pesquisas em EA, Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, FBOMGS, RBJA (Rede Brasileira de Justiça Ambiental) e manter e reforçar como processo de internacionalização a participação efetiva nas redes de Educação Ambiental.

- Estimular a integração das atividades desenvolvidas no programa com as demandas da sociedade.

- Incentivar e ampliar a formação de professores na rede básica de ensino.

Longo prazo:

- Fortalecer o reconhecimento do programa na região e no país, como único PPG de Educação Ambiental.

- Ampliar o número de projetos de pesquisa financiados que apresentem relevância socioambiental.

- Aumentar a visibilidade e a relevância científico-acadêmica do PPG.

 

  1. Dimensão Internacionalização

Curto prazo:

- Oportunizar e fortalecer a mobilidade acadêmica via Programa GCUB de Mobilidade para atração de discentes estrangeiros e via Editais de Mobilidade FURg para envio de discentes ao exterior, assim como através de acordos de colaboração já existentes e que venham a ser implementados de ações individuais de pesquisadores/as.

- Efetivar a participação de professores visitantes estrangeiros e pesquisadores, com experiência internacional, em atividades virtuais, presenciais e também, em estágios pós-doutorais no PPGEA e/ou em articulação com outros cursos de Pós-Graduação da Universidade.

- Atualizar e firmar novos acordos de colaboração internacional para desenvolvimento de pesquisa, intercâmbios e atividades conjuntas.

- Estimular a oferta de disciplinas com a participação de professores de língua espanhola, francesa e inglesa.

- Incentivar à participação dos docentes em editais de pesquisa e dos discentes em programas de intercâmbio.

Médio prazo:

- Promover um currículo interdisciplinar, flexível e atualizado em relação às demandas de internacionalização e da sociedade, através da modalidade virtual, sem descurar a modalidade presencial.

- Realizar a inserção do PPGEA na efetivação e potencialização da FURG como membro da AUGM (Associação de Universidades do Grupo Montevidéu) através da questão ambiental, da educação ambiental e das mudanças climáticas e seus impactos na região do Mercosul.

- Construir um ambiente de acolhimento, e com infraestrutura, para integração internacional a partir do construído no quadriênio anterior.

- Elaborar projetos de captação de recursos para bolsas na potencialização das atividades de qualificação, publicização e funcionamento do PPG.

Longo prazo:

- Consolidar e ampliar as parcerias com pesquisadores e instituições internacionais.

- Aumentar a visibilidade e a relevância científico-acadêmica do programa.

 

  1. Dimensão Gestão e Infraestrutura

Curto prazo:

- Incentivar que o ingresso de docentes considere as necessidades do PPG, a partir de processo prévio de inserção e de conexão de suas áreas específicas de conhecimento com a questão ambiental e a educação ambiental.

- Buscar, institucionalmente, a capacitação da coordenação, da secretaria e do colegiado na e para a gestão do programa.

- Ampliar os momentos de escuta e diálogo entre a coordenação e os demais integrantes dos PPGEA, através de canais de comunicação (e-mail e whatsapp), bem como da realização de um cronograma de permanência presencial da coordenação junto ao Programa para atendimento individual, mediação de conflitos e representação em diferentes momentos formativos.

- Realizar a acolhida semestral dos docentes e discentes, através de aula inaugural, orientações sobre o programa e confraternização para o pertencimento ao PPGEA.

- Dinamizar, aperfeiçoar e atualizar o processo de descredenciamento e recadastramento anual de docentes, a partir dos critérios de qualidade estabelecidos pela CAPES.

 Médio prazo:

- Buscar recursos financeiros, através de diferentes meios, para ampliar aqueles disponibilizados para custeio das atividades e eventos do programa já garantidos pela universidade e entidades oficiais.

- Elaborar projetos de captação de recursos em editais para a qualificação do PPGEA e da gestão do programa, na promoção de eventos (EDEA e de grupos de pesquisa conjuntos).

- Organizar espaços físicos de convivência, através da readequação dos espaços de permanência.

- Fomentar, ainda mais, a utilização da Sala Verde Judith Cortesão, estimulando a inserção social com a comunidade escolar do município, especialmente em relação à educação básica.

- Aprimorar de maneira contínua o processo de autoavaliação do PPG, considerando os parâmetros da avaliação institucional, da avaliação externa e dos problemas e dificuldades identificadas coletivamente.

- Induzir a qualificação dos docentes permanentes dos PPG assim como realizar permanentes autoavaliações participativas.

- Promover processos de avaliação contínuos, especialmente por meio da discussão curricular, em que os docentes e discentes vinculados ao programa, discutam sobre a contribuição das suas atividades no PPGEA para a formação do educador ambiental (egresso);

Longo prazo:

- Consolidar a cultura do planejamento, da avaliação e da autoavaliação.

- Fortalecer as ações de extensão universitária, através do apoio às propostas articuladas com a Educação Básica, interlocução com Movimentos Sociais e outros setores sociais.

Finalmente, destacamos que o acompanhamento e a regulação do planejamento estratégico estão vinculados aos processos de autoavaliação institucional, avaliação externa (CAPES) do PPG, e ao processo de autoavaliação do Programa.