Introduction

The Graduate Program in Environmental Education (PPGEA) aims at qualifying teachers-researchers capable of contributing to the production and dissemination of knowledge and its transformation in the field of Environmental Education in its multiple dimensions. Our major concern is the training of human resources in Environmental Education to all areas of knowledge. Currently, virtually all areas of knowledge developed at FURG have ties with Environmental Education, as already said above. The Program results from the creation of the Master’s Program, in 1994, and the Doctoral Program, in 2006. Based in an interdisciplinary perspective, the Program counts with the integration of teachers linked to different programs or course units that make up the new organizational structure of the Institution. It usually happens that teachers who work in different courses at the undergraduate level end up, as a consequence, showing an approach and a more critical incentive to students from different areas of knowledge that come to get involved in the area of Environmental Education. In parallel, this process results in the direct and indirect participation in activities developed and events promoted, and later they look at the Program (master’s and doctoral degrees) as an option for qualification at the graduate level. This movement of sensitization has been constituted in a positive trend in relation to our Graduate Program.

Doutoranda do PPGEA Ana Furiong faz palestra sobre os impactos das mudanças climática sobre a democracia

PROCESSOS PARTICIPATIVOS DEBATE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A DEMOCRACIA

No âmbito do projeto “Democracia, Desenvolvimento e Direitos Humanos: Desafios do Tempo Presente”, o grupo de pesquisa Processos Participativos na Gestão Pública, coordenado pelo Prof. Dr. Alfredo Alejandro Gugliano (UFRGS), promoverá uma palestra para debater a inter-relação entre mudanças climáticas e processos democráticos.

Com o tema “O Impacto das Mudanças Climáticas sobre a Democracia”, o evento contará com a participação da psicóloga Ana Furlong Antochevis, Mestra e Doutoranda em Educação Ambiental pela FURG, e de André Garcia de Mattos, líder dos catadores de materiais recicláveis e integrante da COOADESPS de Jaguarão/RS. A palestra ocorrerá na próxima quarta-feira (28/08/2024), às 14h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube, disponível em: www.youtube.com/@ProcessosParticipativosUFRGS.

O projeto "Democracia, Desenvolvimento e Direitos Humanos: Desafios do Tempo Presente" é uma iniciativa de uma rede nacional e transdisciplinar de pesquisadores das Ciências Sociais e Aplicadas, que visa integrar a academia com as experiências da sociedade civil e da administração pública. O objetivo é criar um espaço reflexivo e interativo, promovendo o conhecimento acadêmico de forma articulada com os saberes locais produzidos em diversos setores públicos. O projeto aborda questões como a relação entre um meio ambiente ecologicamente equilibrado e a democracia, destacando a importância de garantir esse direito fundamental para as gerações presentes e futuras. A discussão sobre as mudanças climáticas provocadas pela ação humana é central, na qual é enfatizada a necessidade de ações articuladas entre países, em colaboração com a sociedade civil e governos, como evidenciado no caso do Rio Grande do Sul.

Obs: Sua participação e o apoio na divulgação são fundamentais para o sucesso deste debate!