Presentación

El Programa de Posgrado en Educación Ambiental tiene por objetivo la formación de docentes-investigadores capaces de contribuir a la producción y promoción de conocimientos y su transformación en el campo de la Educación Ambiental y sus múltiples dimensiones. De esta forma, visa la formación de recursos humanos en Educación Ambiental para todas las áreas del conocimiento. En el contexto actual, prácticamente todas las áreas del conocimiento desarrolladas por la FURG (Universidad Federal de Rio Grande) poseen vínculos con la Educación Ambiental, como consta en lo mencionado. El Programa resulta de la creación de la carrera de maestría, en 1994 y de la carrera de doctorado, en 2006. La propuesta del Programa está basada en una perspectiva interdisciplinaria y cuenta con la integración de docentes vinculados a las distintas carreras o unidades de carreras que componen la nueva estructura organizacional de la institución. Suele suceder que profesores que actúan en distintas carreras de grado terminen realizando, como consecuencia, un acercamiento y estímulo más agudo con relación a los dicentes de diferentes áreas del conocimiento que, en efecto, pasan a involucrarse en actividades desarrolladas en los eventos promocionados y, posteriormente, en la búsqueda por el Programa de Educación Ambiental (maestría y doctorado) como opción de calificación en nivel Posgrado. Ese movimiento de sensibilización ha conformado una tendencia positiva hacia nuestro Programa de Posgrado.

Dissertação - Lucia Regina Nobre

O processo formativo em economia popular solidária das lideranças dos empreendimentos atendidos pelo nudese-furg: contribuições à educação ambiental crítica

Autor: Lucia Regina Nobre (Currículo Lattes)

Resumo

A presente pesquisa aborda o tema dos processos formativos em Economia Popular Solidária das lideranças dos empreendimentos econômicos solidários atendidos pelo NUDESE - FURG e as contribuições para Educação Ambiental Crítica. Mais especificamente, trata-se de um estudo de caso que investiga as formações dos trabalhadores associados dos empreendimentos estando ancorada no referencial teórico adotado, o materialismo histórico-dialético. Assim, por meio deste método procura-se desvendar a realidade, ou seja, as formas históricas das relações sociais estabelecidas. A pesquisa parte da revisão bibliográfica sobre o tema, bem como da experiência do trabalho que realizamos junto a empreendimentos econômicos solidários, ao longo de dez anos. Além da prática com os trabalhadores, sujeitos da pesquisa, este trabalho contou também com visitas de campo realizadas em cada um dos empreendimentos, questionários fechados, entrevistas semiestruturadas, acompanhamento sistemático e encontros formativos. A metodologia desta pesquisa consistiu em desenvolver e analisar um processo formativo a partir do acompanhamento sistemático das atividades e do entendimento dos participantes dos cursos registrados por meio da realização de entrevistas. Para estabelecer as categorias de análise foi feito o exercício de responder as perguntas propostas para que, desta forma, pudesse estabelecer o ponto de vista da pesquisadora e, assim, sistematizar as vivências como extensionista e por consequência avaliar a influência nos resultados. Tal procedimento permitiu o levantamento das categorias de análise e me preparou para realizar as entrevistas com os sujeitos da pesquisa. Como resultado, apresento os limites e possibilidades da Economia Popular Solidária, ou seja, dos empreendimentos econômicos solidários que já nascem como instrumentos da classe trabalhadora contra o desemprego estrutural e o despotismo do trabalho. Trago também as aproximações da Economia Popular Solidária e da Educação Ambiental Critica, apresentando-as como um grande potencial de transformação social da realidade por estarem diretamente ligadas à prática social elegendo três aproximações centrais que são: categoria trabalho como ponto crucial para o desenvolvimento humano; a aprendizagem como um processo participativo, emancipatório e transformador e por fim ser contra a desumanização.

TEXTO TOTAL

Palavras-chave: Economia popularEducação ambientalEmpreendimentos