Presentación

El Programa de Posgrado en Educación Ambiental tiene por objetivo la formación de docentes-investigadores capaces de contribuir a la producción y promoción de conocimientos y su transformación en el campo de la Educación Ambiental y sus múltiples dimensiones. De esta forma, visa la formación de recursos humanos en Educación Ambiental para todas las áreas del conocimiento. En el contexto actual, prácticamente todas las áreas del conocimiento desarrolladas por la FURG (Universidad Federal de Rio Grande) poseen vínculos con la Educación Ambiental, como consta en lo mencionado. El Programa resulta de la creación de la carrera de maestría, en 1994 y de la carrera de doctorado, en 2006. La propuesta del Programa está basada en una perspectiva interdisciplinaria y cuenta con la integración de docentes vinculados a las distintas carreras o unidades de carreras que componen la nueva estructura organizacional de la institución. Suele suceder que profesores que actúan en distintas carreras de grado terminen realizando, como consecuencia, un acercamiento y estímulo más agudo con relación a los dicentes de diferentes áreas del conocimiento que, en efecto, pasan a involucrarse en actividades desarrolladas en los eventos promocionados y, posteriormente, en la búsqueda por el Programa de Educación Ambiental (maestría y doctorado) como opción de calificación en nivel Posgrado. Ese movimiento de sensibilización ha conformado una tendencia positiva hacia nuestro Programa de Posgrado.

Dissertação - Gisleine Cruz Portugal

Educação ambiental em unidades de conservação: uma experiência de gestão

Autor: Gisleine Cruz Portugal (Currículo Lattes)

Resumo

Este estudo de caso foi realizado no Parque Nacional da Serra do Cipó (MG) com o objetivo de identificar as temáticas, práticas e desafios relacionados à promoção da Educação Ambiental Crítica no contexto de gestão participativa do referido Parque. Foi realizada então, uma pesquisa qualitativa descritiva, com estratégias de pesquisa ancoradas por triangulação de dados, através de um estudo prévio exploratório sobre o Parque com anotações em diário de campo, entrevistas com os gestores e análise documental de atas de reuniões, totalizando 17 atas. Os resultados indicam que existem desafios que necessitam ser superados para se promover uma ação pedagógica organizada em formato de projeto, voltado para a recepção de escolas, que seja vinculado ao currículo escolar. Por outro lado, o que se percebe é a predominância da Educação no Processo de Gestão Ambiental, de forma que a gestão do Parque tem como foco de suas práticas educativas o incentivo da participação da comunidade, o que se manifesta em suas políticas internas de funcionamento. Percebe-se ações voltadas para a gestão de conflitos e promoção do diálogo com os atores sociais envolvidos. As temáticas sobre Educação Ambiental surgidas em reuniões do Conselho Gestor são relacionadas à dinâmica da realidade vivida e suas contradições, que balizam as temáticas surgidas, de forma que os atores sociais passam a intervir na realidade, participando das decisões. O aspecto formativo deste espaço se configura através da institucionalização da participação, em que os atores sociais se fazem ouvir e suas necessidades são legitimadas. Em comparação com o contexto brasileiro, o Parque estudado apresenta avanços relacionados às iniciativas de aproximação entre Parque e comunidade, porém a luta pela participação ainda não acontece, sendo ainda encarregado ao Estado, na figura do ICMBio, o papel de promovê-la, o que levanta questionamentos sobre o verdadeiro sentido da participação.

TEXTO TOTAL

Palavras-chave: ParticipaçãoParques nacionaisConselho gestorConservaçãoEducação ambiental