Presentación

El Programa de Posgrado en Educación Ambiental tiene por objetivo la formación de docentes-investigadores capaces de contribuir a la producción y promoción de conocimientos y su transformación en el campo de la Educación Ambiental y sus múltiples dimensiones. De esta forma, visa la formación de recursos humanos en Educación Ambiental para todas las áreas del conocimiento. En el contexto actual, prácticamente todas las áreas del conocimiento desarrolladas por la FURG (Universidad Federal de Rio Grande) poseen vínculos con la Educación Ambiental, como consta en lo mencionado. El Programa resulta de la creación de la carrera de maestría, en 1994 y de la carrera de doctorado, en 2006. La propuesta del Programa está basada en una perspectiva interdisciplinaria y cuenta con la integración de docentes vinculados a las distintas carreras o unidades de carreras que componen la nueva estructura organizacional de la institución. Suele suceder que profesores que actúan en distintas carreras de grado terminen realizando, como consecuencia, un acercamiento y estímulo más agudo con relación a los dicentes de diferentes áreas del conocimiento que, en efecto, pasan a involucrarse en actividades desarrolladas en los eventos promocionados y, posteriormente, en la búsqueda por el Programa de Educación Ambiental (maestría y doctorado) como opción de calificación en nivel Posgrado. Ese movimiento de sensibilización ha conformado una tendencia positiva hacia nuestro Programa de Posgrado.

Dissertação - Juliana Corrêa Pereira Schlee

Mulheres, pampa e natureza: um olhar para a educação ambiental

Autor: Juliana Corrêa Pereira Schlee (Currículo Lattes)

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma dissertação de mestrado, realizada noPrograma de Pós-graduação em Educação Ambiental, na Universidade Federaldo Rio Grande (FURG) que tem como objetivo problematizar como mulheresambientalistas do pampa gaúcho narram a sua relação com a natureza e aEducação Ambiental. Os caminhos teóricos metodológicos foram tramados apartir das leituras de autores da filosofia da diferença, como FriedrichNietzsche, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Nesta pesquisa,conduziu-se a partir da questão das relações entre sujeito e verdade, conceitosimportantes nas obras dos autores Nietzsche e Foucault, deste último nosaprofundamos também nos conceitos de subjetividade, subjetivação. A partirdas leituras de Deleuze e Guattari buscou-se um devir-menor ao olhar para asnarrativas das mulheres, para as vias de singularização de educaçãoambiental/educações ambientais produzida nos interstícios do pampa gaúcho.Tomou-se como questões de pesquisa: Como se constituem as relações com anatureza de mulheres ambientalistas no pampa gaúcho? Como se constroemnarrativas de educação ambiental/educações ambientais a partir dos trabalhosdesenvolvidos por três mulheres no pampa gaúcho? Que Educações Ambientaispossíveis há nos espaços do pampa gaúcho? Nesta pesquisa realizamos umainvestigação narrativa em que analisamos as narrativas de três mulheresambientalistas do pampa - Aradia, Dona Corunilha e Lala. Através um devirmenor para escutar estas vozes de vidas infames, suas experiências de vida coma educação ambiental, tramou-se a arte e a filosofia para intensificar esteencontro. Com tudo isso, na finalização desta pesquisa, foi possível considerarque as mulheres ambientalistas do pampa gaúcho narram suas relações com anatureza e com a educação ambiental mobilizadas, atravessadas, constituídaspor um sentimento, que chamamos de sentimento pampeano e que possuivestígios da nossa cultura e história pampeana; assim como marcas nas relaçõesentre as mulheres e a natureza em que o cuidado pelo lugar recorre; e tambémpor rastros de uma educação ambiental que faz parte da vida destas mulherescom um intenso apelo pelas relações de pertencimento ambiental, entendendo ohumano como parte da natureza.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Educação ambientalFilosofia da diferençaMulheresPampasNatureza