Presentación

El Programa de Posgrado en Educación Ambiental tiene por objetivo la formación de docentes-investigadores capaces de contribuir a la producción y promoción de conocimientos y su transformación en el campo de la Educación Ambiental y sus múltiples dimensiones. De esta forma, visa la formación de recursos humanos en Educación Ambiental para todas las áreas del conocimiento. En el contexto actual, prácticamente todas las áreas del conocimiento desarrolladas por la FURG (Universidad Federal de Rio Grande) poseen vínculos con la Educación Ambiental, como consta en lo mencionado. El Programa resulta de la creación de la carrera de maestría, en 1994 y de la carrera de doctorado, en 2006. La propuesta del Programa está basada en una perspectiva interdisciplinaria y cuenta con la integración de docentes vinculados a las distintas carreras o unidades de carreras que componen la nueva estructura organizacional de la institución. Suele suceder que profesores que actúan en distintas carreras de grado terminen realizando, como consecuencia, un acercamiento y estímulo más agudo con relación a los dicentes de diferentes áreas del conocimiento que, en efecto, pasan a involucrarse en actividades desarrolladas en los eventos promocionados y, posteriormente, en la búsqueda por el Programa de Educación Ambiental (maestría y doctorado) como opción de calificación en nivel Posgrado. Ese movimiento de sensibilización ha conformado una tendencia positiva hacia nuestro Programa de Posgrado.

Dissertação - Andressa Queiroz Souza

Letramento ambiental no contexto formativo do projeto Cirandar: entre cartas, diários e relatos que registram a experiência docente

Autor: Andressa Queiroz Souza (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação descreve o processo de pesquisa desenvolvido no âmbito do projeto "Cirandar: rodas de investigação desde a escola" com o objetivo de compreender como se apresenta a Educação Ambiental nos processos de Alfabetização e Letramento presentes nos relatos de Professoras Alfabetizadoras participantes do projeto. Para tanto, elencamos três objetivos específicos de pesquisa: 1) Conhecer os processos históricos que constituem e diferenciam a Alfabetização e o Letramento; 2) Refletir sobre a constituição de um Letramento Ambiental a partir das imbricações entre Educação Ambiental e Paulo Freire; 3) Compreender as interconexões entre a Educação Ambiental e Alfabetização presentes nos relatos, diários de campo e entrevistas realizadas com as Professoras Alfabetizadoras. Após o processo de reflexão sobre as tessituras históricas de algumas marcas deixadas na Alfabetização e movimentos que motivaram a chegada da palavra Letramento no Brasil, tecemos algumas aproximações entre o pensamento de Freire e a Educação Ambiental. Na sequência, realizamos entrevistas com duas Professoras Alfabetizadoras que participaram do "Cirandar: rodas de investigação desde a escola" em mais de três edições. O corpus de análise foi composto pelas transcrições das entrevistas, pelos relatos de experiências e diários de campo utilizados como forma de registro da prática docente das colaboradoras da pesquisa, disponibilizados no endereço virtual do Projeto Cirandar. As informações foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin. O processo analítico nos permitiu chegar a duas categorias: 1) Constituição do ser Alfabetizadora: pensar a prática, praticar a teoria; 2) Da Alfabetização ao Letramento Ambiental: o contexto como pressuposto da leitura de mundo. Emergiu do processo de análise a compreensão de que a concepção de Letramento Ambiental reivindica uma leitura que nos possibilita ir além da leitura da palavra, pois exige a leitura de mundo, proposta por Paulo Freire. Neste movimento o contexto em que estamos inseridos se apresenta como categoria fundante da práxis, uma vez que pretendemos refletir sobre as transformações necessárias, como o rompimento das relações de dominação presentes no mundo, proporcionando assim formas de conscientização na direção de uma vida justa e sustentável.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Educação ambientalFormação de professoresAlfabetizaçãoLetramento