Presentación

El Programa de Posgrado en Educación Ambiental tiene por objetivo la formación de docentes-investigadores capaces de contribuir a la producción y promoción de conocimientos y su transformación en el campo de la Educación Ambiental y sus múltiples dimensiones. De esta forma, visa la formación de recursos humanos en Educación Ambiental para todas las áreas del conocimiento. En el contexto actual, prácticamente todas las áreas del conocimiento desarrolladas por la FURG (Universidad Federal de Rio Grande) poseen vínculos con la Educación Ambiental, como consta en lo mencionado. El Programa resulta de la creación de la carrera de maestría, en 1994 y de la carrera de doctorado, en 2006. La propuesta del Programa está basada en una perspectiva interdisciplinaria y cuenta con la integración de docentes vinculados a las distintas carreras o unidades de carreras que componen la nueva estructura organizacional de la institución. Suele suceder que profesores que actúan en distintas carreras de grado terminen realizando, como consecuencia, un acercamiento y estímulo más agudo con relación a los dicentes de diferentes áreas del conocimiento que, en efecto, pasan a involucrarse en actividades desarrolladas en los eventos promocionados y, posteriormente, en la búsqueda por el Programa de Educación Ambiental (maestría y doctorado) como opción de calificación en nivel Posgrado. Ese movimiento de sensibilización ha conformado una tendencia positiva hacia nuestro Programa de Posgrado.

Dissertação - Anthony Franco Rojas Flores

A educação ambiental e o uso sustentável de Mauritia flexuosa "BURITI" na comunidade de Parinari na Amazônia Peruana.

Autor: Anthony Franco Rojas Flores (Currículo Lattes)

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo conhecer a organização da comunidade de Parinari (departamento de Loreto, Perú) no extrativismo sustentável do "buriti" (Mauritia flexuosa) e a função da Educação Ambiental nesse contexto.A escolha desta temática nesta espécie se deu por se tratar de um recurso vegetal que tem importância ecológica, econômica e social na região amazônica do Perú e porque desde o ano 2000 a comunidade em menção mudou a sua forma de coleta, transformando em práticas extrativistas sustentáveis o que anteriormente era uma coleta destrutiva (cortando a palmeira).A pesquisa está apresentada em três capítulos, sendo que o primeiro partiu de uma revisão sistemática da literatura, onde foram utilizados trabalhos encontrados no Scielo, nas principais revistas de investigação e em repositórios das universidades mais importantes do Perú, com o objetivo de conhecer o panorama dos estudos desenvolvidos sobre o "buriti" nos últimos cinco anos (entre 2014 e 2018) no território peruano, visandoidentificar como está a produção científica com relação a este recurso. O segundo capítulo/artigo partiu da análise baseada em dois esquemas, sendo um deles sobre as"partes interessadas" (atores sociais) com baseno manual doPrograma das Nações Unidas para o Desenvolvimento(PNUD),e outro esquema para compreender a relação entre os elementos sociais e naturais,utilizando o Marco Conceitual da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES, sigla em inglês). Para tanto, objetivou-se o reconhecimento dos atores e elementos sociais e naturais no uso e manejo do "buriti"na comunidade de Parinari, para a compreensão da organização da comunidade nesta atividade. O terceiro e último capítulopartiu do entendimento do pensamento coletivo da comunidade sobre o uso do "buriti" como um recurso de importância ecológica, econômica e social através do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), como objetivo de identificar a presença da Educação Ambiental como processo na mudança da coleta do "buriti" na comunidade em menção. Dentre os indícios mais marcantes dos capítulos abordados salienta-se que os estudos sobre "buriti" apresentam uma tendência decrescente nos últimos cinco anos e que não houve um processo da Educação Ambiental como tal junto à comunidade, mas sim, a introdução de um instrumento de escalada por atores internos, considerado uma inovação de tecnologia social que proporcionou uma possibilidade de coleta sem corte da árvore. Isto ocasionou uma mudança de atitudes, direcionada pelos benefícios econômicos que eles recebem com o trabalho proporcionado pelo buriti na comunidade, o qual é a mais importante atividade de renda.O êxito da mudança na atividade de coleta do "buriti" foi possível pela iniciativa de "atores-chaves" internos.

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Palavras-chave: Educação ambientalExtrativismoAmazôniaPeru