Presentación

El Programa de Posgrado en Educación Ambiental tiene por objetivo la formación de docentes-investigadores capaces de contribuir a la producción y promoción de conocimientos y su transformación en el campo de la Educación Ambiental y sus múltiples dimensiones. De esta forma, visa la formación de recursos humanos en Educación Ambiental para todas las áreas del conocimiento. En el contexto actual, prácticamente todas las áreas del conocimiento desarrolladas por la FURG (Universidad Federal de Rio Grande) poseen vínculos con la Educación Ambiental, como consta en lo mencionado. El Programa resulta de la creación de la carrera de maestría, en 1994 y de la carrera de doctorado, en 2006. La propuesta del Programa está basada en una perspectiva interdisciplinaria y cuenta con la integración de docentes vinculados a las distintas carreras o unidades de carreras que componen la nueva estructura organizacional de la institución. Suele suceder que profesores que actúan en distintas carreras de grado terminen realizando, como consecuencia, un acercamiento y estímulo más agudo con relación a los dicentes de diferentes áreas del conocimiento que, en efecto, pasan a involucrarse en actividades desarrolladas en los eventos promocionados y, posteriormente, en la búsqueda por el Programa de Educación Ambiental (maestría y doctorado) como opción de calificación en nivel Posgrado. Ese movimiento de sensibilización ha conformado una tendencia positiva hacia nuestro Programa de Posgrado.

Dissertação - Sandra Lee dos Santos Ribeiro

O Grande Louva-a Deus: escrita Adinkra e o enfrentamento de (in)visibilidades (des)pertencimentos

Autor: Sandra Lee dos Santos Ribeiro (Currículo Lattes)

Resumo

Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na linha de pesquisa Fundamentos da Educação Ambiental (FEA). A trajetória da pesquisa sobre a escrita africana Adinkra, revelada a partir dos gradeamentos e entalhes presentes nas ruas e igrejas da cidade do Rio Grande - RS, interpela como enfrentar as relações de (in)visibilidade e (des)pertencimento ancestral sob a luz da complexidade Adinkra. Essas relações históricas, filosóficas, éticas e epistemológicas da/com a ancestralidade africana são abordadas por um viés autobiográfico, porque se pauta nas "escrevivências", termo cunhado por Conceição Evaristo, onde o texto nasce a partir das vivências da mulher negra e escritora, que não cabe na homogeneização da escrita acadêmica, levando em conta o enfrentamento com o (des)pertencimento e a (in)visibilidade que estão imbricadas nesse processo. O foco desta pesquisa, a escrita africana Adinkra - no contexto da invisibilidade e (des)pertencimento dos descendentes da cultura afro de um modo geral e de modo particular no Brasil - pertencente ao povo Acã, na África, faz parte de uma dinâmica social NEGRA coletiva, na qual estão inseridas a orixalidade, as memórias e a ancestralidade, cujas ausências são cicatrizes históricas da escravização. Como metodologia de trabalho, além dos registros fotográficos desta escrita em vários lugares, em Rio Grande, por onde costumo caminhar, foram oferecidas oficinas a distintos segmentos educacionais, para as quais criei carimbos em lixa, vislumbrando a possibilidade de visibilizar essa cultura, também, para os cegos. No desenvolvimento deste trabalho, a epifania da minha própria cegueira com relação às minhas origens apontou à necessidade da criação do Grande Louva-a-deus - Adinkra da Invisibilidade - que se faz presente em toda essa "escrevivência" autobiográfica - dispositivo colocado em diálogo com os demais encaminhamentos da pesquisa - que pretende ser crítica e transformadora no campo da Educação Ambiental.

Texto Total

Palavras-chave: OrixalidadeEducação ambientalCultura afroPertencimentoAdinkraLouva-a-deusEscritaEscrita autobiográfica