Presentación

El Programa de Posgrado en Educación Ambiental tiene por objetivo la formación de docentes-investigadores capaces de contribuir a la producción y promoción de conocimientos y su transformación en el campo de la Educación Ambiental y sus múltiples dimensiones. De esta forma, visa la formación de recursos humanos en Educación Ambiental para todas las áreas del conocimiento. En el contexto actual, prácticamente todas las áreas del conocimiento desarrolladas por la FURG (Universidad Federal de Rio Grande) poseen vínculos con la Educación Ambiental, como consta en lo mencionado. El Programa resulta de la creación de la carrera de maestría, en 1994 y de la carrera de doctorado, en 2006. La propuesta del Programa está basada en una perspectiva interdisciplinaria y cuenta con la integración de docentes vinculados a las distintas carreras o unidades de carreras que componen la nueva estructura organizacional de la institución. Suele suceder que profesores que actúan en distintas carreras de grado terminen realizando, como consecuencia, un acercamiento y estímulo más agudo con relación a los dicentes de diferentes áreas del conocimiento que, en efecto, pasan a involucrarse en actividades desarrolladas en los eventos promocionados y, posteriormente, en la búsqueda por el Programa de Educación Ambiental (maestría y doctorado) como opción de calificación en nivel Posgrado. Ese movimiento de sensibilización ha conformado una tendencia positiva hacia nuestro Programa de Posgrado.

Tese - Cibele Vasconcelos Dziekaniak

Projeto Sala Verde como instrumento de política pública para a democratização e o acesso à informação socioambiental : limites e perspectivas

Autor: Cibele Vasconcelos Dziekaniak (Currículo Lattes)

Resumo

A pesquisa apresenta a configuração de atuação do Projeto Sala Verde (PSV), caracterizando suas diferentes fases como instrumento de Política Pública para a promoção da democratização e do acesso à informação socioambiental. Identifica a carência de instrumentos de gestão informacional como apoio às Salas Verdes. Objetiva compreender os limites, desafios e potencialidades do PSV para fundamentar uma proposta teórico-metodológica de gestão da informação socioambiental. Sendo assim, o estudo propõe a implementação de Repositórios Digitais (RDs) para a gestão da informação socioambiental do PSV e fundamenta-se nas áreas da Ciência da Informação, da Biblioteconomia, da Tecnologia da Informação e da Educação Ambiental, tendo como finalidade, operar em rede junto às Salas Verdes e permitir o acesso rápido, atualizado e organizado às informações socioambientais, tanto as internas, produzidas pelas Salas Verdes e pelo PSV, por meio de um Repositório Institucional, como as externas, por meio de um Repositório Temático. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: - quanto aos objetivos: pesquisa descritiva e explicativa; - quanto à abordagem: qualitativa; - quanto aos procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e o estudo de campo; - quanto aos instrumentos de coleta de dados: entrevista semiestruturada e não estruturada, observação participante natural, anotações de campo de natureza reflexiva, análise de documentos internos e o questionário; - população da pesquisa: equipe de gestão do Projeto Sala Verde e Salas Verdes. Portanto, conclui que uma proposta de gestão da informação socioambiental para o PSV, por meio de Repositórios Digitais (RDs), caracteriza-se como potencial subsídio para o fortalecimento de sua atuação como instrumento de Política Pública para a democratização e acesso à informação socioambiental.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Educação ambientalProjetosPolíticas públicasSocioambientalismoInformaçãoAcesso à informaçãoDireito à informaçãoDemocratização da informação