Presentación

El Programa de Posgrado en Educación Ambiental tiene por objetivo la formación de docentes-investigadores capaces de contribuir a la producción y promoción de conocimientos y su transformación en el campo de la Educación Ambiental y sus múltiples dimensiones. De esta forma, visa la formación de recursos humanos en Educación Ambiental para todas las áreas del conocimiento. En el contexto actual, prácticamente todas las áreas del conocimiento desarrolladas por la FURG (Universidad Federal de Rio Grande) poseen vínculos con la Educación Ambiental, como consta en lo mencionado. El Programa resulta de la creación de la carrera de maestría, en 1994 y de la carrera de doctorado, en 2006. La propuesta del Programa está basada en una perspectiva interdisciplinaria y cuenta con la integración de docentes vinculados a las distintas carreras o unidades de carreras que componen la nueva estructura organizacional de la institución. Suele suceder que profesores que actúan en distintas carreras de grado terminen realizando, como consecuencia, un acercamiento y estímulo más agudo con relación a los dicentes de diferentes áreas del conocimiento que, en efecto, pasan a involucrarse en actividades desarrolladas en los eventos promocionados y, posteriormente, en la búsqueda por el Programa de Educación Ambiental (maestría y doctorado) como opción de calificación en nivel Posgrado. Ese movimiento de sensibilización ha conformado una tendencia positiva hacia nuestro Programa de Posgrado.

Tese - Cristiane Gularte Quintana

Educação ambiental na formação empreendedora sustentável : estudo de caso em uma instituição de ensino superior no Rio Grande do Sul

Autor: Cristiane Gularte Quintana (Currículo Lattes)

Resumo

Na contemporaneidade, torna-se necessário solidificar a sustentabilidade nas Instituições deEnsino Superior (IES), indo além das ações ecologicamente corretas, para assim, ser umauniversidade que desenvolva processos de formação com o objetivo de buscar o equilíbrioeconômico, social e ambiental. A Formação Empreendedora Sustentável (FES) nasuniversidades pode ser um meio para a implementação da sustentabilidade, em harmonia coma proposta da Educação Ambiental. Nesse sentido, a questão de pesquisa foi: a partir dosprincípios do campo da Educação Ambiental, quais as possibilidades e os limites para umaFormação Empreendedora Sustentável em uma Instituição de Ensino Superior no Rio Grandedo Sul? Por consequência, o objetivo geral desta pesquisa foi propor as possibilidades e oslimites para a construção de uma Formação Empreendedora Sustentável em uma Instituiçãode Ensino Superior, a partir dos Princípios do Campo da Educação Ambiental. Em relação àscaracterísticas metodológicas, o trabalho tem como estratégia de pesquisa, o estudo de umcaso em uma universidade pública, no qual a coleta de dados foi realizada por meio deentrevistas em profundidade, baseada em um roteiro pré-estabelecido, aplicada a umapopulação de treze (13) diretores de Unidades Acadêmicas, quatro (4) gestores estratégicos ecento e quinze (115) discentes. O problema foi abordado sob dois focos: o primeiro na fasequalitativa, em que se pretendeu verificar, por meio da técnica de análise de conteúdo, atravésde entrevistas, qual era a percepção dos gestores da universidade sobre a FormaçãoEmpreendedora Sustentável e a percepção dos discentes sobre o EmpreendedorismoSustentável na instituição. Na fase quantitativa, foi possível constatar, através da análisedescritiva dos dados (Escala Likert) e da análise fatorial exploratória, por meio do softwareIBM SPSS Statistics versão 23, quais as habilidades e as limitações dos discentes que darãosubsídio à viabilização da Formação Empreendedora Sustentável, utilizando um questionárioestruturado. Foram identificadas como resultado, as possibilidades: inserção de umempreendedorismo voltado à sustentabilidade nas diferentes Unidades Acadêmicas, incentivoà criação de um Centro de Empreendedorismo que pensa de modo transversal, criação oureestruturação de disciplina ou ações de extensão sobre ES, envolver o educador ambientalformado na instituição, oferecer cursos e incentivar as Incubadoras de Empresas Tecnológicase as Empresas Juniores a auxiliarem sobre o tema. Quanto aos limites: postura metodológicatradicional entre os docentes da universidade, dificuldade de diálogo entre as diferentesUnidades Acadêmicas da instituição, limitação do acesso da EA nos espaços não formais edesconhecimento sobre o termo ES. Dessa forma, conclui-se que gestores e discentesconvergem no sentido de ter uma visão semelhante sobre ES, e que ainda não existe umequilíbrio referente às dimensões do Tripé da Sustentabilidade. Indo além da tese, pode-seobservar quais os caminhos teóricos a serem percorridos para a viabilização de uma FES,assim como uma proposta de curso sobre ES, como parte de uma FES na universidade.Também, pode-se observar que o educador ambiental desta proposta refere-se à própriacomunidade acadêmica que busca nas suas ações diárias o respeito pelo meio ambiente, assim

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Palavras-chave: Educação ambientalEmpreendedorismoInstituições de ensino superiorSustentabilidade