Presentación

El Programa de Posgrado en Educación Ambiental tiene por objetivo la formación de docentes-investigadores capaces de contribuir a la producción y promoción de conocimientos y su transformación en el campo de la Educación Ambiental y sus múltiples dimensiones. De esta forma, visa la formación de recursos humanos en Educación Ambiental para todas las áreas del conocimiento. En el contexto actual, prácticamente todas las áreas del conocimiento desarrolladas por la FURG (Universidad Federal de Rio Grande) poseen vínculos con la Educación Ambiental, como consta en lo mencionado. El Programa resulta de la creación de la carrera de maestría, en 1994 y de la carrera de doctorado, en 2006. La propuesta del Programa está basada en una perspectiva interdisciplinaria y cuenta con la integración de docentes vinculados a las distintas carreras o unidades de carreras que componen la nueva estructura organizacional de la institución. Suele suceder que profesores que actúan en distintas carreras de grado terminen realizando, como consecuencia, un acercamiento y estímulo más agudo con relación a los dicentes de diferentes áreas del conocimiento que, en efecto, pasan a involucrarse en actividades desarrolladas en los eventos promocionados y, posteriormente, en la búsqueda por el Programa de Educación Ambiental (maestría y doctorado) como opción de calificación en nivel Posgrado. Ese movimiento de sensibilización ha conformado una tendencia positiva hacia nuestro Programa de Posgrado.

Dissertação - Stela Maris Furtado Ieck

Uso de drogas na adolescência : a Educação Ambiental a partir do olhar dos jovens

Autor: Stela Maris Furtado Ieck (Currículo Lattes)

Resumo

Este projeto tematiza os fatores socioambientais que induzem os adolescentes ao uso do crack. A problemática abordada na pesquisa está relacionada às consequências do uso do crack na adolescência. Ao ministrar aulas em uma entidade filantrópica na cidade do Rio Grande que atende a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, percebi a necessidade de desenvolver um trabalho sobre a questão do uso de drogas na adolescência. Diante disso, a justificativa para essa pesquisa está inserida nas estratégias educativas que estão sendo pensadas para conter o avanço do crack. O objetivo principal dessa investigação é a visão que os adolescentes têm sobre o uso dessa substância, pois até o presente momento, nas leituras, as estratégias educativas relacionadas ao uso de drogas, estavam pautadas no olhar dos adultos. Por isso, a partir do olhar dos jovens buscou-se desenvolver um trabalho que possa se constituir num dispositivo de intervenção para alertar outros adolescentes sobre os “riscos” no uso do crack. A análise do corpus teve como base os pressupostos teóricos da Sociopoética, aqui entendida como um “novo método de construção coletiva do conhecimento que preconiza uma abordagem inventiva na análise e produção de dados através das mais variadas formas de expressividade”. A investigação teve como público alvo adolescentes de uma escola da cidade do Rio Grande. A execução do projeto compreende uma abordagem qualitativa que contempla “escolha da pesquisa; escolha do grupo de pesquisa, estabelecimento dos critérios de amostragem; estabelecimento de estratégias de entrada em campo”. A parte inicial do trabalho foi realizada junto a biblioteca setorial do CENPRE (Centro Regional de Estudos Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos), onde foi feita uma consulta bibliográfica sobre o uso de substâncias psicoativas na adolescência. Os grupos investigados são adolescentes da faixa etária dos 14 aos 16 anos. ” O instrumento de coleta de dados foi direcionado através da produção de dois vídeos, entrevistas gravadas que foram transcritas e analisadas. Metodologicamente as atividades foram desenvolvidas em 2 (duas) etapas, com dois grupos de jovens. O primeiro elaborou o vídeo ”Sonhos desfeitos, adolescência interrompida”; o segundo produziu o vídeo “Para além das máscaras”. Nas atividades desenvolvidas, foram aplicadas oficinas de teatro, oficinas de vídeo, oficinas de máscaras e saídas e campo. Os resultados finais desse trabalho comprovam que as consequências do crack na juventude são sempre desastrosas e promovem prejuízos nas mais diversas áreas de funcionamento. As estratégias de prevenção usadas na escola deveriam pensar nos jovens como um dispositivo de intervenção associado a outros órgãos que já atuam no combate ao uso do crack. Ao término dessa pesquisa, considero que as relações sociais e ambientais podem ser favoráveis ao uso do crack. A individualidade, o distanciamento do homem com o mundo natural são o resultado daquilo que estamos vivenciando. Compreendo com essa pesquisa que é preciso reinventar maneiras de ser na escola, no trabalho e em todos os meios sociais. A certeza de perceber o outro pode extinguir o egoísmo, para trilhar a possibilidade de compreensão do todo, sendo que cada um é o todo enquanto tem consciência que faz parte desse todo.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação ambientalCocaína crackDrogasAdolescênciaSociedadeEducaçãoCocaína