Presentación

El Programa de Posgrado en Educación Ambiental tiene por objetivo la formación de docentes-investigadores capaces de contribuir a la producción y promoción de conocimientos y su transformación en el campo de la Educación Ambiental y sus múltiples dimensiones. De esta forma, visa la formación de recursos humanos en Educación Ambiental para todas las áreas del conocimiento. En el contexto actual, prácticamente todas las áreas del conocimiento desarrolladas por la FURG (Universidad Federal de Rio Grande) poseen vínculos con la Educación Ambiental, como consta en lo mencionado. El Programa resulta de la creación de la carrera de maestría, en 1994 y de la carrera de doctorado, en 2006. La propuesta del Programa está basada en una perspectiva interdisciplinaria y cuenta con la integración de docentes vinculados a las distintas carreras o unidades de carreras que componen la nueva estructura organizacional de la institución. Suele suceder que profesores que actúan en distintas carreras de grado terminen realizando, como consecuencia, un acercamiento y estímulo más agudo con relación a los dicentes de diferentes áreas del conocimiento que, en efecto, pasan a involucrarse en actividades desarrolladas en los eventos promocionados y, posteriormente, en la búsqueda por el Programa de Educación Ambiental (maestría y doctorado) como opción de calificación en nivel Posgrado. Ese movimiento de sensibilización ha conformado una tendencia positiva hacia nuestro Programa de Posgrado.

Tese - Vera Teresa Sperotto Bemfica

A sensibilidade estético-literária potencializando alternativas para a Educação Ambiental

Autor: Vera Teresa Sperotto Bemfica (Currículo Lattes)

Resumo

Resultado de uma pesquisa de caráter bibliográfico, a presente tese busca estabelecer uma articulação entre a Educação Ambiental e a Educação Estética, utilizando como elemento mediador a poesia infantil brasileira. Nessa perspectiva, seu objetivo central é o estudo da questão ambiental tal como é representada no âmbito do discurso poético brasileiro voltado para a criança, identificando as diferentes concepções de mundo nele presentes. Além disso, a pesquisa realizada tem como objetivos específicos o que segue: a) mostrar como a temática natureza/ambiente se faz presente na poesia infantil brasileira, produzida no período compreendido entre a década de 1950 e a contemporaneidade; b) analisar as formas pelas quais a leitura compartilhada da poesia infantil brasileira contribui para a formação estético-ambiental da criança; c) estabelecer uma articulação entre a Educação Estética e a Educação Ambiental, concebidas ambas como dimensões indispensáveis para o desenvolvimento da sensibilidade e da consciência ambiental; d) contribuir para a afirmação do discurso poético voltado para a criança como uma alternativa metodológica a ser utilizada no campo da Educação Ambiental. A escolha da poesia infantil brasileira como corpus de investigação da tese justifica-se pelo fato de ela se configurar como um discurso que, por sua natureza, não só contribui para a formação de uma consciência estético-ambiental do sujeito criança, como se constitui num instrumento que pode ser utilizado pelo educador ambiental no âmbito do Ensino Fundamental. No desenvolvimento do trabalho, buscando atingir os objetivos estabelecidos, os procedimentos são os seguintes: a) identificação e exame das concepções presentes na poesia brasileira dirigida ao público infantil no que diz respeito à representação do ambiente-natureza; b) análise das relações que se estabelecem entre a poesia infantil e o discurso ambientalista produzidos no Brasil a partir da segunda metade do século XX; c) identificação e análise dos elementos que, presentes no discurso poético brasileiro voltado para a criança, são capazes de contribuir para o desenvolvimento e a afirmação de uma educação estético-ambiental. Em síntese, a pesquisa realizada, ao colocar a poesia infantil brasileira como um espaço fundamental para o desenvolvimento da Educação Estética, da reflexão crítica e da formação de opinião, vem ao encontro da Educação Ambiental, entendida aqui como um processo político da apropriação crítica e reflexiva de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Meio ambientePoesiaBrasilEducação ambientalEducação estéticaCiências humanas