Presentación

El Programa de Posgrado en Educación Ambiental tiene por objetivo la formación de docentes-investigadores capaces de contribuir a la producción y promoción de conocimientos y su transformación en el campo de la Educación Ambiental y sus múltiples dimensiones. De esta forma, visa la formación de recursos humanos en Educación Ambiental para todas las áreas del conocimiento. En el contexto actual, prácticamente todas las áreas del conocimiento desarrolladas por la FURG (Universidad Federal de Rio Grande) poseen vínculos con la Educación Ambiental, como consta en lo mencionado. El Programa resulta de la creación de la carrera de maestría, en 1994 y de la carrera de doctorado, en 2006. La propuesta del Programa está basada en una perspectiva interdisciplinaria y cuenta con la integración de docentes vinculados a las distintas carreras o unidades de carreras que componen la nueva estructura organizacional de la institución. Suele suceder que profesores que actúan en distintas carreras de grado terminen realizando, como consecuencia, un acercamiento y estímulo más agudo con relación a los dicentes de diferentes áreas del conocimiento que, en efecto, pasan a involucrarse en actividades desarrolladas en los eventos promocionados y, posteriormente, en la búsqueda por el Programa de Educación Ambiental (maestría y doctorado) como opción de calificación en nivel Posgrado. Ese movimiento de sensibilización ha conformado una tendencia positiva hacia nuestro Programa de Posgrado.

Dissertação - Juliana Lapa Rizza

Sexualidade e formação inicial: dos currículos escolares aos espaços educativos

Autor: Juliana Lapa Rizza (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental e tem como objetivos analisar as narrativas das/dos licenciandas/os acerca das temáticas de corpos, gêneros e sexualidades, e investigar se estas/es acadêmicas/os entendem a sexualidade como um componente curricular na escola. Na perspectiva de discutir e de refletir a respeito da sexualidade como uma construção histórica e cultural que, ao correlacionar comportamentos, linguagens, representações, crenças, identidades e posturas, inscreve tais constructos nos corpos, através de estratégias de poder/saber, busquei estabelecer algumas conexões com os Estudos Culturais nas suas vertentes pós-estruturalistas, bem como algumas proposições de Foucault. Para tanto, dialoguei com autores/as como: Guacira Louro, Paula Ribeiro, Michel Foucault, Helena Altmann, Jimena Furlani, Rogério Junqueira, Nádia Souza, Jorge Larrosa, Silvana Goellner, Tomaz Tadeu da Silva, entre outros/as. Nesta pesquisa, utilizei a Investigação Narrativa como estratégia metodológica, entendendo a narrativa como uma modalidade discursiva em que os sujeitos vão construindo os sentidos de si, dos outros, das suas experiências e do contexto no qual estão inseridos. A produção dos dados narrativos aconteceu através da realização de um curso, “Sexualidade e Formação Inicial: dos currículos escolares aos espaços educativos”, oferecido para alunas/os que estavam cursando licenciatura na Universidade Federal do Rio Grande. O curso foi desenvolvido de forma semi-presencial, através da utilização da plataforma moodle e, dessa forma, tiveram encontros presenciais e interações à distância. As discussões foram organizadas em três eixos temáticos: sexualidade, corpo e identidades de gênero e sexual. Participaram do curso tinta e dois alunas/os de diferentes licenciaturas. Nessa pesquisa foi possível perceber que as/os licenciandas/os ressaltaram a importância da sexualidade ser considerada como um componente curricular pelas escolas e universidades e também destacaram que as questões relacionadas aos corpos das/os alunas/os tem ficado fora da sala de aula ou tem sofrido um investimento para torná-los dóceis e úteis. Além disso, discutimos acerca do entrelaçamento entre as identidades sexual e de gênero, e segundo as/os licenciandas/os, promover essas discussões na escola é importante, pois estaremos problematizando os modelos hegemônicos dos sujeitos viverem seus desejos e prazeres. Nas narrativas produzidas durante a pesquisa bem como nas análises construídas é possível perceber que o curso funcionou como um espaço narrativo, ou seja, no processo de contar, ouvir e contrapor entendimentos, conceitos, saberes, histórias de vida, práticas de estágio e também de docência, as/os licenciandas/os repensaram questões relacionadas à sexualidade e à escola. Nesse sentido, elas/es (re)pensaram sobre a sexualidade e as discussões dessa temática na escola, desestabilizando alguns saberes que encontram naturalizados na nossa sociedade. Dessa forma, permitiram a emergência de outras formas de compreender a sexualidade, tornando-se assim capacitados e multiplicadores das discussões que construímos durante os encontros e nas interações virtuais.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Educação ambientalSexualidadeNarrativaCurrículos e programasCurrículo