Educação ambiental crítica no cuidado : o significado de saúde para usuários de práticas integrativas e complementares em saúde na atenção básica
Autor: Milena Goncalves Loureiro (Currículo Lattes)
Resumo
A presente pesquisa visou dialogar com os saberes da Educação Ambiental (EA), sobretudo na sua corrente crítica (EAC), e da mudança de paradigma em saúde por meio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Assim como a Educação Ambiental tem uma racionalidade própria, as Práticas Integrativas também possuem uma racionalidade diferenciada, ampliando o significado de saúde e alterando o paradigma nesta área. A pesquisa buscou compreender como ocorre a relação da educação ambiental crítica na linha de cuidados das Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Básica, a partir da análise do significado de saúde para estes usuários/praticantes. A pesquisa realizada foi do tipo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com usuários das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Unidade Básica de Saúde da Família Romeu Selistre Sobrinho, que atende a Comunidade do Bairro Castelo Branco II e arredores, além de observação, registros fotográficos e análise de dados secundários de domínio público. As entrevistas foram coletadas entre setembro e dezembro do ano de 2024. Os dados foram analisados pela Análise Textual Discursiva, surgindo as seguintes categorias: Categoria 1: sobre a PNPIC e as PICS; Categoria 2: Conhecendo as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Unidade Básica de Saúde; Subcategoria 2.1: Práticas que gostariam de experienciar; Categoria 3: sobre a integralidade e complementaridade; Categoria 4: Os contextos ambientais em que ocorrem os atendimentos das PICS; Categoria 5: Mudança de paradigma e a educação ambiental crítica; Subcategoria 5.1 Importância do contato com a natureza para o bem-estar e EAC. Os aspectos éticos foram respeitados, de acordo com a resolução 466/2012 e 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. A partir deste estudo pode-se subsidiar o diálogo de saberes entre a teoria estudada e a prática sob o olhar do usuário/praticante das PICS disponíveis nesta UBSF, concluindo que as práticas integrativas e complementares em saúde tem uma relação com a educação ambiental crítica no sentido que auxiliam no processo de transformação das realidades.