PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PPGEA – 2025 – 2029
Conforme o Projeto Pedagógico do Curso, o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, desde a sua criação em 05/09/1994, vem desenvolvendo ações de pesquisa, ensino e extensão comprometidas com a produção e divulgação do conhecimento e com a formação de educadores ambientais, tecendo uma rede de informações gerais e específicas as quais, de variadas maneiras, têm atingido a população. As dissertações defendidas e as teses (em 2008 foi defendida a primeira tese em Educação Ambiental) tratam de temáticas pertinentes ao ambiente regional com fortes repercussões no contexto global.
Ainda de acordo com o projeto do curso, o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental possui apenas uma área de concentração: Educação Ambiental. A abordagem dos conteúdos nas disciplinas, leituras dirigidas e práticas de pesquisa que compõem o curso de mestrado e, o curso de doutorado, converge para a ênfase na reflexão e ação sobre o meio social e natural, desencadeando atividades que extrapolam as discussões em sala de aula, atingindo grupos sociais de diferentes expressões culturais e escolas da região. Assume, assim, um caráter interdisciplinar, quando professores e estudantes transitam nas diversas disciplinas, inerentes ou não ao elenco proposto para o curso, buscando a colaboração que cada um possa fornecer a respostas ou propostas alternativas para as questões identificadas na comunidade ou para os estudos empreendidos. Há o trabalho interdisciplinar na composição das 03(três) Linhas de Pesquisa do curso, em que professores de diferentes projetos trabalham de forma a atingir os objetivos das Linhas.
A proposta do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental –PPGEA da FURG consiste na formação, a partir das mais diversas áreas do conhecimento, de EDUCADORES AMBIENTAIS, isto é, profissionais que estejam preparados para “ Aprofundar a compreensão crítica da atual crise socioambiental no Brasil e no mundo, visando superar a visão fragmentada desta realidade, construindo processos interdisciplinares, críticos e dialógicos”. Tais profissionais estarão capacitados para exercer atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão em/de instituições educacionais e em organismos sociais e empresariais que demandem conhecimentos relacionados à Educação Ambiental, devendo ter domínio de temas que englobem, dentre outras, as ciências humanas, as sociais e aplicadas e as ciências naturais.
Para além das dimensões que permeiam o PPGEA na FURG, ainda quatro dimensões orientaram o conjunto de ações no PPGEA no quadriênio 2025-2029: Interação do coletivo; Pluralidade de saberes; Mobilização diante dos desafios.
■ Integração do coletivo – Promover a integração e constituição do coletivo através da organização e promoção de espaços de convívio, diálogo, parcerias institucionais e interinstitucionais, mediação de conflitos internos, atenção às necessidades e prioridades para a garantia da qualidade das relações no Programa.
■ Pluralidade de Saberes – Respeito à pluralidade de vertentes e concepções em Educação Ambiental, estimulando a realização de diálogos dentro e entre as linhas de pesquisa do Programa. Fortalecimento e ampliação de ações e pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do programa. Disseminação dos saberes produzidos no PPGEA e construídos em articulação com a Educação Básica, outros parceiros sociais e a comunidade em geral.
■ Mobilização diante dos desafios – Mobilizar os integrantes do programa em desenvolver estratégias de valorização, promoção e comunicação das ações em Educação Ambiental como forma de resistência contra políticas, ideias e posturas conservadoras e opressoras diante dos direitos humanos e democráticos.
Nesse sentido, o planejamento do Programa, em sintonia com os valores definidos pela pós-graduação na FURG, volta-se à “Promover o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, e do ensino de pós-graduação, articulando-o com os demais níveis e modalidades da educação, em sintonia com as políticas definidas pelos Conselhos Superiores, visando à produção e divulgação do conhecimento e ao aprimoramento das condições da formação técnica, humanística e cidadã dos estudantes”. Sendo assim, pensamos o planejamento com vistas ao desenvolvimento futuro do programa de forma a contemplar os desafios nacionais e/ou internacionais da área na respectiva produção do conhecimento, bem como, seus propósitos na melhor formação de seus alunos e suas metas quanto à inserção social dos alunos egressos. A meta de agregar novos doutores em Educação e/ou com significativa produção na área da Educação tem sido uma preocupação constante, conforme consta dos últimos relatórios DATACAPES, e nas ações relatadas e relacionadas à internacionalização e aos convênios internacionais e nacionais. Alinhado com os objetivos do PDI institucional, apresentamos na sequência os objetivos estratégicos da gestão do PPGEA para o quadriênio 2025-2029:
- Dimensão Ensino e Aprendizagem
Curto prazo:
- Realizar ações de ensino integradas com outros Programas de Pós-Graduação, em especial o PPGEdu.
-Oferecer atividades formativas nas diversas áreas de conhecimento, estabelecendo a interdisciplinaridade como parte das ações de ensino em Educação Ambiental.
- Incentivar a realização de disciplinas em horários alternativos, como no vespertino, noturno, sábado ou em períodos concentrados.
- Promover oficinas e cursos de formação para os egressos da graduação, como forma de ampliar as possibilidades de aprovação no processo seletivo do mestrado.
Médio prazo:
- Planejar estrategicamente a renovação do corpo docente do programa.
- Promover espaços de formação continuada para os docentes e de diálogos entre as linhas de pesquisa do Programa.
- Revisar as disciplinas ofertadas, visando contemplar estudos específicos e temas contemporâneos relacionados à Educação Ambiental.
Longo prazo:
-Zelar pela aderência, coerência e consistência interna das ações dos docentes do programa.
- Estimular o fomento de práticas de integração entre o programa e a graduação.
- Estimular práticas e ambientes inovadores de ensino.
- Dimensão Produção Científica
Curto prazo:
- Estabelecer medidas e instrumentos de apoio à publicação de artigos científicos.
- Estimular a produção coletiva e solidária, através de dossiês e coletâneas.
Médio prazo:
- Ampliar a quantidade e qualidade da produção científica docente e discente.
- Promover a Integração dos egressos nas ações do PPGEA como possibilidade de permanência do vínculo, incentivo a continuidade da produção científica e acompanhamento solicitado pela CAPES.
Longo prazo:
- Aumentar o número de parcerias, nacionais e internacionais, com atendimento de demandas de pesquisa, ensino e extensão.
- Ampliar os esforços para a captação de recursos externos para bolsas, atividades de pesquisa e funcionamento do PPG.
- Dimensão Inovação e transferência de conhecimento
Curto prazo:
-- Apoiar e fortalecer as revistas do PPGEA, através da orientação dos editores sobre as normativas da CAPES.
- Promover espaços para debate e diálogos permanentes com pesquisadores de outras unidades da universidade e com a comunidade em geral sobre a Educação Ambiental, como as rodas de conversa e participação em eventos regionais, nacionais e internacionais.
- Promover espaços de disseminação e popularização do conhecimento, com a utilização de novas tecnologias (Instagram, Youtube, Rádio Web, Rádio Universitária, Webconferência, etc.).
- Promover a difusão das pesquisas nos meios de comunicação.
- Realizar a organização do EDEA (evento do programa) em parceria com discentes e docentes, através da mobilização interna e fortalecimento anual do evento.
Médio prazo:
- Captar recursos externos para bolsas, atividades de pesquisa e funcionamento do PPG.
- Participar ativamente do Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em Educação – FORPRED e ampliar a participação docente e discente na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, bem como do FORPRED regional (Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul) e da ANPED Sul.
- Ampliar o número de projetos de pesquisa envolvendo o beneficiamento e agregação de valores de produtos locais e regionais.
- Oferecer serviços de apoio à inovação, empreendedorismo e propriedade intelectual, dentro do campo de conhecimento do programa.
Longo prazo:
- Aumentar o número de parcerias nacionais e internacionais com atendimento de demandas de pesquisa, ensino e extensão.
- Promover a integração do PPG, através da realização de atividades interdisciplinares e inovadoras
- Dimensão Impacto e relevância econômica e social
Curto prazo:
- Aumentar o número de parcerias com atendimento de demandas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços.
- Contribuir com o desenvolvimento/nucleação de atividades de pesquisa e Pós-Graduação no Estado do RS.
Médio prazo:
- Estimular a participação dos docentes em comissões ou comitês científicos associados à Pós-Graduação.
-Continuar ocupando espaços políticos decisivos no que concerne ao Programa Nacional de Educação Ambiental, GT 22 da Anped Nacional e GT 17 da Anped Regional, que tratam exclusivamente das Pesquisas em EA, Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, FBOMGS, RBJA (Rede Brasileira de Justiça Ambiental) e manter e reforçar como processo de internacionalização a participação efetiva nas redes de Educação Ambiental.
- Estimular a integração das atividades desenvolvidas no programa com as demandas da sociedade.
- Incentivar e ampliar a formação de professores na rede básica de ensino.
Longo prazo:
- Fortalecer o reconhecimento do programa na região e no país, como único PPG de Educação Ambiental.
- Ampliar o número de projetos de pesquisa financiados que apresentem relevância socioambiental.
- Aumentar a visibilidade e a relevância científico-acadêmica do PPG.
- Dimensão Internacionalização
Curto prazo:
- Oportunizar e fortalecer a mobilidade acadêmica via Programa GCUB de Mobilidade para atração de discentes estrangeiros e via Editais de Mobilidade FURg para envio de discentes ao exterior, assim como através de acordos de colaboração já existentes e que venham a ser implementados de ações individuais de pesquisadores/as.
- Efetivar a participação de professores visitantes estrangeiros e pesquisadores, com experiência internacional, em atividades virtuais, presenciais e também, em estágios pós-doutorais no PPGEA e/ou em articulação com outros cursos de Pós-Graduação da Universidade.
- Atualizar e firmar novos acordos de colaboração internacional para desenvolvimento de pesquisa, intercâmbios e atividades conjuntas.
- Estimular a oferta de disciplinas com a participação de professores de língua espanhola, francesa e inglesa.
- Incentivar à participação dos docentes em editais de pesquisa e dos discentes em programas de intercâmbio.
Médio prazo:
- Promover um currículo interdisciplinar, flexível e atualizado em relação às demandas de internacionalização e da sociedade, através da modalidade virtual, sem descurar a modalidade presencial.
- Realizar a inserção do PPGEA na efetivação e potencialização da FURG como membro da AUGM (Associação de Universidades do Grupo Montevidéu) através da questão ambiental, da educação ambiental e das mudanças climáticas e seus impactos na região do Mercosul.
- Construir um ambiente de acolhimento, e com infraestrutura, para integração internacional a partir do construído no quadriênio anterior.
- Elaborar projetos de captação de recursos para bolsas na potencialização das atividades de qualificação, publicização e funcionamento do PPG.
Longo prazo:
- Consolidar e ampliar as parcerias com pesquisadores e instituições internacionais.
- Aumentar a visibilidade e a relevância científico-acadêmica do programa.
- Dimensão Gestão e Infraestrutura
Curto prazo:
- Incentivar que o ingresso de docentes considere as necessidades do PPG, a partir de processo prévio de inserção e de conexão de suas áreas específicas de conhecimento com a questão ambiental e a educação ambiental.
- Buscar, institucionalmente, a capacitação da coordenação, da secretaria e do colegiado na e para a gestão do programa.
- Ampliar os momentos de escuta e diálogo entre a coordenação e os demais integrantes dos PPGEA, através de canais de comunicação (e-mail e whatsapp), bem como da realização de um cronograma de permanência presencial da coordenação junto ao Programa para atendimento individual, mediação de conflitos e representação em diferentes momentos formativos.
- Realizar a acolhida semestral dos docentes e discentes, através de aula inaugural, orientações sobre o programa e confraternização para o pertencimento ao PPGEA.
- Dinamizar, aperfeiçoar e atualizar o processo de descredenciamento e recadastramento anual de docentes, a partir dos critérios de qualidade estabelecidos pela CAPES.
Médio prazo:
- Buscar recursos financeiros, através de diferentes meios, para ampliar aqueles disponibilizados para custeio das atividades e eventos do programa já garantidos pela universidade e entidades oficiais.
- Elaborar projetos de captação de recursos em editais para a qualificação do PPGEA e da gestão do programa, na promoção de eventos (EDEA e de grupos de pesquisa conjuntos).
- Organizar espaços físicos de convivência, através da readequação dos espaços de permanência.
- Fomentar, ainda mais, a utilização da Sala Verde Judith Cortesão, estimulando a inserção social com a comunidade escolar do município, especialmente em relação à educação básica.
- Aprimorar de maneira contínua o processo de autoavaliação do PPG, considerando os parâmetros da avaliação institucional, da avaliação externa e dos problemas e dificuldades identificadas coletivamente.
- Induzir a qualificação dos docentes permanentes dos PPG assim como realizar permanentes autoavaliações participativas.
- Promover processos de avaliação contínuos, especialmente por meio da discussão curricular, em que os docentes e discentes vinculados ao programa, discutam sobre a contribuição das suas atividades no PPGEA para a formação do educador ambiental (egresso);
Longo prazo:
- Consolidar a cultura do planejamento, da avaliação e da autoavaliação.
- Fortalecer as ações de extensão universitária, através do apoio às propostas articuladas com a Educação Básica, interlocução com Movimentos Sociais e outros setores sociais.
Finalmente, destacamos que o acompanhamento e a regulação do planejamento estratégico estão vinculados aos processos de autoavaliação institucional, avaliação externa (CAPES) do PPG, e ao processo de autoavaliação do Programa.