Dissertação - Lucas Couto Duarte

Por uma educação problematizadora : a utilização das metodologias ativas de ensino a favor da educação ambiental transformadora.

Autor: Lucas Couto Duarte (Currículo Lattes)

Resumo

Essa dissertação é resultado de estudos e experiências desenvolvidos no mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na linha de pesquisa Fundamentos da Educação Ambiental (FEA). O trabalho tem como propósito investigar de que maneira as metodologias ativas de ensino se fazem presentes nos espaços formais de educação relacionadas à promoção de uma educação ambiental transformadora. Para a presente pesquisa foi utilizada como base metodológica a abordagem bibliográfica com viés qualitativo e a observação participante. Por meio das etapas que envolvem essas metodologias foram desenvolvidas discussões a respeito das Metodologias Ativas de ensino, Educação Ambiental e Educação Ambiental Transformadora. Diante disso, o texto apresenta, por meio das teorias freirianas e com base teórica na educação ambiental, a importância da problematização do ensino, da participação ativa do estudante, da emancipação do educando e do processo de conscientização com o objetivo de analisar as possibilidades e potencialidades do uso das Metodologias Ativas para promover um processo formativo de ensino e aprendizagem que esteja vinculado à Educação Ambiental Transformadora.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Educação problematizadoraEducação ambiental transformadoraMetodologias ativas