Dissertação - Tiago Pivetta Severo

Motivações e desejos de discentes indígenas ao buscar o ingresso na Universidade Federal do Rio Grande - FURG e suas relações com a Educação Ambiental

Autor: Tiago Pivetta Severo (Currículo Lattes)

Resumo

O presente trabalho visa contemplar à dissertação de mestrado, que tem como público-alvo os discentes indígenas dos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, cuja competência abrange do primeiro ao último semestres acadêmicos. Destaca-se como problema de pesquisa os seguintes questionamentos: Quais são as motivações e os desejos que os discentes indígenas buscam ao decidirem ingressar na Universidade Federal do Rio Grande - FURG? Como são as suas relações com a Educação Ambiental antes de ingressar na Universidade e durante o percurso acadêmico? Aponta-se como justificativa e impacto social a possibilidade do trabalho alcançar resultados, tanto para os discentes indígenas atuais e futuros, como para a Universidade. O objetivo geral é analisar as motivações e os desejos de discentes indígenas ao buscar o ingresso na instituição e suas relações com a Educação Ambiental. Os objetivos específicos são: conhecer quem é esse discente indígena que busca o ingresso na FURG; investigar as relações de pertencimento dos discentes indígenas da FURG voltadas à permanência, com os programas já instituídos pela Universidade; verificar como a Educação Ambiental se faz presente na vida desse discente, desde a sua origem na aldeia/comunidade e, posteriormente, dentro da Universidade; problematizar as informações como forma de verificar o propósito dos discentes indígenas em buscar o ensino superior, relacionando-o com a Educação Ambiental; propor estratégias para a FURG, resultantes das análises dos questionários e das entrevistas. A metodologia utilizada é qualitativa, por meio da pesquisa empírica, utilizando a Análise de Conteúdos, tal que foi possível identificar, organizar, investigar, interpretar, verificar e analisar os dados, juntamente, com a bibliografia, com o questionário e com as entrevistas semiestruturadas realizadas. Foi definido um percentual de discentes indígenas, analisados no decorrer do trabalho, em função do número total de matriculados no momento da aplicação do questionário e da realização das entrevistas. As estratégias propostas são: implementação de políticas inclusivas, programas de apoio específicos, treinamento sobre a cultura indígena para discentes, docentes e servidores, e promoção de um ambiente acadêmico que celebre a diversidade; casa específica para discentes indígenas; trazer uma maior representatividade de discentes indígenas dentro de sala de aula, juntando algumas turmas, diminuindo essas distâncias físicas; envolver esses discentes na participação em projetos locais, o fortalecimento das instituições comunitárias e o compartilhamento de aprendizados com outros membros da aldeia/comunidade; criar espaços para esses discentes indígenas realizarem as suas atividades que correspondem as suas raízes, fortalecendo o seu pertencimento dentro da FURG; criar mecanismos de aproximação na Universidade, como palestras, eventos, atividades em que todos possam aos poucos interagirem com mais momentos de conversa; maior aproximação com profissionais da área como, por exemplo, psicólogos(as), assistentes sociais, pedagogos(as) e, fortalecimento da confiança entre esses discentes indígenas e seus monitores para o melhor aprendizado acadêmico.

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Palavras-chave: Discentes IndígenasEducação ambientalPertencimentoMotivaçõesDesejosPovos indígenasAldeiasComunidades