Dissertação - Ana Carolina Ferrer Guimarães Frantz Loose

Geoparque da Quarta Colônia, Educação Ambiental e os ecos do turismo em expansão

Autor: Ana Carolina Ferrer Guimarães Frantz Loose (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação, intitulada "Geoparque da Quarta Colônia, Educação Ambiental e os Ecos do Turismo em Expansão", justifica-se pela crescente expansão do turismo na região e a necessidade de entender como a Educação Ambiental (EA) crítica pode ser um instrumento fundamental na conscientização da comunidade local sobre os impactos dessa expansão. O problema de pesquisa está estruturado em torno da pergunta: em que medida a EA crítica pode auxiliar a administração do Conselho de Desenvolvimento Sustentável (CONDESUS) na conscientização da comunidade residente no Geoparque sobre os impactos socioambientais da expansão turística? O objetivo geral da pesquisa é investigar em que medida a EA crítica pode apoiar a administração do CONDESUS na conscientização da comunidade sobre os impactos socioambientais da expansão turística no Geoparque. Os objetivos específicos são: (i) Investigar, por meio da EA crítica, a possibilidade de discrepância social em processos de gentrificação verde no contexto do Geoparque desde a sua evolução histórica; (ii) Analisar como a EA crítica pode mediar a relação entre a legislação ambiental brasileira e a gestão do Geoparque; e (iii) Examinar, sob a perspectiva da EA crítica, os atores e interesses em conflito envolvidos na certificação do Geoparque. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com o objetivo de realizar um estudo de caso sobre o Geoparque da Quarta Colônia. A metodologia utilizada é a análise de conteúdo, que permite examinar as narrativas e os discursos presentes nos diferentes materiais relacionados à gestão do Geoparque. O corpus de pesquisa é composto por fontes bibliográficas, obras literárias, registros institucionais, legislações ambientais e materiais institucionais vinculados à administração do Geoparque. A análise desses documentos busca identificar as práticas de administração, os discursos sobre a expansão do turismo, as políticas de EA e os impactos socioambientais, com ênfase nas estratégias de inclusão e participação da comunidade local. Além disso, a pesquisa avalia como a legislação ambiental é aplicada no contexto da certificação do Geoparque e quais são os reflexos dessa aplicação para a conscientização da população. Os principais resultados encontrados indicam que a expansão do turismo no Geoparque tem gerado tensões significativas, resultando em possíveis processos de gentrificação verde e marginalização dos moradores locais, especialmente os de baixa renda. A análise revelou uma lacuna na aplicação da EA, com poucas iniciativas que integrem a comunidade de forma ativa e crítica. A pesquisa também evidenciou a necessidade de uma governança mais inclusiva e participativa, alinhada à legislação ambiental, para promover uma gestão mais equitativa e consciente do território. Por fim, os conflitos de interesse entre os atores envolvidos na certificação do Geoparque destacam a complexidade da administração e a necessidade de estratégias que integrem a EA na tomada de decisões.

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Palavras-chave: AdministraçãoColôniaEducação ambiental não-formalGeoparqueLegislaçãoSocioambientalUNESCO