Dissertação - Carolina Manara Silveira

Educação Ambiental e epistemologias ecológicas : caminhos para uma aprendizagem conectada à vida

Autor: Carolina Manara Silveira (Currículo Lattes)

Resumo

A reflexão sobre os processos de aprendizagem exige um rompimento com os dualismos da ciência moderna, que historicamente separou natureza e cultura, mente e corpo, sujeito e objeto. Assim, compreender a educação pela via da experiência significa reconhecer que o aprendizado não acontece por meio de uma transmissão hierarquizada de conhecimento, onde o saber é imposto de forma unilateral, e sim como um processo contínuo de interação, atenção e envolvimento com o mundo. Essa perspectiva desafia a fragmentação do ensino tradicional, que dissocia teoria e prática, reduzindo a educação a um acúmulo de informações descontextualizadas. No entanto, essa lógica excludente ignora as relações entre os seres e o ambiente, limitando as possibilidades de um aprendizado mais integrado e sensível. As epistemologias ecológicas emergem como um caminho para superar esses limites, ao propor uma abordagem que reconhece a interdependência entre humanos e não-humanos e valoriza a experiência como base para o conhecimento. Nesta perspectiva, este trabalho discute o conceito de epistemologias ecológicas aplicadas ao contexto da educação ambiental, contribuindo para a reflexão sobre os processos educativos. O objetivo geral da pesquisa é analisar como as relações entre cultura e natureza podem ser construídas de forma mais sensível, integrada e horizontal. A partir das epistemologias ecológicas, busca-se compreender de que maneira experiências de aprendizagem que valorizam a interconectividade com o ambiente contribuem para essa construção do conhecimento. Desse modo, a metodologia aplicada foi fundamentada em um Ensaio Teórico com experimentação etnoautobiográfica, onde buscou-se dialogar com autores e autoras que discutem a temática, além de teses e dissertações selecionadas do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da FURG. Diante disso, por meio de uma revisão bibliográfica e do diálogo com autores que abordam as epistemologias ecológicas, a virada ontológica-epistemológica-corporal e a educação ambiental, esta dissertação investiga como diferentes formas de aprendizado podem superar modelos fragmentados e hierárquicos de conhecimento. A pesquisa propõe uma educação que privilegie a experiência direta, a corporeidade e a interdependência entre humanos e não-humanos, expandindo o campo da educação ambiental para além das abordagens convencionais.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Epistemologias ecológicasEducação ambientalEducação da atençãoSaberes sensíveisExperiência e aprendizagem