Ansiedade em pacientes no processo de hospitalização : o ensino da enfermagem na perspectiva da relação saúde e educação ambiental à luz da teoria ambientalista
Autor: Larissa Pinheiro de Avila (Currículo Lattes)
Resumo
A ansiedade surge em resposta a exigências ou ameaças como um sinal de busca pela adaptação. É baseada em reações subjetivas do indivíduo e configura-se como uma resposta multissistêmica a condições internas ou ambientais, compreendidas como intimidadoras e ameaçadoras. Com isso, torna-se oportuno compreender e analisar como a Educação Ambiental auxilia os estudantes a compreenderem a influência do ambiente hospitalar na ansiedade do paciente.A pesquisa teve como objetivo geral analisar, no ensino da enfermagem, os conteúdos curriculares na perspectiva dos estudantes na relação com a Educação Ambiental sobre os fatores desencadeadores de ansiedade em pacientes hospitalizados, à luz da Teoria Ambientalista. Trata-se de um estudo transversal, do tipo qualitativo, exploratório e descritivo. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes matriculados no Curso de Graduação em Enfermagem. Os aspectos éticos da pesquisa foram respeitados, garantindo-se a proteção dos direitos humanos conforme as recomendações da Resolução 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, CAAE: 78465924.4.0000.5324. A coleta de dados ocorreu de forma individual por meio de entrevistas, com questões abertas, gravadas por meio de aparelho digital em formato de áudio. Os dados obtidos foram examinados com auxílio do software Interface de R pourles Analyses Multidimensionnelles de Texteset de Questionnaires e para analisar os dados foi utilizada a análise textual discursiva. Participaram do estudo 61 estudantes de enfermagem, compreendidos entre o segundo e o décimo semestre. A partir da análise de similitude, tornou-se possível a identificação das palavras paciente, ansiedade, ambiente, hospital e suas ramificações. Através da classificação hierárquica descendente, o corpus analisado foi categorizado pelo software em quatro classes emergentes que compuseram a discussão: categoria 1 Caminhos da Educação Ambiental na formação em enfermagem: influência do ambiente e dos determinantes sociais no processo de saúde e doença, categoria 2 Aspectos que repercutiram no desencadeamento da ansiedade em pacientes durante a internação hospitalar, categoria 3 Competências da equipe multidisciplinar na resolução dos sintomas de ansiedade em pacientes hospitalizados e categoria 4 O estereótipo hospitalar e as barreiras assistenciais no SUS. Conclui-se que, a formação profissional em enfermagem, de modo geral, permanece alicerçada em concepções fragmentadas e tecnicistas, o que inviabiliza a formação de profissionais críticos, sensíveis, transformadores e humanos. Ao integrar os conceitos da Teoria Ambientalista no cuidado, os profissionais de enfermagem são capacitados a identificar e intervir em condições que podem impactar negativamente a saúde dos pacientes, especialmente em ambientes hospitalares, revelando-se numa ferramenta fundamental na melhoria da qualidade do ambiente hospitalar e no manejo da ansiedade que muitos pacientes enfrentam durante a hospitalização.