A constituição dos saberes ambientais no processo de formação cidadã de estudantes, professores e professoras do ensino médio: uma experiência crítica em um colégio situado no sul de Minas Gerais
Autor: Leandro Costa Fávaro (Currículo Lattes)
Resumo
Esta tese de doutorado apresenta uma pesquisa sobre a realidade do Colégio CRA, um colégio filantrópico de Ensino Médio localizado em Alfenas, Sul de Minas Gerais. O objetivo central foi identificar e compreender as contradições que dificultavam a implementação de práticas pedagógicas voltadas à formação de estudantes críticos e emancipados. Para tanto, a pesquisa propôs, a partir das constatações obtidas, a organização e implementação coletiva de um currículo que estivesse alinhado às diretrizes das políticas públicas de educação, com o intuito de melhorar a qualidade educacional e formar cidadãos plenos. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu em quatro etapas interligadas, cada uma contribuindo para a construção do conhecimento e a transformação da realidade escolar. A primeira etapa, Compreensão da Realidade, envolveu a observação sistemática e a análise documental, permitindo a identificação da historicidade da instituição. Essa compreensão inicial foi fundamental para mapear os desafios enfrentados. A seguir, na segunda etapa, Diálogos com a Comunidade Escolar, foram realizados encontros com professores e a equipe pedagógica. Utilizando a metodologia de rodas de conversa, esses diálogos promoveram uma reflexão crítica que conduziu a um processo de formação e engajamento coletivo, preparando o terreno para as mudanças necessárias. A terceira etapa, Elaboração e Materialização de uma Nova Proposta Curricular, surgiu como resultado dos diálogos e reflexões anteriores. Essa fase consistiu na realização de reuniões pedagógicas e na formalização de demandas burocráticas, culminando na aprovação e implementação de uma nova proposta curricular nas práticas educativas da escola. Por fim, a quarta etapa, Análise dos Resultados, foi realizada por meio de observação sistemática e entrevistas semiestruturadas com professores. Esta análise permitiu avaliar as transformações ocorridas e a eficácia das novas abordagens pedagógicas. Caracterizada como uma pesquisa qualitativa com enfoque descritivo e dentro de uma abordagem de pesquisa-ação, esta investigação buscou o envolvimento colaborativo da comunidade escolar na resolução de problemas. Os objetivos foram exploratórios e descritivos, visando transformar práticas sociais e promover uma educação crítica e emancipadora. Os resultados demonstraram uma significativa reformulação das práticas pedagógicas, com a superação do modelo tradicional de "aula show" e a adoção de uma pedagogia social que integra saberes ambientais e questões sociais. O Colégio CRA passou a ser reconhecido como uma instituição com um viés socialista, ampliando sua atuação e envolvendo ativamente a comunidade. Dessa forma, consolidou-se um modelo de Ensino Médio que atende à necessidade de um "Outro Ensino Médio", comprometido com a realidade social e a transformação contínua da sociedade. Espera-se que esta pesquisa inspire a comunidade acadêmica a promover novas iniciativas que fortaleçam uma educação crítica e socialmente responsável.