Dissertação - Alisson Ferreira Justamant

Capoeira e resistência : contribuições decoloniais para uma Educação Ambiental crítica, popular e antirracista

Autor: Alisson Ferreira Justamant (Currículo Lattes)

Resumo

Este trabalho estudou a forma de expressão dos fundamentos da resistência negra na práxis dos mestres de capoeira, entendendo essa resistência como um processo educativo ambiental, decolonial, antirracista e crítico. O estudo partiu do entendimento da capoeira como uma potente forma educativa, ambiental e crítica. A capoeira, expressa pela musicalidade e pelo jogo, historicamente resistiu à escravidão no Brasil e buscou superar desigualdades. Portanto, em alinhamento com os princípios da Educação Ambiental Crítica, dos estudos decoloniais e antirracistas, buscou-se analisar a capoeira como uma prática social dotada de pedagogia transformadora, no âmbito da Educação Ambiental Crítica. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada com um estudo de caso. Os estudos decoloniais e antirracistas, juntamente com a Educação ambiental, auxiliaram na análise dos dados, que ratificaram que os mestres de capoeira são educadores sociais que abordam questões debatidas em âmbitos teóricos, como: racismo, a subjugação, as péssimas condições de trabalho e exploração que a comunidade negra enfrenta. Para consolidação da pesquisa e teorização dos problemas e lutas travadas na Senzala do Mestre Saci, autores como Frederico Loureiro (2023), Malcom Ferdinand (2022) e Frantz Fanon (2008) auxiliaram na análise dos problemas vividos no cotidiano dos capoeiristas. As discussões abordaram os ataques e as diversas formas opressões à ancestralidade e à oralidade - vistas como formas superadas pelo mundo capitalista -, os impactos ambientais causados pela catástrofe climática de 2024 no Rio Grande do Sul, ocorrida durante a pesquisa, o racismo ambiental vivido pela comunidade em zonas precarizadas e atingidas pelas cheias, e a luta do negro, por meio da capoeira, para a reafirmação da identidade negra. Conclui-se, portanto, que os mestres de capoeira fazem da oralidade e da ancestralidade armas de resistência da cultura e da tradição, reafirmando, com isso, o papel educativo da capoeira junto com a Educação Ambiental Crítica.

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Palavras-chave: CapoeiraEducação ambientalRacismo ambiental