Dissertação - Jessica Lopes Teixeira

Interface da educação em saúde e educação ambiental na assistência do enfermeiro : perspectiva discente

Autor: Jessica Lopes Teixeira (Currículo Lattes)

Resumo

Para o equilíbrio das atividades entre meio ambiente e saúde é importante a compreensão das relações que os fatores ambientais propiciam. Profissionais em saúde, necessitam incluir discussões no processo formativo e na prática profissional, para que a relação saúde e meio ambiente seja um eixo norteador, auxiliando na efetividade das políticas voltadas para o meio ambiente/saúde. A Educação em Saúde surge como uma estratégia potencializadora para realização de ações assistenciais com foco na integralidade do cuidado agregando-se à promoção da saúde como forma de alcançar qualidade de vida para todos, através de um processo voltado a capacitar a população para controle e melhoria de sua saúde de acordo com suas diferentes realidades. Assim, tem-se a aproximação com a Educação ambiental, já que abrange os processos pelos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências para conservação do meio ambiente, bem de uso comum da população, essencial à qualidade de vida e sua sustentabilidade. O objetivo geral deste estudo foi analisar as competências adquiridas na formação do enfermeiro para atuar na prática a partir da Educação em Saúde na sua relação com a Educação Ambiental. Trata-se de um estudo transversal, do tipo qualitativo, exploratório e descritivo que ocorreu no curso de graduação em enfermagem de uma Universidade do extremo Sul do Rio Grande do Sul e foi realizado com 64 discentes deste curso. A coleta de dados ocorreu de maio a agosto de 2024. Os dados obtidos foram examinados com auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires e para analisar os dados foi utilizada a análise textual discursiva. Os aspectos éticos da pesquisa foram respeitados, garantindo-se a proteção dos direitos humanos conforme as recomendações da Resolução 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde. Este estudo atendeu ao objetivo proposto quando apontou que existe uma compreensão dos estudantes do Curso de graduação em Enfermagem sobre a relevância das implicações presentes na relação saúde/ambiente. Os graduandos em sua maioria declararam ter realizado disciplinas que envolvem parcialmente a temática ambiental e sua relação com a saúde. Assim, a partir de suas interpretações foi possível constatar a abrangência da temática na grade curricular do presente curso. Entre as diversas estratégias utilizadas para uma assistência qualificada no fazer profissional em saúde, a Educação em Saúde destaca-se como potencial para capacitação crítica e reflexiva dos indivíduos na manutenção e controle de sua própria saúde, com vistas à qualidade de vida. Sabendo que um ambiente salubre é fundamental para o alcance da qualidade de vida, ações de Educação em Saúde com foco na manutenção da vida humana e do planeta como um todo, torna-se um elemento indispensável no preparo dos futuros profissionais de Enfermagem. Para tal, os currículos dos cursos de formação em saúde necessitam aprimorar esta abordagem, a fim de formar não apenas profissionais, mas cidadãos comprometidos com a ética e o cuidado integral ao planeta e à coletividade.

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