Dissertação - Gabriela Toledo de Anastacio

Educação ambiental no cotidiano da infância : o cenário litorâneo sob a ótica das crianças

Autor: Gabriela Toledo de Anastacio (Currículo Lattes)

Resumo

O presente trabalho apresenta uma investigação que contribui para o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na área de Ensino e Formação de Professores(as). Como objetivo buscamos compreender como é a relação das crianças pertencentes à zona litorânea a partir do brincar na natureza para potencializar ações do campo da Educação Ambiental e, para tanto, investigamos as crianças interagindo nos cenários interligados pela Laguna dos Patos, no município do Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul. Assim, buscamos embasamentos teóricos para a percepção sobre os cenários, as crianças e a Educação Ambiental, perpassando principalmente pelas abordagens que compreendem essa dinâmica, de autores que dialogam com as principais temáticas abordadas, como Tim Ingold (2012; 2015; 2016; 2020), Valéria Iared (2017; 2019; 2022), Walter Benjamin (2009), Lea Tiriba (2005; 2010; 2018; 2019; 2021), dentre outros que contribuirão para o desenvolvimento da pesquisa. O caminho metodológico que iremos percorrer será pela abordagem qualitativa de cunho etnográfico, sendo que a pesquisadora construiu a investigação com as crianças, percebendo-as no seu espaço e interagindo com os cenários, e, assim, entendendo-as como um todo, uma unidade. A coleta de dados é mediada pelas (eco)narrativas que contribuem para percebermos os movimentos e afetividades construídas nestes cenários. As categorias que surgiram por meio das observações foram as seguintes: Interações com os elementos e seres da natureza; brincar no cenário; transformação do ambiente e curiosidade da criança. Compreendermos a relação que as crianças constroem com o lugar, ou mesmo as inspirações afetivas que estas provocam nas crianças, é um caminho para refletirmos sobre a Educação Ambiental no cotidiano das crianças. Os cenários são potencialmente essenciais para a construção de aprendizagens que possuam sentidos por meio da caminhada e propulsão do sentimento de pertencimento.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Crianças(Eco)narrativasEducação ambientalCenárioBrincar na Natureza