Dissertação - Andressa Bonilha da Silva

As mulheres periféricas e a emergência climática na perspectiva da reprodução social

Autor: Andressa Bonilha da Silva (Currículo Lattes)

Resumo

Essa dissertação tem como temática central de pesquisa as mulheres e a emergência climática. Pela perspectiva da Reprodução Social com viés marxista heterodoxo e feminista, empreende-se uma análise que possa vir a contribuir com o fortalecimento dos Fundamentos da Educação Ambiental. Duas abordagens metodológicas foram escolhidas para esta pesquisa, uma delas é a análise teórica onde utiliza-se a técnica de Leitura Imanente (Lessa, 2014), pois ela auxilia a compreensão profunda do texto escrito. A outra abordagem metodológica consiste no levantamento bibliográfico, utilizando a técnica descrita na obra "Fundamentos de metodologia científica" pela socióloga Eva Maria Lakatos e pela antropóloga e pedagoga Marina Andrade Marconi (2003). Para Lakatos e Marconi (2003), a pesquisa bibliográfica refere-se àquela na qual se realiza a partir de material disponível, decorrente de pesquisas anteriores em documentos impressos ou digitais, como livros, periódicos, artigos e outros. Como objetivo geral tem-se: Engendrar Fundamentos de Educação Ambiental que orientem os planejamentos para o enfrentamento da Crise Climática a partir da Reprodução Social. Para atender ao objetivo geral e organizar a pesquisa foram elaborados os seguintes objetivos específicos: (i). Apresentar como as mulheres se relacionam com a Crise Climática. O segundo objetivo específico: (ii) Apresentar as bases ontológicas do Trabalho e da Reprodução Social para análise na Educação Ambiental. Como terceiro objetivo específico: (iii) Engendrar as contribuições de Silvia Federici para os Fundamentos da Educação Ambiental. O quarto objetivo específico: (iv) Engendrar Fundamentos para Educação Ambiental a partir da análise de Clima, Fome e Política. Como principais resultados destaca-se a relevância de analisar as mudanças climáticas a partir do prisma da Reprodução Social, uma vez que possibilita compreender a vida das mulheres sob o sistema capitalista vigente. Na mesma linha, outro resultado relevante foi a elaboração de itens que possam compor os Fundamentos da Educação Ambiental na direção de orientar a práxis humana e subsidiar Políticas Públicas para o enfrentamento das mudanças climáticas, levando em consideração o contexto de vida das mulheres periféricas. Essa dissertação tem como temática central de pesquisa as mulheres e a emergência climática. Pela perspectiva da Reprodução Social com viés marxista heterodoxo e feminista, empreende-se uma análise que possa vir a contribuir com o fortalecimento dos Fundamentos da Educação Ambiental. Duas abordagens metodológicas foram escolhidas para esta pesquisa, uma delas é a análise teórica onde utiliza-se a técnica de Leitura Imanente (Lessa, 2014), pois ela auxilia a compreensão profunda do texto escrito. A outra abordagem metodológica consiste no levantamento bibliográfico, utilizando a técnica descrita na obra "Fundamentos de metodologia científica" pela socióloga Eva Maria Lakatos e pela antropóloga e pedagoga Marina Andrade Marconi (2003). Para Lakatos e Marconi (2003), a pesquisa bibliográfica refere-se àquela na qual se realiza a partir de material disponível, decorrente de pesquisas anteriores em documentos impressos ou digitais, como livros, periódicos, artigos e outros. Como objetivo geral tem-se: Engendrar Fundamentos de Educação Ambiental que orientem os planejamentos para o enfrentamento da Crise Climática a partir da Reprodução Social. Para atender ao objetivo geral e organizar a pesquisa foram elaborados os seguintes objetivos específicos: (i). Apresentar como as mulheres se relacionam com a Crise Climática. O segundo objetivo específico: (ii) Apresentar as bases ontológicas do Trabalho e da Reprodução Social para análise na Educação Ambiental. Como terceiro objetivo específico: (iii) Engendrar as contribuições de Silvia Federici para os Fundamentos da Educação Ambiental. O quarto objetivo específico: (iv) Engendrar Fundamentos para Educação Ambiental a partir da análise de Clima, Fome e Política. Como principais resultados destaca-se a relevância de analisar as mudanças climáticas a partir do prisma da Reprodução Social, uma vez que possibilita compreender a vida das mulheres sob o sistema capitalista vigente. Na mesma linha, outro resultado relevante foi a elaboração de itens que possam compor os Fundamentos da Educação Ambiental na direção de orientar a práxis humana e subsidiar Políticas Públicas para o enfrentamento das mudanças climáticas, levando em consideração o contexto de vida das mulheres periféricas.

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Palavras-chave: Mudança climáticaEducação ambientalMulheres periféricasReprodução social