A constituição de uma escola de educação infantil educadora ambiental : possibilidades e implicações
Autor: Claudia Trindade de Freitas Monteiro (Currículo Lattes)
Resumo
O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores (EAEFE), do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA), tem como objetivo analisar como uma escola de Educação Infantil pode se configurar como uma instituição educadora ambiental. O objetivo principal é identificar as práticas cotidianas na Educação Infantil que corroboram com os princípios da Educação Ambiental. A pesquisa de cunho qualitativo teve como estratégias metodológicas a Inserção Ecológica da pesquisadora no contexto e o Estudo de Caso em uma escola de Educação Infantil no município do Rio Grande/RS (CHARMAZ, 2009). Para análise dos dados teve como inspiração a Teoria Fundamentada nos Dados e as teorias de Bronfenbrenner (2010), Tiriba (2018, 2010), Sato (2001, 2007), Reigota (1998, 2014), Grün (2003, 2008) e Maturana (1998, 2009). Os resultados apontam para características como a organização e gestão do espaço, o acolhimento e o sentimento de pertencimento ao lugar por parte das crianças. Além disso, as práticas ambientais podem ser relacionadas à abordagem de Malaguzzi (1999), por interpretar uma visão holística e protagonista da criança no ambiente através da aprendizagem baseada em experiências. Sendo assim, a importância da formação dos/as professores/as para que possam compreender o potencial da Educação Ambiental na educação das crianças. As conclusões apontaram nas práticas pedagógicas dos professores com um enfoque que se destaca por promover o respeito e a valorização das singularidades tanto individuais quanto coletivas, caracterizado por ações intencionais na construção de valores fundamentais para a formação e desenvolvimento integral dos indivíduos. Isso reflete uma abordagem educacional que valoriza não apenas o conhecimento, mas também todas as relações consigo mesmo, com o próximo e com o meio ambiente, sentindo-se pertencentes a ele, visando cultivar cidadãos mais conscientes e responsáveis com o planeta.