Tese - William Leonardo Gomez Lotero

Educación Ambiental crítica en Colombia : contribuciones de la educación popular a través de un análisis integrado de las políticas públicas, la formación académica y la sociedad civil.

Autor: William Leonardo Gomez Lotero (Currículo Lattes)

Resumo

A presente tese é resultado de uma pesquisa realizada no âmbito da linha de Fundamentos da Educação Ambiental do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A tese defende que os sentidos da Educação Ambiental Crítica na Colômbia, em diálogo com a Educação Popular, são constituídos na inter-relação dos processos de gestão das Políticas Públicas, Acadêmicas e da Sociedade Civil. Como questão orientadora da pesquisa, foi desenvolvida a seguinte pergunta: Como se configura a Educação Ambiental Crítica e suas interfaces com a Educação Popular na Colômbia a partir dos processos de gestão da Política Pública, da Academia e da Sociedade Civil? Foram desenvolvidos os seguintes objetivos específicos: (1) Problematizar criticamente os sentidos da Educação Ambiental na Colômbia para a transformação social; (2) Debater os elementos teóricos da Educação Popular em relação à Educação Ambiental Crítica a partir de uma análise latino-americana; (3) Mapear divergências e convergências na compreensão da gestão de políticas públicas, acadêmicas e da sociedade civil para a Educação Ambiental Crítica e; (4) Discutir, a partir de uma perspectiva latino-americana, horizontes de diálogo emancipatórios na Colômbia na constituição de uma Educação Ambiental Crítica. Os propósitos mencionados conduzem ao objetivo geral de compreender como se configura a Educação Ambiental Crítica na Colômbia em diálogo com a Educação Popular a partir dos processos de gestão de Políticas Públicas, Formação Acadêmica e Sociedade Civil. A metodologia da pesquisa é qualitativa, com um enfoque teórico predominantemente bibliográfico e documental. Para a análise dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2011), com categorias temáticas emergentes (a posteriori). Como resultado, foi possível constatar que o diálogo entre a Educação Popular e a Educação Ambiental configura um cenário crítico marcado por três aspectos. Em primeiro lugar, analisa-se a relação entre os conflitos socioambientais e a educação ambiental, destacando como estes podem contribuir para a transformação territorial a partir da discussão de elementos como a desigualdade, o conflito social e a crise ambiental provocada pelo extrativismo. Em segundo lugar, debate-se sobre as dinâmicas de territorialidade, cuidado e gestão ambiental, abordando problemas relacionados à biodiversidade, às mudanças climáticas e propondo estratégias de cuidado a partir de diferentes perspectivas. Em terceiro lugar, problematizam-se as contribuições do Pensamento Ambiental Colombiano, explorando sua inter-relação com a Educação Popular, destacando os avanços na pesquisa, no ensino e na política. A tese conclui que a Educação Ambiental Crítica na Colômbia, em diálogo com a Educação Popular, configura-se como um processo complexo e multifacetado, enraizado nas políticas públicas, na academia e na sociedade civil. Essa abordagem permite uma compreensão profunda das desigualdades e crises ambientais, abordando os impactos dos conflitos socioambientais. A integração da Educação Popular promove uma territorialidade dinâmica e um cuidado ambiental consciente, com estratégias adaptadas às realidades locais e, por fim, as contribuições do Pensamento Ambiental Colombiano sustentam a reformulação e a complementação das bases teóricas da Educação Ambiental Crítica de base latino-americana.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Pensamento ambiental colombianoConflitos socioambientaisTerritorialidadeTransição justaEstudos latino-americanos