Dissertação - Altemir Viana

Tendências da pesquisa acadêmica brasileira sobre a relação entre Educação Ambiental e a fotografia.

Autor: Altemir Viana (Currículo Lattes)

Resumo

Compreender as tendências epistemológicas que emergem da pós-graduação no Brasil, que articulam Educação Ambiental e a Fotografia, pelo programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental na linha de Fundamentos da EA, possibilita argumentar sobre o avanço da EA como campo disciplinar científico. Com o objetivo de inventariar, organizar, tipificar, analisar, sistematizar e categorizar a literatura especializada recuperada na BDTD do IBICT em torno do tema, inferir resultados que demonstrem as singularidades que a temática apresenta e que podem contribuir para o desenvolvimento da EA. Neste sentido, a resultante codificação da práxis encontrada, estabelece que somos seres imagéticos, não só relacionados a uma leitura, mas também a construção imagética, importante complemento e necessário a conscientização cidadã, crítica e emancipatória, característica necessária a EA e a fotografia.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Educação ambientalFotografiaFotografia AmbientalFundamentos da Educação Ambiental (FEA)