Educação Ambiental : um olhar sensível no fazer pedagógico dos professores de educação infantil em uma escola da rede municipal de ensino de Rio Grande, RS.
Autor: Ana Paula dos Santos Schmütz (Currículo Lattes)
Resumo
O presente trabalho apresenta-se a partir da linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores (EAEFE), do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA), e foi elaborado com o objetivo geral de investigar as compreensões dos professores de Educação Infantil de uma determinada escola da Rede Municipal de Rio Grande sobre as práticas pedagógicas em relação à criança como ser da natureza. A base teórica que sustenta esta pesquisa tem como principais autores: Áries (1981), Reigota (1994), Grün (1996), Malaguzzi (1999), Freire (2003), Loureiro (2006), Barbosa e Horn (2008), Salles e Faris (2012), Dolci (2014), Sauvé (2005, 2016), Souza (2016), Tiriba (2018), Bueno (2018), Antonio e Tavares (2019). Os pesquisadores elencados dão suporte ao tema investigado porque abordam reflexões que correspondem às concepções que considero fundamentais diante do fazer pedagógico para e com as crianças. Assim, esta pesquisa visa a um trabalho de abordagem qualitativa, por considerar a mais adequada ao tema investigado. A investigação aqui traçada foi desenvolvida em três etapas, sendo a primeira a escolha da escola EMEI Nilza Alves Gonçalves. A segunda etapa foi a seleção dos profissionais da escola, e a terceira foi a elaboração de diários reflexivos pelas professoras. Como método de análise e interpretação dos dados, foi escolhida a Análise de Conteúdo de Bardin (2000). A luz dessa metodologia, os dados indicaram duas categorias: a primeira nomeada por "Experiências vividas no cotidiano escolar: possibilidades do fazer docente", e a segunda foi denominada "Educação Estético-Ambiental: ações que cultivam as diversas linguagens". Os resultados evidenciaram um fazer pedagógico vivenciado pelas professoras em que se permite um posicionamento respeitoso diante do que somos e pertencemos, de modo que minhas ações, nossas ações, as intencionalidades emergem para uma prática pedagógica com sentido coletivo. Além disso, notou-se um fazer pedagógico alicerçado em ações conectadas à Educação Estético-Ambiental, uma educação pautada no encontro do que somos e sentimos, na sensibilidade de compreender e entender o mundo que nos cerca. Uma prática alicerçada nessa educação carregada de afeto, de sensibilidade ao mundo que compartilhamos, uma educação para e da vida.