Tese - Bread Soares Estevam

Contribuições da educação ambiental a tecnologia social de enfrentamento à exclusão escolar de crianças e jovens em idade escolar obrigatória

Autor: Bread Soares Estevam (Currículo Lattes)

Resumo

Esta tese de doutoramento é o resultado de estudos e experiências, com o objetivo de compreender a questão dos conhecimentos tecnológico-sociais e das tecnologias sociais necessárias ao combate à exclusão escolar de crianças e jovens dos 4 aos 17 anos da escolaridade obrigatória garantida por lei. Por meio da Análise de Conteúdo Temática, identificamos as contribuições da Educação Ambiental Crítica para analisar e compreender o fenômeno da pesquisa, ou seja, "a rede de políticas públicas e tecnologias sociais para combater a exclusão escolar de crianças e jovens de 4 a 17 anos no Rio Grande, Estado do Rio Grande do Sul." Ao mesmo tempo, identificar a necessidade de um profissional com conhecimento tecnológico e social para articular a rede de políticas públicas e realizar o trabalho socioeducativo de busca escolar ativa por meio da escola. Assim, com base nos objetivos específicos desta tese, confirmamos a necessidade de contar com um tecnólogo em Educação Social na equipe escolar, com a responsabilidade de realizar a busca escolar ativa e o trabalho socioeducativo com os alunos que retornaram da exclusão escolar. Defendemos esta tese pela complexidade do problema surgido em relação à exclusão escolar, que, resumidamente, também foi inventariado como o contexto dos trabalhadores cujas funções incluem a realização da busca escolar ativa. Outro objetivo relevante foi aprimorar as análises que defendiam as relações entre a Educação Ambiental Crítica e as Tecnologias Sociais, como caminho possível para a transformação social, apontando para uma sociedade com igualdade social e justiça ambiental para todos, todas e todes.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Educação ambientalTecnologiaExclusão escolarEducador socialDireito à educação