Tese - Deise Parula Munhoz

Parentalidade: fortalecimento das relações entre pais e filhos adolescentes

Autor: Deise Parula Munhoz (Currículo Lattes)

Resumo

Esta tese teve como objetivo investigar o desenvolvimento da parentalidade por meio das relações entre pais e filhos adolescentes, através da aplicação de um programa de educação parental para pais, e uma intervenção em paralelo, para adolescentes, no contexto de uma política pública. Foram também realizados, os seguintes estudos: levantamento de programas de educação parental em âmbito internacional e de ações governamentais e municipal para a promoção da parentalidade. Essa proposta está em consonância com os princípios da Educação Ambiental, em questões relativas à promoção da participação das famílias, da abordagem sistêmica dos conteúdos, do uso de metodologias que tiveram como base o diálogo e o respeito às diferenças, seguindo com isso, os preceitos teórico-metodológicos da Educação Ambiental, na linha não formal. A pesquisa teve delineamento misto, quantitativo-qualitativa e tendo em vista a complexidade do estudo, utilizou-se a "Triangulação metodológica" com as seguintes estratégias metodológicas: entrevistas, questionários, diários, formulários, dentre outros, de modo que houvesse complementação entre esses, reduzindo o risco de limitações típicas de um único método. No que se refere aos contextos da pesquisa, a "Inserção Ecológica", foi realizada nos Centros de Referência de Assistência Social e Centro de Atenção Psicossocial Infantil. Dentre os resultados, destaca-se que: no levantamento em âmbito internacional das ações de educação parental foi possível observar a utilização de distintas teorias como estratégia para alcance dos objetivos a serem alcançados pelos programas, no levantamento nacional sobre as ações de apoio a parentalidade em âmbito estaduais, notou-se que quase a totalidade das ações desenvolvidas estão vinculadas a estrutura da assistência social federal, ainda assim, poucas com enfoque no desenvolvimento das relações familiares e da parentalidade, esses levantamentos subsidiaram a criação e aplicação da intervenção com os adolescentes e a aplicação do programa para os pais; Na intervenção direcionada aos adolescentes, constatou-se a ausência do diálogo entre pais e filhos e ambiente familiar permeado por brigas; Ao final da aplicação, pôde-se afirmar que todos adolescentes que participaram efetivamente da intervenção constataram melhora nas relações com seus pais e/ou responsáveis; No programa direcionado a pais e/ou responsáveis por adolescentes, muitos participantes apresentavam dificuldades para lidar com os filhos, principalmente no estabelecimento do diálogo. Dentre as mudanças observadas, a partir da aplicação do programa, foram: a melhoria na compreensão dos pais em relação aos filhos, a aproximação entre eles e também o estabelecimento do diálogo enquanto estratégia de resolução dos conflitos; A aplicação das intervenções, possibilitou identificar a contribuição dessas para os processos proximais e na melhoria das relações desenvolvidas no âmbito do microssistema familiar, na perspectiva dos participantes. Portanto, é possível afirmar a essencialidade do desenvolvimento de programas de educação parental, no âmbito das políticas públicas, como forma de fortalecimento da parentalidade, sendo essa um recurso bastante significativo na aproximação entre pais e filhos adolescentes, principalmente para o desenvolvimento de relações positivas e dialógicas no contexto familiar.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Educação ambientalRelações familiaresParentalidadePolíticas públicas