Dissertação - Bread Soares Estevam

História, crítica e a educação ambiental sob o prisma das crônicas ecológicas da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural do extremo sul do Brasil (1978-81)

Autor: Bread Soares Estevam (Currículo Lattes)

Resumo

Esta pesquisa enfoca uma discussão sobre o processo histórico das relações entre sociedades humanas e naturezas, a crise ambiental, a emergência da conscientização ecológica, o surgimento do movimento ecológico nos anos de 1960 e a formação do campo crítico-ambiental, tendo como foco a cidade do Rio Grande/RS. No mesmo contexto, ocorreu o surgimento de um jornalismo ambiental, com isso, as manifestações ambientalistas passaram a reverberar nos jornais, rádios e nas emissoras de televisão. Nos anos de 1970, a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural constituiu-se como referência na luta ambiental nacional e também como espaço de práticas educativo-ambientais, influenciando a formação de opinião pública e o ativismo ecológico. No período já mencionado acima, em Rio Grande, surgiu uma coluna jornalística, no jornal Agora, denominada, “Crônica Ecológica”, escrita pelos ecologistas da AGAPAN. Para orientar o estudo destas crônicas surgiram às seguintes questões de pesquisa: Como se desenvolveu o processo de crescimento econômico e seus passivos ambientais em Rio Grande sob o olhar dos ambientalistas? Quais seriam as contribuições dessa coluna para o campo da crítica, da história e da educação ambiental? Foram relacionados, dessa forma, os seguintes objetivos: Analisar, interpretar e compreender a crítica e as práticas de educação ambiental da AGAPAN/Rio Grande e como estas ações educativas e a critica ambiental foram sistematizadas e repercutiram na sociedade local? Como metodologia utilizou-se a Análise de Conteúdo, onde foram instituídas categorias educativo-ambientais (educação ambiental, história ambiental, crise ambiental, crítica ambiental, conscientização ecológica, crônica ecológica, ambientalismo, jornalismo ambiental) escolhidas a priori, e, posteriormente, analisadas através daquela ferramenta metodológica. Justifica-se esta pesquisa pelo papel de interpretação da recente história ambiental no extremo sul do Brasil. O trabalho também reforça o campo da Educação Ambiental, a partir do entrecruzamento da Educação com a História através da categoria “Ambiental” tratando da pertinente reflexão sociedade/natureza como “Totalidade” bem como analisa o processo histórico sobre o prisma do ambientalismo que se estruturou através das crônicas e das ações educativas protagonizadas pelos cronistas. Como resultados desta dissertação, concluiu-se sobre a existência já naquela época de denúncia de diversos impactos e problemas de ordem, social e ecológica como: poluição atmosférica, sólida e hídrica na orla e no entorno do Rio Grande/RS; os conflitos emergentes da crítica ambiental em oposição à expansão do modelo econômico e aqueles decorrentes do adensamento populacional que se avolumaram no município. Com isto surgiu diversos impactos ambientais provocados pelo crescimento econômico local que repercutiam, impactavam e transformavam as dimensões sociais e ecológicas regionais. De encontro ao exposto anteriormente, apontamos inúmeras ações educativo-ambientais protagonizadas pelos atores sociais da AGAPAN/Rio Grande através das crônicas ecológicas, convertendo-se, assim, em práticas de educação ambiental não formal.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Educação ambientalHistória ambientalJornalismo ambientalCrítica ambientalCrônica