(Re)construindo um novo pensar : proposta transformadora de idosos participantes do NUTI, alicerçada nos fundamentos da educação ambiental.

Autor: Claudete Rodrigues Teixeira Gravanis (Currículo Lattes)

Resumo

O presente trabalho de pesquisa se insere no campo sócio ambiental, com a finalidade de investigar o contato do idoso com o ordenamento jurídico que lhe protege, bem como examinar o grau de importância atribuído, por estes, para sua inclusão social e melhoria da qualidade de vida, pontuando, acaso existente, os motivos que justificam a ausência de interesse no acesso de informação. O trabalho foi desenvolvido junto ao NUTI (Núcleo Universitário da Terceira Idade) da FURG, sendo a pesquisa alicerçada na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Bronfenbrenner. Com o objetivo de aferir os pontos acima suscitados, apresenta-se uma visão panorâmica teórica, traçando aspectos históricos, doutrinários, conceituais e legais de idoso, velhice e envelhecimento, bem como a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner. Num segundo momento enfatiza-se a interligação idoso, direito e Educação Ambiental, salientando para as características norteadoras de formação da Educação Ambiental, as quais direcionam para estabelecer um novo cidadão. Na terceira etapa aborda-se o método investigativo aplicado, bem como os direcionamentos eleitos para coleta de dados. Abordado o método e procedida a coleta foi realizada à análise, e para o fechamento, com a formalização de indicações de pontos de reflexão e propostas de ação.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação ambientalBronfenbrenner, Urie, 1917-2005BioecologiaInclusão socialCidadaniaIdososCidadãoCiências humanasMeio ambiente