Planejamento estratégico

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PPGEA – 2025 – 2029

 

Conforme o Projeto Pedagógico do Curso, o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, desde a sua criação em 05/09/1994, vem desenvolvendo ações de pesquisa, ensino e extensão comprometidas com a produção e divulgação do conhecimento e com a formação de educadores ambientais, tecendo uma rede de informações gerais e específicas as quais, de variadas maneiras, têm atingido a população. As dissertações defendidas e as teses (em 2008 foi defendida a primeira tese em Educação Ambiental) tratam de temáticas pertinentes ao ambiente regional com fortes repercussões no contexto global.

Ainda de acordo com o projeto do curso, o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental possui apenas uma área de concentração: Educação Ambiental. A abordagem dos conteúdos nas disciplinas, leituras dirigidas e práticas de pesquisa que compõem o curso de mestrado e, o curso de doutorado, converge para a ênfase na reflexão e ação sobre o meio social e natural, desencadeando atividades que extrapolam as discussões em sala de aula, atingindo grupos sociais de diferentes expressões culturais e escolas da região. Assume, assim, um caráter interdisciplinar, quando professores e estudantes transitam nas diversas disciplinas, inerentes ou não ao elenco proposto para o curso, buscando a colaboração que cada um possa fornecer a respostas ou propostas alternativas para as questões identificadas na comunidade ou para os estudos empreendidos. Há o trabalho interdisciplinar na composição das 03(três) Linhas de Pesquisa do curso, em que professores de diferentes projetos trabalham de forma a atingir os objetivos das Linhas.

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental –PPGEA da FURG consiste na formação, a partir das mais diversas áreas do conhecimento, de EDUCADORES AMBIENTAIS, isto é, profissionais que estejam preparados para “  Aprofundar a compreensão crítica da atual crise socioambiental no Brasil e no mundo, visando superar a visão fragmentada desta realidade, construindo processos interdisciplinares, críticos e dialógicos”. Tais profissionais estarão capacitados para exercer atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão em/de instituições educacionais e em organismos sociais e empresariais que demandem conhecimentos relacionados à Educação Ambiental, devendo ter domínio de temas que englobem, dentre outras, as ciências humanas, as sociais e aplicadas e as ciências naturais. 

Para além das dimensões que permeiam o PPGEA na FURG, ainda quatro dimensões orientaram o conjunto de ações no PPGEA no quadriênio 2025-2029: Interação do coletivo; Pluralidade de saberes; Mobilização diante dos desafios.

■       Integração do coletivo – Promover a integração e constituição do coletivo através da organização e promoção de espaços de convívio, diálogo, parcerias institucionais e interinstitucionais, mediação de conflitos internos, atenção às necessidades e prioridades para a garantia da qualidade das relações no Programa.

■       Pluralidade de Saberes – Respeito à pluralidade de vertentes e concepções em Educação Ambiental, estimulando a realização de diálogos dentro e entre as linhas de pesquisa do Programa. Fortalecimento e ampliação de ações e pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do programa. Disseminação dos saberes produzidos no PPGEA e construídos em articulação com a Educação Básica, outros parceiros sociais e a comunidade em geral.

■        Mobilização diante dos desafios – Mobilizar os integrantes do programa em desenvolver estratégias de valorização, promoção e comunicação das ações em Educação Ambiental como forma de resistência contra políticas, ideias e posturas conservadoras e opressoras diante dos direitos humanos e democráticos.

Nesse sentido, o planejamento do Programa, em sintonia com os valores definidos pela pós-graduação na FURG, volta-se à “Promover o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, e do ensino de pós-graduação, articulando-o com os demais níveis e modalidades da educação, em sintonia com as políticas definidas pelos Conselhos Superiores, visando à produção e divulgação do conhecimento e ao aprimoramento das condições da formação técnica, humanística e cidadã dos estudantes”. Sendo assim, pensamos o planejamento com vistas ao desenvolvimento futuro do programa de forma a contemplar os desafios nacionais e/ou internacionais da área na respectiva produção do conhecimento, bem como, seus propósitos na melhor formação de seus alunos e suas metas quanto à inserção social dos alunos egressos. A meta de agregar novos doutores em Educação e/ou com significativa produção na área da Educação tem sido uma preocupação constante, conforme consta dos últimos relatórios DATACAPES, e nas ações relatadas e relacionadas à internacionalização e aos convênios internacionais e nacionais. Alinhado com os objetivos do PDI institucional, apresentamos na sequência os objetivos estratégicos da gestão do PPGEA para o quadriênio 2025-2029:

 

  1. Dimensão Ensino e Aprendizagem

Curto prazo:

- Realizar ações de ensino integradas com outros Programas de Pós-Graduação, em especial o PPGEdu.

-Oferecer atividades formativas nas diversas áreas de conhecimento, estabelecendo a interdisciplinaridade como parte das ações de ensino em Educação Ambiental.

- Incentivar a realização de disciplinas em horários alternativos, como no vespertino, noturno, sábado ou em períodos concentrados.

- Promover oficinas e cursos de formação para os egressos da graduação, como forma de ampliar as possibilidades de aprovação no processo seletivo do mestrado.

Médio prazo:

- Planejar estrategicamente a renovação do corpo docente do programa.

- Promover espaços de formação continuada para os docentes e de diálogos entre as linhas de pesquisa do Programa.

- Revisar as disciplinas ofertadas, visando contemplar estudos específicos e temas contemporâneos relacionados à Educação Ambiental.

Longo prazo:

-Zelar pela aderência, coerência e consistência interna das ações dos docentes do programa.

- Estimular o fomento de práticas de integração entre o programa e a graduação.

- Estimular práticas e ambientes inovadores de ensino.

 

  1. Dimensão Produção Científica

Curto prazo:

- Estabelecer medidas e instrumentos de apoio à publicação de artigos científicos.

- Estimular a produção coletiva e solidária, através de dossiês e coletâneas.

Médio prazo:

- Ampliar a quantidade e qualidade da produção científica docente e discente.

- Promover a Integração dos egressos nas ações do PPGEA como possibilidade de permanência do vínculo, incentivo a continuidade da produção científica e acompanhamento solicitado pela CAPES.

Longo prazo:

- Aumentar o número de parcerias, nacionais e internacionais, com atendimento de demandas de pesquisa, ensino e extensão.

- Ampliar os esforços para a captação de recursos externos para bolsas, atividades de pesquisa e funcionamento do PPG.

 

  1. Dimensão Inovação e transferência de conhecimento

Curto prazo:

-- Apoiar e fortalecer as revistas do PPGEA, através da orientação dos editores sobre as normativas da CAPES.

- Promover espaços para debate e diálogos permanentes com pesquisadores de outras unidades da universidade e com a comunidade em geral sobre a Educação Ambiental, como as rodas de conversa e participação em eventos regionais, nacionais e internacionais.

- Promover espaços de disseminação e popularização do conhecimento, com a utilização de novas tecnologias (Instagram, Youtube, Rádio Web, Rádio Universitária, Webconferência, etc.).

- Promover a difusão das pesquisas nos meios de comunicação.

- Realizar a organização do EDEA (evento do programa) em parceria com discentes e docentes, através da mobilização interna e fortalecimento anual do evento.

Médio prazo:

- Captar recursos externos para bolsas, atividades de pesquisa e funcionamento do PPG.

- Participar ativamente do Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em Educação – FORPRED e ampliar a participação docente e discente na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, bem como do FORPRED regional (Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul) e da ANPED Sul.

- Ampliar o número de projetos de pesquisa envolvendo o beneficiamento e agregação de valores de produtos locais e regionais.

- Oferecer serviços de apoio à inovação, empreendedorismo e propriedade intelectual, dentro do campo de conhecimento do programa.

Longo prazo:

- Aumentar o número de parcerias nacionais e internacionais com atendimento de demandas de pesquisa, ensino e extensão.

- Promover a integração do PPG, através da realização de atividades interdisciplinares e inovadoras

 

  1. Dimensão Impacto e relevância econômica e social

Curto prazo:

- Aumentar o número de parcerias com atendimento de demandas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços.

- Contribuir com o desenvolvimento/nucleação de atividades de pesquisa e Pós-Graduação no Estado do RS.

Médio prazo:

- Estimular a participação dos docentes em comissões ou comitês científicos associados à Pós-Graduação.

-Continuar ocupando espaços políticos decisivos no que concerne ao Programa Nacional de Educação Ambiental, GT 22 da Anped Nacional e GT 17 da Anped Regional, que tratam exclusivamente das Pesquisas em EA, Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, FBOMGS, RBJA (Rede Brasileira de Justiça Ambiental) e manter e reforçar como processo de internacionalização a participação efetiva nas redes de Educação Ambiental.

- Estimular a integração das atividades desenvolvidas no programa com as demandas da sociedade.

- Incentivar e ampliar a formação de professores na rede básica de ensino.

Longo prazo:

- Fortalecer o reconhecimento do programa na região e no país, como único PPG de Educação Ambiental.

- Ampliar o número de projetos de pesquisa financiados que apresentem relevância socioambiental.

- Aumentar a visibilidade e a relevância científico-acadêmica do PPG.

 

  1. Dimensão Internacionalização

Curto prazo:

- Oportunizar e fortalecer a mobilidade acadêmica via Programa GCUB de Mobilidade para atração de discentes estrangeiros e via Editais de Mobilidade FURg para envio de discentes ao exterior, assim como através de acordos de colaboração já existentes e que venham a ser implementados de ações individuais de pesquisadores/as.

- Efetivar a participação de professores visitantes estrangeiros e pesquisadores, com experiência internacional, em atividades virtuais, presenciais e também, em estágios pós-doutorais no PPGEA e/ou em articulação com outros cursos de Pós-Graduação da Universidade.

- Atualizar e firmar novos acordos de colaboração internacional para desenvolvimento de pesquisa, intercâmbios e atividades conjuntas.

- Estimular a oferta de disciplinas com a participação de professores de língua espanhola, francesa e inglesa.

- Incentivar à participação dos docentes em editais de pesquisa e dos discentes em programas de intercâmbio.

Médio prazo:

- Promover um currículo interdisciplinar, flexível e atualizado em relação às demandas de internacionalização e da sociedade, através da modalidade virtual, sem descurar a modalidade presencial.

- Realizar a inserção do PPGEA na efetivação e potencialização da FURG como membro da AUGM (Associação de Universidades do Grupo Montevidéu) através da questão ambiental, da educação ambiental e das mudanças climáticas e seus impactos na região do Mercosul.

- Construir um ambiente de acolhimento, e com infraestrutura, para integração internacional a partir do construído no quadriênio anterior.

- Elaborar projetos de captação de recursos para bolsas na potencialização das atividades de qualificação, publicização e funcionamento do PPG.

Longo prazo:

- Consolidar e ampliar as parcerias com pesquisadores e instituições internacionais.

- Aumentar a visibilidade e a relevância científico-acadêmica do programa.

 

  1. Dimensão Gestão e Infraestrutura

Curto prazo:

- Incentivar que o ingresso de docentes considere as necessidades do PPG, a partir de processo prévio de inserção e de conexão de suas áreas específicas de conhecimento com a questão ambiental e a educação ambiental.

- Buscar, institucionalmente, a capacitação da coordenação, da secretaria e do colegiado na e para a gestão do programa.

- Ampliar os momentos de escuta e diálogo entre a coordenação e os demais integrantes dos PPGEA, através de canais de comunicação (e-mail e whatsapp), bem como da realização de um cronograma de permanência presencial da coordenação junto ao Programa para atendimento individual, mediação de conflitos e representação em diferentes momentos formativos.

- Realizar a acolhida semestral dos docentes e discentes, através de aula inaugural, orientações sobre o programa e confraternização para o pertencimento ao PPGEA.

- Dinamizar, aperfeiçoar e atualizar o processo de descredenciamento e recadastramento anual de docentes, a partir dos critérios de qualidade estabelecidos pela CAPES.

 Médio prazo:

- Buscar recursos financeiros, através de diferentes meios, para ampliar aqueles disponibilizados para custeio das atividades e eventos do programa já garantidos pela universidade e entidades oficiais.

- Elaborar projetos de captação de recursos em editais para a qualificação do PPGEA e da gestão do programa, na promoção de eventos (EDEA e de grupos de pesquisa conjuntos).

- Organizar espaços físicos de convivência, através da readequação dos espaços de permanência.

- Fomentar, ainda mais, a utilização da Sala Verde Judith Cortesão, estimulando a inserção social com a comunidade escolar do município, especialmente em relação à educação básica.

- Aprimorar de maneira contínua o processo de autoavaliação do PPG, considerando os parâmetros da avaliação institucional, da avaliação externa e dos problemas e dificuldades identificadas coletivamente.

- Induzir a qualificação dos docentes permanentes dos PPG assim como realizar permanentes autoavaliações participativas.

- Promover processos de avaliação contínuos, especialmente por meio da discussão curricular, em que os docentes e discentes vinculados ao programa, discutam sobre a contribuição das suas atividades no PPGEA para a formação do educador ambiental (egresso);

Longo prazo:

- Consolidar a cultura do planejamento, da avaliação e da autoavaliação.

- Fortalecer as ações de extensão universitária, através do apoio às propostas articuladas com a Educação Básica, interlocução com Movimentos Sociais e outros setores sociais.

Finalmente, destacamos que o acompanhamento e a regulação do planejamento estratégico estão vinculados aos processos de autoavaliação institucional, avaliação externa (CAPES) do PPG, e ao processo de autoavaliação do Programa.